Água saborizada seduz pelo paladar e pela beleza
O líquido essencial à vida ganha gosto, cor e aroma para virar sucesso de consumo nas festas e no dia a dia
Aquela água insípida, inodora e incolor que conhecemos nos tempos das aulas de ciências do ensino fundamental já não é mais a mesma. Com requinte e alguma inventividade, ela ganhou sabor, aroma e cor. E um novo nome: água saborizada. Está nas festas mais badaladas e nos ambientes requintados tanto como opção de consumo quanto como artigo de decoração.
A água saborizada é tão recente que até seu nome ainda é considerado um neologismo, ou seja, uma nova palavra. Não consta anda no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, mantido e atualizado periodicamente pela Academia Brasileira de Letras e base para os dicionários. Trata-se da união do substantivo sabor com o sufixo izar (ou izada), que traz a ideia de que a água recebeu sabor, que é o que de fato acontece.
Mais do que sabor, ela tem cor, aroma e algumas propriedades nutricionais. “A utilização de frutas variadas serviu para criar uma bebida não apenas saborosa. Mas, também, saudável, natural, de baixo teor de açúcar, baixas calorias e que contém os benefícios das propriedades salutares das frutas”, defende o gastrólogo Vevé Bragança, que também é sommelier, turismólogo e professor universitário.
É o professor Vevé Bragança quem nos conta a recente origem dessa iguaria, inventada como uma estratégia para auxiliar na perda de peso. “As águas saborizadas surgiram juntamente com os spas, na década de 1990, na Europa e nos Estados Unidos, onde os profissionais de alimentos e bebidas precisaram usar a criatividade para quebrar a monotonia gastronômica da água mineral, fazendo com que os clientes se mantivessem sempre hidratados, propiciando a desintoxicação natural do organismo”, conta o docente no curso de gastronomia da Universidade Católica do Salvador.

Já o chef e sommelier Dan Morais aponta uma origem muito mais remota, embora de outra forma. “Um chá, por exemplo, pode ser considerado uma água saborizada, uma infusão. E isso começou há bastante tempo, provavelmente no Oriente Médio. No Egito já era bastante utilizado. Então, ela surge com fins medicinais e para higiene, para lavar as mãos com uma água aromatizada”, afirma. Fato é que o recente uso da água saborizada é mesmo recente e vem como estratégia para estimular a ingestão de água em quantidade suficiente para manter a hidratação saudável do corpo.
A nutricionista ortomolecular, fitoterápica e esportiva Alessandra Eichenberg destaca a importância do consumo de no mínimo 35 mililitros de água para cada quilo de massa corporal: “Não devemos beber água apenas quando estamos com sede. Quando a sede vem, já é um sinal de que o corpo já está com um início de desidratação. A água é responsável pela homeostase do nosso organismo e para o funcionamento dos nossos órgãos, tecidos e células”.
Alessandra Eichenberg defende a ideia de que é possível tornar a necessidade de manter a hidratação do corpo uma experiência ainda mais prazerosa por meio da produção de águas saborizadas. “Esse é um complemento nutricional bastante interessante para uso no nosso dia a dia. Além de auxiliar na hidratação, é diurética, anti-inflamatória, antioxidante, termogênica, uma grande aliada no processo de emagrecimento, dependendo das combinações que forem usadas”, explica.
As possibilidades de combinação de frutos, raízes e ervas é quase infinita. Se o objetivo for testar sabores, vale experimentar à vontade. A nutricionista Alessandra Eichenberg, por exemplo, indica uma receita com hibisco, ameixa, hortelã e gengibre, com diversos benefícios à saúde. Já Vevé Bragança prefere misturar dois litros de água filtrada em carvão ativado, quatro ramos de hortelã miúdo a casca amarela de dois limões sicilianos e uma xícara de morangos com a folhagem cortados ao meio.

Alessandra Eichenberg oferece até um manual para ajudar quem quiser fazer experiências. Além de frutas, ela apresenta um leque de opções de especiarias (canela em pau, cravo-da-índia, anis estrelado, hibisco e pimenta rosa), ervas (hortelã, sálvia, alecrim e sálvia), raiz (gengibre) e óleos essenciais (lemon, canela e tangerina). Para obter sabores, é só ir misturando e provando.
Vevé Bragança explica que as águas saborizadas são elaboradas pelo método de maceração, que consiste em sólidos descansarem em líquido para transmitir suas propriedades organolépticas (cor, aroma e sabor). “Cada tipo de fruta requer uma manipulação específica. Com as cítricas, por exemplo, é aconselhável usar as cascas externas finas, sem a parte branca, enquanto abacaxi e ananás podem ter as suas cascas utilizadas”, explica.
O gastrólogo lembra ainda que todas as frutas devem ser muito bem higienizadas e que a água deve ser fresca e não muito gelada, já que baixa temperatura dificulta a extração das propriedades. “A água pode ser mineral ou filtrada em filtro de carvão ativado, que ajuda na diminuição do cloro”, dá a dica. Ele destaca também o tempo máximo de maceração e consumo é de quatro horas.
Se a intenção for auxiliar na manutenção de uma boa saúde ou mesmo ajudar a tratar uma doença ou indisposição, o assunto requer o olhar de um profissional. Vevé Bragança alerta: “Cada tipo de fruta possui propriedades que servem a um fim específico à saúde humana. Essa tarefa de combinar as frutas cabe a um profissional de nutrição.”

Mas há ainda uma terceira e importantíssima função das águas saborizadas: a decoração de ambientes e mesas. Esse é um fator apontado pelo chef Dan Morais para a popularização dessas bebidas, muito usadas nos nas festas de matrimônio. “A decoração de casamento cresceu muito e em vez de colocar um welcome drink antes de os noivos chegarem, você serve uma água saborizada primeiro com o intuito de hidratar, sem falar que é bonito. Elas fazem parte da composição do casamento, da reunião ou de um evento”, sentencia.
Dan Morais destaca ainda outra vertente em ascensão das águas saborizadas, que é a inclusão do álcool em sua composição. “A hard seltzer é uma água saborizada, cabonatada, ou seja, com gás, mas com álcool, normalmente em 3,5 a 5%. E esse tipo de bebida tem tido um forte crescimento no mercado americano e já é uma realidade no Brasil, com o surgimento de algumas marcas”, prevê.
No nosso caso, a dica de uma receitinha simples e que pode ser a porta para muitas experimentações de águas saborizadas é da nutricionista Alessandra Eichenberg. Além de ensinar uma forma simples de fazer uma deliciosa e refrescante água saborizada, ela ainda nos traz detalhadamente todos os benefícios que a bebida levará a nosso corpo. É só juntar os ingredientes, fazer e depois deliciar o paladar com a certeza de que está fazendo um bem ao organismo.

Água saborizada
Ingredientes:
1 litro de água mineral LÔA
10 pedras de gelo de chá de abacaxi com hortelã;
1 limão siciliano ou taiti cortado em rodelas
1 laranja cortada em rodelas
5 morangos cortados na transversal
4 fatias pequenas de gengibre
3 gotas do óleo essencial hortelã-pimenta (opcional)
Modo de preparo:
E uma jarra de vidro, de preferência com tampa, coloque as pedras de gelo, as frutas cortadas distribuídas, o gengibre, um litro de água mineral sem gás ou gaseificada, caso for beber logo, e as gotas do óleo essencial hortelã-pimenta. Pode conservar na geladeira e consumir depois de duas horas.
Benefícios:
Limão: fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino.
Abacaxi: fruta cítrica, rica em vitamina C, digestiva, anti-inflamatória e auxilia na perda de peso.
Laranja: fruta cítrica, rica em fibras, vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protegendo de doenças cardiovasculares, e fortalecem o sistema imunológico.
Morango: fruta com propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, ajuda na cicatrização de ferimentos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação.
Gengibre: raiz com propriedades termogênicas que acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento.
Hortelã: erva refrescante que ajuda a digestão, combate náuseas, insônia, dores de cabeça, auxilia no emagrecimento e a baixar o colesterol.
Óleo essencial de hortelã-pimenta: alivia resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite, reduz a compulsão alimentar, é um bom energizante, melhora a fadiga crônica e o foco, além de auxiliar no emagrecimento.
NOTAS COM HISTÓRIAS & SABORES
VENHA FAZER “TIN TIN” NO MARIPOSA RESTÔ
O Mariposa Restô, que fica no Largo do Terreiro de Jesus, no Casarão 17, lançou três novos drinks assinados pela chef Mia Carazoli. O primeiro deles é feito com soda siciliana, que tem como base o limão siciliano, xarope de gengibre, capim santo e água com gás. Além de absolutamente refrescante é quase um shot de imunidade. O segundo drink é uma roska feita com vodka de primeira qualidade, importada, e que pode ser de uva, morango, caju, kiwi ou jabuticaba. Para completar, o terceiro drink é feito com Aperol Spritz, Aperol, espumante e água com gás.
Para fazer a vida ficar mais borbulhante. O Mariposa Restô está aberto de segunda a domingo das 11h30 às 17h. Para reservas tem o telefone (71) 98802-4362.
À FRENTE DO HAACK CONTEMPORÂNEO, GUTO LAGO VOLTA A CRIAR ALMOÇO EXECUTIVO
O premiado chef Guto Lago agora está à frente da cozinha do restaurante Haack Contemporâneo e volta a criar, experimentar e oferecer seu disputado cardápio de Menu Executivo, que a cada semana, com entrada e prato principal por R$ 69,90 cria uma verdadeira experiência gastronômica. O Haack Contemporâneo fica na Alameda Salerno, 49, na Pituba. Telefone 71 99245-7754
OUTBACK TEM OPÇÕES PARA A ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO
O Outback oferece em seu menu pratos cuja base são saladas e vegetais para refrescar o verão. Uma opção é a Caesar Salad (R$24,90), uma combinação de alface, queijo Grana Padano, os queridos croutons Outback e molho Caesar. Já a Salada Da Casa tem o valor de R$24,90. Para aqueles que preferem pratos acompanhados de carne branca as opções são a Grilled Chicken Caesar Salad (R$ 47,90. E agora é possível colocar o nome na lista de espera digital mesmo antes de chegar ao restaurante, antes de sair de casa, ou até reservar uma mesa no Outback de forma online. Ao utilizar o benefício, o cliente pode acompanhar o status de evolução de sua posição na lista de espera e, assim que a mesa estiver pronta, receberá um aviso via SMS.
APRENDA A CULTIVAR COGUMELOS SEM SAIR DE CASA
Produtores rurais, técnicos, estudantes de graduação e demais interessados no cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais podem empreenderem sem precisar sair de casa. Pela primeira vez, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) oferece o curso on-line e gratuito sobre “Cogumelos: principais características e mercados potenciais”.
O evento é digital e as inscrições estão abertas pela plataforma e-Campo (https://www.embrapa.br/e-campo/introducao-a-producao-de-cogumelos) ferramenta on-line onde estão reunidas todas as informações sobre os eventos disponibilizados pela Embrapa.
O curso é destinado a produtores rurais, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, entre outros, que pretendem empreender ou diversificar a renda familiar.