Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DE OLHO NA SAÚDE
COLUNA

De Olho na Saúde

Por Elane Varjão | Jornalista | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 21 de July de 2024 às 6:08 h | Autor:

Memória afetiva do Hospital Santa Izabel atravessa gerações

O provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves enfatiza sobre princípios e valores

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Provedor da Santa Casa da Bahia
Provedor da Santa Casa da Bahia -

O Hospital Santa Izabel completa 131 anos de existência neste mês de Julho. Ele traz um legado significativo para a sociedade baiana como hospital que possui uma grande memória afetiva que atravessa gerações. A Saúde é o maior valor da vida das pessoas. E o cuidado com a vida é o que norteia a caminhada do Hospital Santa Izabel. O provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves enfatiza sobre princípios e valores que são fincados diariamente para que toda a cadeia envolvida preste o melhor serviço para as pessoas que utilizam este equipamento.

1. Ao longo destes 131 anos muitas conquistas e desafios foram alcançados?

É um grande contentamento comemorarmos 131 anos de atividade celebrando diversas conquistas e a superação de muitos desafios que nos permitem sermos reconhecido hoje como um dos grandes centros de assistência, ensino e pesquisa médica do país. Somente este ano, de forma planejada, o hospital foi contemplado com a ampliação do Centro Cirúrgico e a qualificação da Bioimagem e do atendimento em Medicina Intensiva e Medicina Nuclear. Além disso, agregou uma série de equipamentos tecnológicos de última geração e implantou um promissor serviço de TMO.

2. Qual o sucesso de uma gestão hospitalar para um hospital que também atende ao SUS?

A história do SUS na Bahia tem no Santa Izabel alguns momentos de grande brilho e avanços expressivos. O atendimento prestado registrou novo avanço este ano, com a inauguração das novas instalações do Centro de Tratamento Oncológico. Esta nova unidade aumentou em 30% a capacidade de atendimento do hospital ao paciente com câncer. A contribuição é diária e ininterrupta. Nossa operação abrange assistência, ensino e pesquisa e a realização de projetos de amplo alcance social, que consolidam nosso compromisso de acolher a quem precisa.

3. O Santa Izabel tem tradição em cuidar e acolher. Qual o segredo desta fórmula?

O diagnóstico e o tratamento contam hoje com a ajuda de inovações tecnológicas e novas abordagens. Por isso o Santa Izabel muda tanto e se esforça para melhorar a qualidade, a eficiência e o gerenciamento dos cuidados prestados. Compreendemos que quando os tempos mudam, nós também precisamos mudar. Estamos sempre redesenhando muitos

aspectos de nossa atuação, assimilando novas formas de fazer, unir e assistir. Não nos acomodamos. Se errarmos, faremos de novo. Sempre tentaremos acertar.

4. Por que o ensino e a pesquisa são pilares da instituição?

O ensino fortalece e impulsiona a manutenção do alto padrão de segurança assistencial ofertado pelo hospital. Compartilhar conhecimento nos traz imenso sentido de realização. Somos uma casa com longa tradição de contribuir na formação especializada de gerações de profissionais médicos. Nosso Programa de Residência é um dos mais bem estruturados do país, e nossa qualidade assistencial é certificada internacionalmente, o que assegura aos pacientes e profissionais de saúde menos riscos de adversidades no ambiente hospitalar.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco