Tratamento para hemorroidas | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Tratamento para hemorroidas

Publicado domingo, 03 de outubro de 2021 às 06:00 h | Autor: Elane Varjão
Glícia Abreu é protologista e atua no CEDIMI | Foto: Divulgação
Glícia Abreu é protologista e atua no CEDIMI | Foto: Divulgação -

Estima-se que  um em cada três pacientes submetidos a colonoscopia por rastreamento apresentam hemorroidas que podem comprometer muito a qualidade de vida, se manifestando com coceira, sangramento, prolapso e dor. “Em muitos casos, as medidas higienodietéticas melhoram os sintomas. Porém, alguns pacientes necessitam de cirurgia, principalmente nos casos de prolapso e sangramento persistente”, ressalta a médica proctologista Glícia Abreu.

Sendo a região anal muito inervada, o temor do tratamento cirúrgico é a dor. Uma técnica menos invasiva e que pode ser bem aplicada para pacientes que apresentam algum grau de incontinência fecal é a desarterialização hemorroidária com doppler. Essa técnica consiste na ligadura dos vasos hemorroidários e tratamento do prolapso. Não tendo corte, habitualmente promove menos dor e recuperação pós-operatória mais rápida.

Outubro Rosa e o alerta

A previsão do INCA é que o país registre mais de 66 mil casos de câncer de mama em 2021. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Por isso a campanha Outubro Rosa alerta para atitudes preventivas. O oncologista do Grupo CAM, Jorge Leal, ressalta a necessidade de  exames de rastreamento anuais, em conjunto com avaliação médica. “A detecção precoce tem impacto na cura e em evitar tratamentos mais tóxicos”.

Volta ao “normal”?

Apesar da cautela dos poderes públicos na Bahia, a sensação é que, até o fim do ano, estaremos vivendo um cenário similar ao período pré-pandêmico, à exceção da necessidade de uso de máscaras e distanciamento social, quando possível. O debate sobre a volta dos eventos e dos torcedores aos estádios de futebol entra nessa seara. Em se tratando de Covid, todo cuidado ainda é pouco.

Mortes subnotificadas

Estudo realizado por pesquisadores da UFMG, USP e UnB estima que, em 2020, houve cerca de 37 mil mortes por Covid-19 a mais do que o registrado no sistema de mortalidade do SUS. O estudo leva em conta as 211,6 mil mortes com causas mal definidas ou inespecíficas. Desse total, 37.163 tinham informações que poderiam estar relacionadas com a Covid, a exemplo “pneumonia não especificada” ou “síndrome respiratória aguda grave não especificada”.

Fim do intervalo

O Ministério da Saúde recomendou a suspensão do intervalo entre a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra o vírus Influenza. A decisão foi tomada após reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que recomendou ao Ministério o fim do prazo mínimo para a aplicação entre as vacinas, que era de 14 dias. O objetivo é aumentar a imunização da população contra as duas doenças.

Destaques

Exames oftalmológicos

Secretaria de Saúde Municipal oferta mais de 116 mil consultas e exames oftalmológicos aos beneficiários SUS da capital

Transplantes de órgãos

O número de transplantes de órgãos e tecidos no Brasil cresceu 14% de janeiro a junho de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

SOCORRO

- Quase seis meses de CPI da Covid e a comissão entra na reta final. Mas a pergunta ainda é pertinente. Vai dar em alguma coisa?

- A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta que a exposição de menores nas redes pode expor as crianças a crimes de violência e abusos.

Publicações relacionadas