Ambulatório Luigi Vergé soma 1400 atendimentos
Com a missão de prestar atendimento 100% gratuito para a população nas diversas especialidades de saúde, o Luigi Verzé – Ambulatório Social, localizado no bairro de Pau da Lima, contabilizou, até dezembro de 2021, um total de 1400 atendimentos, desde a inauguração em junho.
A instituição presta serviços nas áreas de clínica médica, cardiologia, infectologia, pediatria, ortopedia, nefrologia, gastroenterologia, proctologia e neurologia. Realiza tambe´m ultrassonografia, ecocardiografia. Os pacientes que necessitam de exames laboratoriais e de imagem são encaminhados para instituições parceiras.
O Ambulatório Luigi Verzé pertence às obras assistenciais do Monte Tabor, atua na Bahia desde 1974, e na gestão estão a presidente, Laura Ziller, a diretora médica Liliana Ronzoni e o gerente administrativo-financeiro Dioney Mascarenhas.
Crianças prejudicadas
Os empecilhos colocados pelo governo federal para iniciar a vacinação da faixa etária entre 5 e 11 pode levar prejuízo às crianças. Apesar da autorização da Anvisa ter ocorrido ainda em dezembro, somente agora esse público será vacinado. A vacinação é ponto fundamental para a retomada segura das aulas presenciais e evitar que as crianças sejam contaminadas e se tornem também vetor de transmissão.
Golpe atrás de golpe
O sistema de saúde público está em pré-colapso, como anunciou o governador Rui Costa. As taxas de ocupação nas enfermarias e UTIs rondam a casa dos 60%, e a pressão em todo o sistema aumenta, por conta do surto de gripe que se soma à pandemia. Enquanto isso, as farmácias e laboratórios aproveitam a oportunidade para meter a faca nos testes para Covid-19 e Influenza. Há estabelecimentos cobrando três vezes mais para realizar os testes. É golpe atrás de golpe durante a pandemia.
Atenção redobrada
Agora, além da Covid-19 e sua nova variante, é preciso estar atento à gripe Influenza, que desde o ano passado vem se espalhando entre a população, sobretudo com a cepa H3N2. Já há casos de dupla infecção, Covid e Influenza, doença que foi apelidada de ‘flurona’. E não se pode esquecer da tendência de aumento de casos de dengue nessa época do ano. Por isso, a atenção precisa ser redobrada para que se evite uma pressão no sistema de saúde.
Perigo à vista
A pandemia nos mostrou que hábitos simples podem representar cuidados enormes. O toque em superfícies, por exemplo, pode ser um perigo aos mais descuidados. É por isso que estabelecimentos comerciais climatizados e de grande circulação de pessoas, como farmácias, mercados, além do próprio serviço público, deveriam contar com a tecnologia, não tão nova assim, das portas automáticas. Nestes tempos de pandemia e circulação do vírus, prevenção é essencial.
Destaques
Senai – Cimatec desenvolve vacina
O médico Roberto Badaró é o responsável pela pesquisa.
Combate a aglomerações
Rui Costa reduziu público em shows e eventos para três mil pessoas. A medida é amarga, mas necessária.
SOCORRO
.Aumenta afastamento de profissionais de saúde infectados pela Covid-19 ou pela influenza em várias regiões do País.
.Laboratórios enxergam risco de desabastecimento de testes de Covid-19 em todo o País.