Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ESPORTE A TARDE
COLUNA

Esporte A TARDE

Por Leandro Silva | Jornalista | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 25 de agosto de 2022 às 5:30 h | Autor:

Caldeirão de Aço - Quebra-cabeça

Ao longo de 25 rodadas nesta Série B, 28 jogadores já iniciaram ao menos um jogo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Apenas Danilo Fernandes, Daniel e Luiz Otávio começaram todos os compromissos em que estiveram disponíveis
Apenas Danilo Fernandes, Daniel e Luiz Otávio começaram todos os compromissos em que estiveram disponíveis -

A escolha de uma escalação inicial no futebol obedece a algumas regras típicas da montagem de um quebra-cabeça. Não adianta colocar as peças de qualquer jeito. É preciso analisar as características de cada uma e perceber onde melhor se encaixam. Justamente por isso não é tão óbvio quanto parece escolher os 11 melhores. No Bahia, ainda não parece tão certo que o treinador Enderson Moreira já tenha se convencido 100% sobre a titularidade do atacante Matheus Davó, por exemplo, mesmo que ele tenha começado a partida passada contra o Londrina.

Os argumentos dados pelo técnico, depois do jogo anterior, sobre características para justificar a permanência do atacante no banco são reais. A questão é que no momento, pela fase dele, parece indicado começar a montagem do quebra-cabeça tricolor ao redor dele, buscando potencializar suas qualidades, principalmente a velocidade impressionante.

A partida de domingo, contra o Vasco, será a primeira de Davó desde que recusou a proposta de um clube russo. Com três gols nas duas últimas rodadas, uma delas saindo do banco, e nove ao todo, o camisa 88 tem sido a grande arma ofensiva da equipe. A manutenção na escalação inicial, se confirmada, poderá ser um bom indício de que possa ter garantido uma vaga entre os titulares. Pelo menos por agora, já que o time titular já variou bastante na Série B.

Ao longo de 25 rodadas, 28 jogadores já iniciaram pelo menos uma partida. Entre eles, alguns que já deixaram o clube como Rildo (começou em 10 jogos), Djalma (4), Warley (2) e Jonathan (1). Apenas Danilo Fernandes, Daniel e Luiz Otávio começaram todos os compromissos em que estiveram disponíveis. Danilo Fernandes e Daniel são os recordistas como titulares. Os dois ficaram de fora de apenas dois jogos, totalizando 23. Ignácio, com 22 jogos como titular, vem logo em seguida.

No gol, além de Danilo, apenas Mateus Claus foi titular, em dois jogos. Na zaga, além de Ignácio, Luiz Otávio, com 20 jogos é titular absoluto. Didi começou sete jogos, enquanto Gabriel Xavier foi titular no momento em que a equipe atuava com três zagueiros e já começou quatro jogos.

Na lateral direita, o recordista ainda é Douglas Borel, com 13 partidas. André, por sua vez, iniciou nove jogos, mas há duas rodadas Marcinho vem sendo titular. Na esquerda, Matheus Bahia foi quem mais começou, com 12. Luiz Henrique iniciou nove.

No meio, entre os volantes mais defensivos, Patrick e Rezende foram os dois que mais iniciaram, com 18 e 14 partidas. Emerson Santos iniciou oito, e Miqueias uma. Entre os meias mais ofensivos, o camisa 10 Daniel é seguido por Lucas Mugni, que já começou 14 jogos. O argentino demorou a estrear na competição por causa de uma lesão, mas vem tendo destaque desde então.

No ataque, Davó é quem mais vezes foi titular, com 14 jogos, seguido por Rodallega, com 13. Raí tem 10. Ainda deposito esperanças em um bom retorno de Marco Antônio após as lesões. O camisa 7 era titular antes de se lesionar e já tinha iniciado nove jogos. Torço para que volte com mais liberdade e menos obrigações defensivas. Titular nos dois jogos mais recentes, contra Ituano e Londrina, Jacaré começou seis jogos. Já foi decisivo em alguns, inclusive fez a grande jogada que resultou no gol de Davó no empate contra o Londrina. Contratados na janela de transferências recente, Copete iniciou quatro jogos e Igor Torres dois.

O jogo contra o Vasco será só o segundo em dia de domingo na Fonte na competição e o Tricolor busca o quarto triunfo consecutivo como mandante para se manter em segundo. A melhor sequência foi de seis triunfos no início da Série B.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco