Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DE OLHO NA SAÚDE
COLUNA

De Olho na Saúde

Por Elane Varjão | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 14 de setembro de 2025 às 8:19 h | Autor:

Doença diverticular, comum entre idosos, merece atenção médica

Na maioria dos casos, esses divertículos permanecem silenciosos, sem causar sintomas

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Doença diverticular, comum entre idosos, merece atenção médica
-

A doença diverticular dos cólons, presença de pequenas bolsas que se formam na parede do intestino grosso, é uma condição comum, especialmente, em pessoas idosas. Estimativas médicas apontam que cerca de 50% das pessoas acima dos 60 anos apresentam divertículos, alcançando entre 70% e 80% em indivíduos com mais de 80 anos.

Na maioria dos casos, esses divertículos permanecem silenciosos, sem causar sintomas. Contudo, quando inflamam ou infeccionam, ocorre adiverticulite, quadro que pode exigir tratamento intensivo e, em situações específicas, cirurgia, adverte o cirurgião-geral, Luiz Henrique Costa.

Tudo sobre De Olho na Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo os protocolos de tratamento, a cirurgia não é indicada para todos os pacientes diagnosticados com diverticulose. “O procedimento é reservado para casos em que há risco elevado de complicações, como perfuração intestinal, abscesso, obstrução ou sangramento persistente. Geralmente pacientes que evoluem entre duas ou mais crises, com intervalos menores que um ano, estão aptos a operar, explica Costa.

“O grande risco de ter uma diverticulite complicada é a perfuração do divertículo, com extravasamento do conteúdo intestinal para o interior da cavidade abdominal, levando a processos infecciosos com coleções e abscessos, podendo evoluir para peritonite grave e sepse, alerta o cirurgião-geral, Eduardo Nápoli.

Portanto, é fundamental analisar de forma criteriosa cada caso e em se tratando de crises de diverticulite recorrentes partir para uma cirurgia eletiva. A videolaparoscopia é o procedimento padrão. “O paciente passa o menor tempo possível hospitalizado e pode retornar brevemente a ter qualidade de vida, conclui Nápoli.

Teste do Olhinho deve ser feito nas primeiras 72 horas de vida

Com o objetivo de prevenir a ambliopia, popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, e identificar precocemente outras doenças oculares, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda que o Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, seja realizado ainda nas primeiras 72 horas de vida do bebê.

“Caso o exame inicial não apresente alterações, deve ser feito um exame oftalmológico completo, incluindo o mapeamento de retina aos seis meses de idade”, recomenda a oftalmologista pediátrica Thiana Vilasbôas.

Vale ressaltar que tais orientações são direcionadas às crianças cujo desenvolvimento neuropsicomotor é adequado e na ausência de fatores de risco, como prematuridade extrema, exposição a doenças infecciosas na gestação, entre outras.

Vilasbôas alerta também sobre a necessidade do acompanhamento oftalmológico durante as consultas de puericultura. “Sinais precoces de alterações visuais que, muitas vezes, não são percebidos pelos pais e que podem apresentar doenças oculares graves, como catarata congênita, glaucoma congênito ou retinoblastoma, que, embora raras, podem causar cegueira irreversível se não diagnosticadas cedo", conclui a oftalmologista.

DESTAQUE

5ª Feijoada do Amor

A Feijoada do Amor vai acontecer no próximo sábado), às 12h, no Lounge Premium da Casa de Apostas Arena Fonte Nova. É mais que um evento, sobretudo uma oportunidade de ajudar as crianças em tratamento de câncer do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA). No palco, shows de Márcia Freire, Mudei de Nome e Batifun. Além da música e da boa feijoada vegana, o público vai participar de sorteios e ações promocionais.

Células-tronco em debate

O expoente cirurgião vascular Eliud Duarte Júnior, diretor presidente da Cooperativa de Angiologistas e Cirurgiões Vasculares do Espírito Santo (Coopangio-ES) é presença confirmada no evento Workshop Laser Além da Pele que acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro na ABM e no Centro de Tratamento de Doenças Venosas (CTDV). Com o tema medicina regenerativa, ele vai falar sobre os avanços no uso de células-tronco que têm transformado o tratamento de feridas crônicas, especialmente em pacientes com difícil cicatrização, como diabéticos e idosos. O evento é uma realização do Monte Tabor.

Evento sobre autismo

A Associação Bahiana de Medicina (ABM) realizou, nos dias 11 e 12, o seu XX Congresso, em Salvador. Neste ano, o tema central sobre Autismo, reuniu especialistas de renome nacional que debateram avanços, desafios e perspectivas sobre o espectro. O presidente da Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas, Guilherme de Almeida, fez a conferência de abertura.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco