Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DE OLHO NA SAÚDE
COLUNA

De Olho na Saúde

Por Elane Varjão | Jornalista | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 03 de setembro de 2022 às 20:20 h | Autor:

Sem milagres, mas com tratamento: especialista fala sobre calvície

"A área doadora garante o sucesso da cirurgia de transplante capilar"

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ito Meireles Filho, cirurgião plástico e especialista em Restauração Capilar
Ito Meireles Filho, cirurgião plástico e especialista em Restauração Capilar -

A calvície é uma predisposição genética que não pode ser impedida por ‘milagres’, conforme explica o cirurgião plástico, especialista em restauração capilar, Ito Meireles Filho. A causa mais comum da calvície entre os homens vem do fator hereditário, mas a situação pode ser controlada. O DHT (di-hidrotestosterona) é o grande vilão da história, que age diminuindo os fios até a queda. O tratamento inicial sempre é o clínico. “Utilizamos drogas como a dutasterida que agem bloqueando o DHT, e o minoxidil, que aumenta a circulação do couro cabeludo. Há também vitaminas específicas e a ledterapia, que é um boné que vai fazer a fotobioestimulação”, explica o especialista. Segundo ele, quando os bulbos capilares estão ‘secos ou mortos’, a cirurgia de transplante capilar é a mais indicada. “O sucesso do transplante capilar é determinado pelo tamanho da área doadora. Quanto mais fortes os fios para transplantar, mais segurança e êxito com o procedimento”, reforça Ito. Ele ressalta que o indivíduo que se incomoda com a calvície deve procurar um especialista em transplante capilar, que pode ser um dermatologista ou cirurgião plástico com título e filiado a ABCRC, Associação Brasileira de Cirurgia da Reparação Capilar.

Saúde da juventude em crise

Tudo sobre De Olho na Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Pesquisa de políticas públicas para a juventude, feita pelo Engajamundo e os Institutos Cíclica e Veredas, aponta a saúde como uma das áreas pouco atendidas na esfera federal desde 2013, quando foi publicado o Estatuto da Juventude, até 2021. Das 385 iniciativas mapeadas, a saúde equivale a 8%. As políticas também sumiram de 2020 a 2021.

Direito Médico

Duas obras literárias sobre direito médico foram lançadas na última quinta-feira (1º), em Salvador. “Direito Médico e Bioética: História e judicialização da relação médico-paciente e Deliberações (bio) Éticas”, de autoria da advogada em direito médico Camila Vasconcelos, e “Decisões Jurídicas: Brasil e Portugal”, organizado por Camila e Elda Coelho de Azevedo Bussinguer e Maria do Céu Patrão Neves. As obras abordam os dilemas éticos em saúde.

Rol taxativo

Já aprovado na Câmara, o Projeto de Lei que derruba o rol taxativo passou pelo Senado e, agora, a decisão está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro. O texto amplia a cobertura dos planos de saúde, que passam a ter que oferecer e custear tratamentos e procedimentos previstos fora da lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esperança para pacientes, preocupação para as operadoras.

Novidade no SUS

A trombectomia será incluída nos procedimentos realizados pelo SUS, conforme anunciou o ministro Marcelo Queiroga. Uma boa notícia para pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi). A inclusão deve ocorrer até o final do ano. O AVCi ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais. É o tipo de AVC mais o mais comum e representa 85% de todos os casos.

Terapias com animais

Andrea Petenucci, Fabiane Munhoz, Janaína Ganzer, e Vanessa Piana, da Afeto & Afago, destacam-se pelo trabalho de Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) para o desenvolvimento biopsicossocial humano no âmbito da saúde, da educação e social.

Setembro Amarelo

Segundo a OMS, no Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa morre por suicídio. A campanha Setembro Amarelo busca chamar atenção para a prevenção a esse ato, cuja abordagem deve ser bastante cuidadosa.

Nova Campanha ICB

O Instituto de Cegos da Bahia lançou Campanha de arrecadação de doações que visa construção de um novo Centro Médico Oftalmológico, expansão do Centro de Reabilitação Visual e muito mais.

Alzheimer

Diagnósticos de Alzheimer cresceram após isolamento na pandemia Estudos indicam que casos de demência podem triplicar até 2050. Demência nem sempre é o primeiro sintoma.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco