Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DE OLHO NA SAÚDE
COLUNA

De Olho na Saúde

Por Elane Varjão

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 10 de novembro de 2024 às 3:00 h | Autor:

Cardiologista José Carlos Brito recebe diploma do Mérito Médico

Confira a coluna De Olho na Saúde

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Dr. Brito saudado por Dr. Maurício Nunes
Dr. Brito saudado por Dr. Maurício Nunes -

O cardiologista José Carlos Raimundo Brito foi homenageado pela Associação Bahiana de Medicina (ABM) com o diploma do Mérito Médico. Essa distinção, dedicada aos profissionais que honram a Medicina e exercem a profissão com respeito aos princípios éticos, foi entregue no último dia 31/10.

Pela reconhecida trajetória de dedicação às entidades médicas, José Carlos Brito, chefe do Corpo Clínico e coordenador do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel, foi condecorado na categoria do Mérito Médico Associativo.

Tudo sobre De Olho na Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Saudado por outro ícone da cardiologia baiana, Maurício Nunes, Brito agradeceu e externou seu contentamento com a condecoração. Ele tem atuação com serviços prestados a instituições como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Secção/Ba, ABM, Clube dos Médicos e na Cooperativa de Cardiologistas Intervencionistas do Estado da Bahia.

“Essa honrosa homenagem não é um reconhecimento pessoal. Estou aqui representando um grupo de colegas que se dedicou para fazer a Medicina baiana avançar. Minha intensa atividade deve-se à convicção de que para crescer e fazer as coisas darem certo, não há como seguir sozinho. Unidos, nós somos respeitados e podemos exercer a profissão médica com o compromisso de tratar com dignidade os pacientes”, disse o homenageado.

Desconstrução de preconceito no Novembro Azul

Estima-se que, somente no Brasil, mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados por ano, o que torna a conscientização e o diagnóstico precoce essenciais na luta contra a doença. A campanha Novembro Azul chama atenção para a questão.

“O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar vidas, já que, quando detectado nos estágios iniciais, as chances de cura ultrapassam os 90%. No entanto, muitos homens ainda negligenciam a importância dos exames regulares, o que pode resultar no diagnóstico em fases mais avançadas, quando o tratamento se torna mais difícil e as chances de cura são reduzidas”, é o que alerta o coordenador do Programa de Residência de Urologia e do Programa de Cirurgia Robótica da Residência de Urologia, Hospital Santa Izabel, Eduardo Café.

Um dos grandes desafios enfrentados pela campanha é a desconstrução de preconceitos e estigmas que ainda cercam os exames preventivos, especialmente o toque retal, reforça Café.

Eduardo Café, urologista
Eduardo Café, urologista | Foto: Ascom Santa Izabel

Pílulas

Movimento no mercado da saúde

O Grupo Rede D´Or São Luiz está em negociação com o Grupo Dasa para compra do Hospital da Bahia. O grupo já tem quase todo o domínio do mercado local. Possui os hospitais Aliança, São Rafael e Cardio Pulmonar. Pelo visto pacientes, médicos, fornecedores vão ter que se adequar às diretrizes da medicina que eles querem oferecer, sem direito a outra opção.

Violência obstétrica

É lamentável ainda o que aconteceu com Liliane Ribeiro, mãe que perdeu o bebê durante o parto e denunciou ter sido vítima de violência obstétrica na Maternidade Albert Sabin. Fica o luto e a revolta aos profissionais que agiram contra tudo o que juraram quando pegaram seus diplomas.

Projeto parado

O Projeto de Lei 6064/2023 para concessão de Pensão Especial às crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus, está parado na Câmara dos Deputados, aguardando despacho do presidente Arthur Lira. O PL tramita em regime de urgência dada a gravidade da situação.

CRO alerta sobre Black Friday

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) alerta que praticar Black Friday na Odontologia vai contra o Código de Ética Odontológico. Embora a oferta do serviço profissional também esteja submetida ao Código de Defesa do Consumidor, é preciso lembrar que a Odontologia vende saúde e não mercadorias.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco