Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DIREITO E TRIBUTOS
COLUNA

Direito e Tributos

Por Robson Sant´Ana

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 21 de June de 2024 às 0:00 h | Autor: Robson Sant´Ana

A Reforma Tributária e as Alíquotas Diferenciadas para o IVA

Confira a coluna Direito e Tributos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem A Reforma Tributária e as Alíquotas Diferenciadas para o IVA
-

A reforma tributária no Brasil trouxe significativas mudanças que afetam diretamente diversos setores econômicos, incluindo a incidência do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Entre as novidades, destaca-se a redução das alíquotas do IVA para diferentes atividades, que podem variar na ordem de 30%, 60% ou até 100%. Este regime diferenciado tem como objetivo tornar produtos e serviços essenciais mais acessíveis à população.

As atividades que serão beneficiadas com essa redução do IVA serão regulamentadas pela Lei Complementar, levando em consideração o Código Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). A ideia é que produtos e serviços considerados essenciais tenham uma menor carga tributária, facilitando o acesso da população a itens de necessidade básica.

Profissionais liberais regulamentados, por exemplo, terão uma redução de 30% do IVA. Isso inclui advogados, médicos, dentistas e outros profissionais autônomos que prestam serviços essenciais diretamente à população.

Serviços de educação, saúde, insumos agropecuários, produção artística e cultural, por sua vez, terão uma redução de 60% do IVA. Isso significa que escolas, universidades, hospitais, clínicas médicas, produtores rurais, artistas e instituições culturais poderão se beneficiar dessa significativa redução tributária. Tal redução nesses setores busca promover o acesso da população a serviços essenciais e incentivar o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas no país.

A cesta básica, produtos hortícolas e serviços prestados por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) sem fins lucrativos poderão usufruir de uma redução de 100% do IVA. Esta medida é essencial para garantir que os itens básicos de alimentação e produtos agrícolas sejam acessíveis a toda a população, contribuindo para a segurança alimentar e a promoção da saúde. Além disso, a isenção tributária para serviços prestados por ICTs visa fomentar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Brasil.

Entre os produtos que poderão ter a incidência do IVA reduzida em até 100% estão dispositivos médicos e equipamentos de acessibilidade. Este incentivo é fundamental para garantir que tecnologias que auxiliam na saúde e na mobilidade das pessoas sejam mais acessíveis, promovendo inclusão e bem-estar. A redução da carga tributária sobre esses produtos é um passo importante para a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Além disso, a reforma também prevê benefícios fiscais para atividades que visam a reabilitação urbana de zonas históricas e áreas críticas de recuperação. Este incentivo é essencial para a preservação do patrimônio histórico e para o desenvolvimento sustentável de áreas que necessitam de revitalização, visando estimular investimentos na recuperação de áreas urbanas degradadas, promovendo a conservação do patrimônio cultural e a melhoria da qualidade de vida das populações residentes nessas regiões.

Outro ponto relevante da reforma é a redução de 100% do CBS para serviços de educação de ensino superior, desde que estejam vinculados ao Programa Universidade para Todos (PROUNI). Esta medida visa ampliar o acesso ao ensino superior, garantindo que mais brasileiros possam ter a oportunidade de cursar uma universidade e, assim, contribuir para o desenvolvimento do país. A isenção do CBS para instituições de ensino superior vinculadas ao PROUNI é uma iniciativa importante para promover a educação e a inclusão social.

Dessa forma, a reforma tributária trouxe mudanças significativas que visam não apenas a simplificação do sistema tributário, mas também a promoção de setores essenciais para a população. As empresas precisarão estar atentas às novas regras e planejar suas atividades com base nas alíquotas diferenciadas que se distinguem de acordo com suas áreas de atuação.

Assuntos relacionados

acessibilidade de serviços essenciais Incentivos fiscais IVA redução tributária reforma tributária setores econômicos

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco