Caldeirão de Aço - Hora de desarmar | A TARDE
Atarde > Colunistas > Esporte A TARDE

Caldeirão de Aço - Hora de desarmar

Publicado quinta-feira, 05 de maio de 2022 às 06:01 h | Autor: Leandro Silva | Jornalista | [email protected]
Rezende é o segundo jogador com mais desarmes certos até o momento na Série B
Rezende é o segundo jogador com mais desarmes certos até o momento na Série B -

Se o que estava faltando nas cinco primeiras partidas do Bahia na Série B era um maior poderio ofensivo, no jogo de terça-feira, contra o Londrina, o time deu uma resposta positiva, goleando os paranaenses por 4 a 0. Em 90 minutos, o Esquadrão conseguiu fazer 44,4% dos gols marcados até agora na Série B. Tivesse caprichado ainda mais, teria até superado os cinco gols marcados nos cinco compromissos anteriores. As roubadas de bola geralmente estão associadas ao desempenho defensivo, mas nesse jogo os 32 desarmes certos, recorde do time na competição, tiveram relação direta com o sucesso ofensivo. O resultado garantiu a volta à liderança. É hora de se desarmar e abraçar esse grupo em busca do acesso.

O time deu uma resposta imediata, reagindo bem, com ótima atuação, depois de perder a invencibilidade. O saldo tricolor até o momento na Série B é muito bom, mesmo com as críticas frequentes. O time mantém 100% de aproveitamento nos três confrontos na Fonte, fazendo valer o importantíssimo fator casa. Enquanto como visitante já conheceu os três resultados, com um triunfo, um empate e uma derrota.

Antes de seguir na disputa do Brasileiro, a equipe ainda terá que buscar a vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima terça-feira, fora de casa contra o Azuriz, que segurou um empate sem gols na Fonte Nova, na partida de ida. Só depois, no domingo, o time encara o Vasco.

Sobre a partida de terça, é impressionante o impacto que a presença de Rezende causa na equipe tricolor. O volante é o melhor atleta do clube no Brasileiro, seguido de perto por Daniel. E isso pôde ser visto tanto nos quatro jogos em que ele atuou, quanto nos dois em que fez muita falta. Contra o Londrina, o camisa 5 fez sete desarmes. O mais importante foi o que originou o lance do primeiro gol.

Segundo o Footstats, Rezende é o segundo jogador com mais desarmes certos até o momento na Série B, com 15, atrás apenas de Felipe Vieira, do Londrina, que já fez 17 em seis jogos. Quem tem os mesmos 15 desarmes, dividindo a segunda posição, é Emerson Santos. Como só atuou em quatro jogos, Rezende tem a melhor média de desarmes entre todos na competição, com 3,75 por jogo.

É impressionante o impacto que a presença de Rezende causa. É o melhor atleta do clube no Brasileiro
 

Imaginei, inclusive, que a dupla titular de volantes, quando Rezende retornasse, seria formada pelos dois. Fiquei surpreso com a escalação de Patrick contra os paranaenses. Não por qualidade ou falta dela, mas por características. O camisa 45, entretanto, teve ótima atuação, com destaque principalmente na saída de jogo, lembrando suas primeiras atuações no profissional, ainda com Dado Cavalcanti no comando. Ele é o líder em interceptações certas na Série B, com sete, complementando o trabalho de Rezende ou de Emerson, em mais uma alternativa para recuperação da bola. Ele ainda tem 10 desarmes certos no Brasileiro.

Após o retorno de Rezende, a expectativa é para a volta de Rodallega. Quando o colombiano estiver recuperado, deverá ser importante também para o crescimento das outras peças ofensivas, porque deverá tirar um pouco da pressão sobre os outros.

Principalmente sobre Davó. O camisa 88 segue sendo cobrado por não fazer gols, mas tem sido fundamental na campanha tricolor. Contra o Londrina, fez uma partidaça. Deu assistências para os dois primeiros gols, marcados por Rildo, e ainda teve participação decisiva no quarto, de Marco Antônio, com uma arrancada desde o campo de defesa, antes de passar para Daniel, que serviu para o camisa 7 fazer um golaço. Como já tinha dado passe milimétrico para o primeiro gol do time no campeonato, marcado por Jacaré, Davó é o maior garçom da Série B, com três assistências. Imagine servindo a Rodallega!

Publicações relacionadas