Hospital Santa Izabel completa 130 anos com inovação oncológica
O Cancer Center é uma unidade que concentra todas as etapas do tratamento oncológico
O Hospital Santa Izabel está em um ano muito especial, marcado pela celebração dos seus 130 anos. Desde os primeiros passos, o primeiro hospital baiano criou vínculos, superou desafios, acolheu pessoas de todas as classes sociais e firmou padrão de cuidado qualificado, seguro e resolutivo. Em evolução contínua, segue investindo em pessoas e ampliando seu parque tecnológico de ponta com novos equipamentos digitais. “O futuro é construído agora”, diz José Antônio Alves, provedor da Santa Casa.
Na vanguarda do cuidado, o Santa Izabel fortaleceu sua junção de forças com o Grupo Oncoclínicas, um dos maiores centros de oncologia, hematologia e radioterapia da América Latina, e implantou o primeiro Cancer Center baiano - uma unidade completa que concentra todas as etapas do tratamento oncológico. O maior beneficiado é o paciente com câncer, que conta com atendimento ágil, individualizado e efetivo.
Segundo a médica Clarissa Mathias, chefe do Serviço de Oncologia Oncoclínicas/HSI, “faz diferença encontrar assistência atualizada e segura em um mesmo lugar, com estrutura e retaguarda de um hospital completo e preparado para acolher de forma individualizada”. Outra boa notícia foi a recente estreia de um novo robô cirúrgico. É o Da Vinci X, que permite aos cirurgiões realizar abordagens complexas de forma minimamente invasiva.
Pílulas
Conduta médica lastimável
Tem sido cada vez mais frequente denúncias de médicos que abusam de seus pacientes. O caso mais recente aconteceu com o ginecologista Elziro Gonçalves de Oliveira, 71 anos, em Salvador. Conforme novos relatos das vítimas, o médico aproveitaria o momento da consulta para praticar o crime contra as mulheres. Já foram registrados no Conselho Regional de Medicina (Cremeb) 05 denúncias contra ele. Lastimável constatar que justo um médico, profissional vocacionado para salvar vidas, curar e acolher pacientes em suas mais íntimas dores e vulnerabilidades, infrija a ética médica e viole a integridade física de seus pacientes. O Cremeb deve apurar com celeridade. O Ministério Público e a Polícia Civil também precisam agir com rapidez. O exemplo precisa ser dado à classe médica e aos futuros médicos para que outros pacientes não sejam vítimas de profissionais inescrupulosos.
MP de olho no Planserv
Mais de mil relatos sobre a ausência de prestação de serviços de saúde pelo Planserv, inclusive com o descumprimento de liminares concedidas pela Justiça, já estão no radar do Ministério Público da Bahia (MPBA). Para apurar a precariedade do atendimento pelo plano de saúde, a promotora de Justiça Rita Tourinho terá uma reunião na sede da instituição, na tarde da próxima segunda-feira, 7, às 14h, com representantes de sindicatos de servidores públicos estaduais e também de representantes do Planserv. O MP já ingressou com uma ação civil pública contra a contratação da empresa Maida, que pertence ao grupo Hapvida. Destaque
Relação vigente
Em nota oficial veiculada esta semana, o Hospital da Bahia (HB) informou que não há suspensão de atendimentos a beneficiários do Planserv. A relação do Hospital com esse parceiro estratégico continua firme e forte. Afinal, são quase 500 mil vidas de um plano que não possui inadimplência e precisa servir bem aos seus usuários.
Balanço positivo
O deputado federal Léo Prates (PDT), comemora seis meses de mandato com vários projetos de relevância para a sociedade. Na área da Saúde, ele apresentou o PL que propõe a federalização da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – Rede PEBA, um antigo pleito do secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones.