Carnavalescos tentam evocar a alegria da folia baiana | A TARDE
Atarde > Colunistas > Histórias & Sabores

Carnavalescos tentam evocar a alegria da folia baiana

Restaurantes buscam manter a cultura do Carnaval com grandes histórias e farras gastronômicas

Publicado sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 13:03 h | Atualizado em 27/02/2022, 10:01 | Autor: Isabel Oliveira
O bolinho de feijoada é feito com sobras do dia anterior
O bolinho de feijoada é feito com sobras do dia anterior -

Encravado em um dos circuitos do Carnaval, o Batatinha, que ocorre nas praças e ladeiras do Centro Histórico, o restaurante Cantina da Lua coleciona grandes histórias da folia momesca. Talvez uma das principais seja o fato de o proprietário do restaurante mais famoso do local, Clarindo Silva, figura lendária e prestes a completar 80 anos, ter sido eleito Rei Momo em 2008. 

À época, houve muita polêmica e a coroa e seus paramentos, anos depois, foram roubados. O fato aconteceu no ano passado, quando o restaurante foi arrombado. Mas os pertences reapareceram em um balcão da Cantina da Lua e hoje estão bem guardados. 

À frente do restaurante e bar há 50 anos, Clarindo tem saudades do Carnaval e diz que a Cantina por si só é um espaço carnavalesco. “Nós sempre criamos uma programação muito voltada para músicas carnavalescas e eu, como compositor, participei dos festivais antigos do Apache, do Comanche, dos Internacionais, do bloco da Aurora”, relembra saudoso. 

A figura carismática recorda a música da marchinha que compôs com o parceiro Silvio Mendes na década de 1980, que fez muito sucesso. “ Eu vi o índio enrolando pamonha, fumando cachimbo, que fumaça sem vergonha! O índio é massa real, o índio curte uma onda bem legal”, cantarola. 

Clarindo Silva já foi eleito Rei Momo, fato que causou bastante polêmica à época
Clarindo Silva já foi eleito Rei Momo, fato que causou bastante polêmica à época |  Foto: Olga Leiria /Ag. A TARDE
  

Este ano, sem a maior festa do planeta, como é considerada, Clarindo convida as pessoas a evocar as marchinhas do Carnaval antigo. Para isso, no Cantina vai ter voz, violão e percussão, uma programação normal do estabelecimento, mas que promete homenagear a maior festa de rua do mundo. Para Clarindo, mesmo sem Carnaval, muita gente irá relembrar a folia da terra. 

“Na minha concepção vai ter muita gente na cidade e vamos manter uma programação cumprindo todos as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), evitando aglomeração. O que nós queremos realmente é receber o nosso povo. Eu acho que quem estava programado para vir à Bahia, para Salvador, certamente virá”. 

E Clarindo avisa que na Cantina da Lua a comida será uma ilustre companhia com seu tradicional bolinho de bacalhau, pastéis, camarão encapotado, aipim frito, camarão ao alho e óleo, dentre outras iguarias que são marcas do Carnaval e da Bahia. 

Se no Centro Histórico o objetivo será manter a tradição da folia mais tranquila, à base das marchinhas, em outros circuitos da cidade, obedecendo às restrições, a festa vai “comer solta”, como diz o baiano, nos locais privados. 

Para o chefe Matheus Almeida Carnaval serve para ganhar dinheiro e ser feliz ao mesmo tempo
Para o chefe Matheus Almeida Carnaval serve para ganhar dinheiro e ser feliz ao mesmo tempo |  Foto: Olga Leiria /Ag. A TARDE
 

Batizado de Carnabar, o Casa Bar, no Rio Vermelho, promete animação enquanto a folia não acontece nos circuitos tradicionais. Com uma programação que vai até este domingo, à base de muito samba, o evento vai contar com comidinhas tentadoras para receber o folião saudoso. Os famosos petiscos terão a assinatura do chef residente Matheus Almeida, que trará alguns chefs renomados como convidados para participar do evento. 

Trabalhar nesse período nunca foi difícil para o jovem Matheus, que sempre teve a festa na veia. “Carnaval sempre fez parte da minha vida e ficou intenso quando comecei a trabalhar com gastronomia. Já na faculdade, comecei trabalhando em grandes camarotes de Salvador, fiz eventos corporativos, receptivos, bailinhos, encomendas até mesmo de feijoadas. Carnaval é um bom momento para se ganhar dinheiro e ser feliz ao mesmo tempo”, declara. 

E emenda: “É uma das minhas festas prediletas, até mesmo quando estou trabalhando sou feliz com o Carnaval”. 

O chef folião relembra episódios pitorescos ligados à folia momesca, que conta com o seu riso frouxo. 

“Um fato que nunca vou esquecer, muito engraçado, ocorreu quando estava participando de um grande camarote de uma revista, que funcionava no edifício Oceania, na Barra. Estava cortando muita, mas muita cebola para o preparo de uma salada. Então fui me encontrar com meus amigos. Tomei um banho e tudo o mais, mas a quantidade de cebola foi tão grande que fiquei fedendo a noite toda. Todos demos risadas e eu falei que naquele dia estava cortando cebola, mas um dia eles iriam me ver fazendo coisas muito maiores ligadas à gastronomia”, vaticinou. 

Refletindo sobre o quanto o Carnaval é intenso, o jovem chef acaba conferindo características dionisíacas à festa, bem próprias da folia baiana. 

“Acho que no Carnaval acontece um pouco de tudo. No Carnaval também a gente sente medo, a gente tem momentos de euforia, muitas vezes a gente tem momentos de angústia, tem momentos em que se emociona, tem belas surpresas. No Carnaval a gente consegue acertar, consegue errar. Então, para mim, Carnaval é vida”, diz, com muito entusiasmo. 

  • O bolinho de feijoada pode ser degustado com molho lambão
    O bolinho de feijoada pode ser degustado com molho lambão |
  • A iguaria deve ser empanada na farinha de mandioca
    A iguaria deve ser empanada na farinha de mandioca |
  • Depois de todo pronto e feitos os bolinhos, o petisco é frito no óleo
    Depois de todo pronto e feitos os bolinhos, o petisco é frito no óleo |
  

Matheus vai desfilar seus petiscos clássicos, como bolinho de charque com queijo coalho, bolinho de feijoada, camarão na tapioca com melaço picante, pastéis fritos, tudo pensado num cardápio com comidas fáceis de comer e que saltam aos olhos. 

Bolinho de feijoada é uma deliciosa opção para relembrar e curtir o Carnaval
Bolinho de feijoada é uma deliciosa opção para relembrar e curtir o Carnaval |  Foto: Divulgação | Tati Freitas
  

E é um dos petiscos do chef, muito fácil e prático, que vamos aprender para o nosso Carnaval particular: o bolinho de feijão! Ainda dá tempo!

HISTÓRIAS & SABORES 

BECO DA COLINA LANÇA CAFÉ DA MANHÃ AOS FINAIS DE SEMANA

O Beco conta com a parceria da Sapê Cozinha Artesanal, que fornece o café da manhã
O Beco conta com a parceria da Sapê Cozinha Artesanal, que fornece o café da manhã |  Foto: Divulgação| Beco do Colilseu
 

O restaurante Beco da Colina agora conta com a parceria da Sapê Cozinha Artesanal, que fornece os produtos do café da manhã feitos artesanalmente. A novidade começa a movimentar o espaço nas primeiras horas dos sábados e domingos. Nesses dias, das 8h às 11h, o Beco abre as portas para os comensais saborearem o menu especial dedicado ao desjejum. Dentre várias opções, serão oferecidos combos individuais, que são o carro chefe do Café do Beco com diversas opções de pães artesanais, geleias e outras delícias. O local tem espaço infantil e também para os pets. O Beco fica na Rua Bicuíba, nº 55, Colina A, Patamares. Contato: (71) 99410-1516 – WhatsApp

CHEF GUTO LAGO DO HAACK CONTEMPORÂNEO RECRIA TRADIÇÃO BAIANA COM GOSTO E CHEIRO DE MODERNIDADE

Todas as semanas, Guto Lago cria entradas e pratos principais exclusivos, como as entradas de Polpa de Jaca Fresca com Queijo de Cabra e Charcutaria para o restaurante Haack Contemporâneo. Os pratos principais (tem sempre uma opção vegana) vão de Paleta bovina, angus com baião de dois e outras sugestões bem criativas.  Em breve, Guto Lago lança o menu completo do restaurante, que fica na Alameda Salerno, 49, na Pituba. O Menu do Chef com entrada e prato principal custa R$ 79,90.  Tudo pode ser conferido no  Instagran  @haak_restaurante e telefone 71 99245-7754

MIRANTE FAROL DA BARRA APRESENTA O CARNAVAL SUNSET 2022 VOLTADO PARA A GASTROMIA, FOLIA E DIVERSÃO

Localizado em um dos circuitos do Carnaval, até a próxima terça-feira o Mirante Farol da Barra estará em clima de folia com o Carnaval Sunset 2022. Serão cinco eventos que prometem levar descontração e alegria para o Restô Bar até 1º de março, sempre a partir das 17h30. Em um ambiente agradável a cozinha é comandada pelo chef e mestre Leo Grimaldi, que apresenta pratos autorais da culinária contemporânea e criativa. Já a carta de drinks é assinada pelo mixologista Júnior Queiroz. 

Publicações relacionadas