Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DIREITO E JUSTIÇA
COLUNA

Direito e Justiça

Por Mara Santana

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 11 de June de 2024 às 0:00 h | Autor:

SJBA e nova direção

Confira a coluna Direito e Justiça

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
TRF1: novos dirigentes para a SJBA
TRF1: novos dirigentes para a SJBA -

A Juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho e o Juiz federal Eduardo Gomes Carqueija foram empossados como diretora do foro e vice-diretor, respectivamente, da Seção Judiciária da Bahia, (TRF1), para o biênio 2024-2026. Os magistrados irão dirigir as atividades administrativas da unidade judicial, tanto na área de gestão de pessoas quanto nas áreas de administração orçamentária e financeira, de infraestrutura, entre outras.

Suspensão para cursos EAD de Direito

O MEC atende pedido da OAB e suspende autorização para cursos EAD de Direito. O Ministério emitiu portaria suspendendo a criação de novos cursos de graduação à distância, além de novas vagas e polos de EAD até 10/3/25. A medida visa aprimorar a qualidade do ensino no país, e foi comemorada pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti. A iniciativa busca fomentar debate público acerca dos aspectos que guiarão a revisão das atuais normas de credenciamento e autorização de cursos, métodos de avaliação, critérios de qualidade e diretrizes do ensino à distância, além de discutir as condições para oferta de cursos específicos.

MPT-BA e São João

Preocupado com a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes, alto risco de acidentes e contaminação e até trabalho escravo podem estar por trás dos fogos de artifício clandestinos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, vem articulando um cerco à produção ilegal de bombas, rojões, chuvinhas e outros produtos comercializados em larga escala no período junina em todo o estado. Uma campanha do MPT nas redes sociais reforça a ideia de que o consumidor só compre fogos que tenham rótulo, pois com o produto sem origem clara expressa na embalagem há risco de acidentes, além de ter sido feito fora da lei, o que traz graves custos sociais.

Prorrogação

Foi prorrogado para o dia 28 de junho o prazo para adesão ao Fique em Dia, programa de regularização financeira da OAB da Bahia, que busca facilitar a vida de advogados e advogadas com anuidades atrasadas.

Conciliação

Teve início ontem (10), a Semana Estadual de Conciliação promovida pelo TJBA. No lançamento ocorreu uma roda de conversa acerca da importância da aplicação de métodos autocompositivos na resolução de conflitos.

Hacking governamental

O STF deu início a uma série de audiências públicas sobre a regulamentação do uso de ferramentas de monitoramento secreto de aparelhos de comunicação pessoal, como celulares e tablets, por órgãos e agentes públicos.

ENTREVISTA - Fernando Ferreira Filho

Litigiosidade judicial no mercado imobiliário

Graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos (MG). Presidente do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC. Sócio do escritório Guedes Ferreira Advogados como consultor jurídico na área imobiliária e de construção civil.

Que tipos de litígios mais acontecem envolvendo a construção civil?

Podemos citar questões relacionadas a custos extras não previamente acordados e disputas sobre a legalidade de licenças e permissões de construção, por exemplo, que prejudicam empresas e o público em geral.

Como isso afeta as pessoas?

A alta litigiosidade atinge o mercado e a economia como um todo, pois gera atrasos em projetos - de habitação a infraestrutura -, elevação de custos, impacto na qualidade das obras, redução da competitividade, insegurança jurídica e sobrecarga para o sistema judiciário. Tudo isso reduz investimento e geração de empregos.

Como esse problema pode ser resolvido?

O setor vem promovendo a busca de soluções como a adoção de métodos alternativos de resolução de disputas, melhoria na gestão de contratos e maior transparência e comunicação entre as partes envolvidas. Tudo isso será discutido no IX Seminário Jurídico CBIC que acontecerá em Salvador, na próxima quinta e sexta-feira.

Assuntos relacionados

conciliação de conflitos exploração infantil litigiosidade no mercado imobiliário nomeação de juízes regulamentação de monitoramento suspensão EAD Direito

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco