Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DE OLHO NA SAÚDE
COLUNA

De Olho na Saúde

Por Elane Varjão | Jornalista | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 14 de May de 2023 às 6:00 h | Autor:

Lar Hotel da 3ª Idade amplia atuação no cuidado com idosos

Todo mundo vai envelhecer um dia, isso é fato. Mas, é preciso ter saúde para aproveitar a velhice

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Jociene Neves dos Santos, Janice Damasceno, Ana Maria Moreira, Daniela Ramalho e Aline Santos
Jociene Neves dos Santos, Janice Damasceno, Ana Maria Moreira, Daniela Ramalho e Aline Santos -

Todo mundo vai envelhecer um dia, isso é fato. Mas, é preciso ter saúde para aproveitar a velhice com qualidade de vida. Quando o idoso tem dependência para fazer suas atividades rotineiras, precisa de cuidados integrais e de um profissional para acompanha-lo. Talvez seja o momento ideal para o acolhimento em uma casa de repouso, hoje denominada de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Em Salvador, uma das primeiras instituições a seguir as exigências mínimas da Resolução de Diretoria Coletiva, nº 502 da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o Lar Hotel para 3ª Idade, uma instituição que possui 26 anos de existência e iniciou com o trabalho criterioso e de amor da sua fundadora, Ana Maria Moreira.

“Os nossos idosos possuem acompanhamento individualizado com equipe interdisciplinar, vários serviços de enfermagem, nutricionista, gerontologia com atuação em cuidados paliativos e fisioterapia com experiência em reabilitação, além de uma estrutura completa para proporcionar ao idoso um ambiente pensado no bem-estar e qualidade de vida”, pontua a enfermeira, gerontóloga, especialista em Controle de Infecção Hospitalar e Intensivista, Daniela Ramalho.

Para atuar de uma forma completa com idosos que possuem vários graus de dependência, o Lar Hotel investe em capacitação de cursos para cuidadores. “O trabalho de formação de cuidadores faz parte da nossa visão. Hoje precisamos ter pessoal mais qualificado, com discernimento para ser extremamente pró-ativo no cuidado com o idoso. É preciso capacitar com critério nossos colaboradores e por isso investimos em conhecimento.

O investimento em cursos de capacitação para idosos está reforçado na parceria que o Lar firmou com o Instituto Casa Verde que propicia fornecimento de cursos gratuitos e a boa qualificação de novos cuidadores para o mercado local.

Laudos atrasados

A coluna tem recebido denúncias sobre demora dos laudos de exames de imagens que são realizados pela Rede Brasileira de Diagnósticos (RBD), empresa que ganhou concorrência pública e firmou Parceria Público Privada (PPP) com a Secretaria de Saúde do Estado, na gestão do ex-secretário Fábio Villas Boas. Todos os resultados dos exames são direcionados para uma única central desta empresa. É preciso abrir espaço para mais concorrentes no processo para agilizar o serviço. São exames importantes como tomografias, ressonância magnética e outros. Os pacientes não podem ficar prejudicados.

O que falta nas UTIs humanizadas?

É preciso rever o atendimento e incorporar o verdadeiro conceito de uma UTI humanizada nos hospitais públicos e privados da Bahia. “Falta a prática clínica, o conhecimento da fisiopatologia, das interações medicamentosas. Não adianta ter quarto hotelaria de luxo para atender pacientes, principalmente idosos em idade avançada, se os processos terapêuticos não estão sincronizados”, alerta a geriatra Lílian Carvalho. É preciso que a equipe das UTIs dos hospitais tenham uma conduta de acolhimento por parte de médicos e geriatras que estejam acompanhando o idoso no seu dia a dia. Sem essa integração humanizada o conceito fica só no papel.

Direito dos pacientes oncológicos

Para muitas pessoas, o diagnóstico do câncer pode representar um momento grande estresse emocional, mas o acesso à informação acerca dos seus direitos representa um diferencial importante no tratamento. Desde o direito de saber sobre o diagnóstico em tempo hábil, medicamentos e procedimentos de cobertura obrigatória e isenções tributárias podem ser bem resolvidos com a advocatícia especializada. A advogada, especialista em Saúde, Larissa Werneck, além de atuar na defesa dos direitos do paciente, criou uma página e insta para divulgar essas informações: @direitonocancer

Destaque

Experiência do paciente

Visando ofertar o melhor atendimento assistencial para o paciente, o hospital Santa Izabel realiza o III Workshop de Experiência do Paciente. O evento é gratuito, online, acontece nos dias 24 de maio, 31 de maio, 7 de junho pela plataforma Doyti e reunirá especialistas do país.

Manifesto CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) junto com outras entidades médicas manifestou-se contrariamente à Resolução nº 487/23 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ que prevê o fechamento de todos os Hospitais de Custódia e Tratamentos Psiquiátricos no país. Criminosos custodiados serão soltos, um perigo.

Parceria importante

O Monte Tabor - Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária foi admitido como membro da Associação Comercial da Bahia. A volta da instituição à histórica Associação corrobora com o novo momento da entidade, com diversas ações de promoção à saúde e também de formação e capacitação.

Assuntos relacionados

coluna, De olho na saúde de olho na saúde

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco