Nikuman: cultura asiática conquista o paladar do baiano
Sua origem remonta a mais de dois mil anos, e sua receita se mantém praticamente intocada desde então
As comidas orientais chinesa e japonesa caíram no gosto do brasileiro faz é tempo. Embora tenham chegado ao Brasil ainda nos anos 1920, em várias levas gradativas, na Bahia, as diversas iguarias começaram a se popularizar no fim dos anos 1980 e se transformaram em uma "mania" deliciosa. Sem dúvida, a era da globalização permitiu que as culturas asiáticas tivessem um lugar cativo também nos corações dos baianos.
Curiosamente, no início, quando as duas culturas ainda estavam em processo de consolidação, as pessoas não sabiam distinguir se se tratava de uma iguaria chinesa ou japonesa. Mas o tempo se encarregou de educar gastronomicamente o povo baiano, que ama as duas culturas.
Talvez não tenha sido culpa do povo do dendê por não saber onde começava uma cultura e terminava a outra, pois alguns acepipes sofreram adaptações ainda em seus locais de origem. Este é o caso de algumas comidas asiáticas, como o nikuman, um pãozinho japonês delicioso que, na verdade, teve origem na China com o nome de baozi.
Quem nos traz a história do pãozinho Diego Araújo, sócio-proprietário do restaurante Budha Bistrô. "O nikuman é um pão tradicional da culinária oriental, presente em toda a Ásia. Sua origem remonta a mais de dois mil anos, e sua receita se mantém praticamente a mesma desde então. É cozido no vapor e pode ter os mais variados recheios, doces e salgados, e sua massa é leve e supermacia", conta.
Segundo a lenda, o baozi foi criado por Zhuge Liang, um estrategista militar da época dos Três Reinos (220-280 d.C.), que precisava criar uma oferenda aos deuses para garantir a travessia segura de um rio. Com o tempo, o baozi se espalhou por toda a China, evoluindo em diversas variações regionais. Logo, o baozi seria introduzido em toda a Ásia, incluindo o Japão, por comerciantes, tornando-se muito popular.
"O nikuman é de grande importância histórica e cultural no Japão e em toda a Ásia. Por ser uma receita de preparo simples e com insumos comuns, difundiu-se rapidamente e se tornou um prato quase obrigatório na dieta diária dos asiáticos. Com o tempo, diferentes regiões criaram suas versões locais do pão, com recheios de sabores e texturas variadas. Mas a massa permanece praticamente intocada", conta o proprietário do Budha.
Segundo Diego, "em Salvador, podemos dizer que estamos vivendo o período de chegada do nikuman na cidade. Existem poucos locais de venda ou que servem o produto, limitando o conhecimento das pessoas", afirma.
A interessante iguaria carrega a tal afetividade que praticamente todo prato possui. Diego explica como, na cultura japonesa, o nikuman tem o peso da cultura das famílias.
"O preparo do nikuman é um momento de união e comunhão da família e amigos. Ainda hoje, as pessoas se reúnem para comer nikuman juntas e fazem disso um evento de fortalecimento da família e dos laços de amizade. Feito com insumos naturais, o nikuman demanda uma considerável quantidade de trabalho para preparar a massa e os recheios, portanto, as pessoas dividiam entre si as tarefas e compartilhavam histórias e sorrisos enquanto preparavam e saboreavam nikumans frescos e saborosos".
Ele ainda explica como a iguaria vem cativando há milênios várias nações por se definir como uma receita simples.
"A massa é preparada com farinha de trigo e água, além de açúcar e sal a gosto, e cozida no vapor. O nikuman tem um sabor e aroma suaves, a textura é macia e delicada, e a massa é de surpreendente leveza. Além de tudo, o nikuman é belíssimo. Um verdadeiro deleite para todos os sentidos. A versão mais tradicional é com carne suína e legumes, mas o nikuman pode ser recheado com o que a imaginação permitir: carnes, vegetais, molhos, queijos e até mesmo doces. A base perfeita para todos os sabores", diz Diego, dando um colorido particular à receita.
O restaurante Budha Bistrô está participando do festival Bon Odori, evento que reforça a cultura japonesa na Bahia e está em sua 16ª edição. O festival é resultado da expansão da cultura japonesa em todo o mundo. No Brasil, a cultura nipônica se espalhou definitivamente nos anos 1980 e 1990, quando animes e mangás começaram a ser divulgados em várias partes do mundo, ganhando o coração também dos baianos. Diego reforça o convite para o evento, que oferece várias atrações, incluindo a gastronômica, especialmente o pãozinho delicioso, simples, mas que carrega uma grande experiência cultural.
"O Bon Odori é um festival de celebração da cultura japonesa e o nikuman é um dos símbolos dessa cultura e do país. Preparamos um cardápio apenas com pratos japoneses para o evento, mas o nikuman certamente ocupa um lugar de destaque. Será um grande evento e uma oportunidade para muitas pessoas saborearem pela primeira vez o nikuman e entenderem por que esse pãozinho branco e macio tem fãs no mundo inteiro."
RECEITA NIKUMAN
RENDIMENTO: 6 UNIDADES
Ingredientes
Para o Recheio
•300 g de carne de porco moído
•1 colher (sopa) de molho de shoyu
•1 colher (sopa) de amido de milho
•2 colheres (sopa) de cebolinha picada
•2 colheres (chá) de gengibre picado
•2 colheres (sopa) de saquê de cozinha
•½ colher (sopa) de óleo de gergelim
•1 colher (sopa) de molho de ostra
•sal e pimenta-do-reino moída a gosto
•60 ml de água
Para a massa:
•½ colher (chá) de fermento biológico seco
•½ xícara (chá) de água morna
•1 colher (sopa) de açúcar
•240 g de farinha de trigo
•1 pitada de sal
Modo de Preparo
Recheio:
1. Em uma tigela, misture o pernil de porco com molho de soja, amido de milho, cebolinha picada, gengibre picado, saquê, óleo de gergelim e molho de ostra. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Vá mexendo e adicionando a água aos poucos.
Massa:
1.Em outra tigela, dissolva o fermento em água morna com açúcar. Deixe descansar por 10 minutos.
2.Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo com a esponja de fermento. Tempere com sal e sove a massa com as mãos, adicionando um pouco mais de água, se necessário.
3.Deixe a massa descansar por 30 minutos. Depois, divida a massa em 6 partes iguais, com aproximadamente 50 g cada uma, e forme bolinhas. Coloque-as em uma assadeira, cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais 10 minutos.
4.Após essa etapa, abra as bolinhas com um rolo até formar discos. Recheie os discos e coloque-os em uma panela de bambu ou uma panela para cozimento a vapor.
5.Coloque um quadradinho de papel manteiga untado sob cada bolinha para evitar que grudem e permitir a passagem do vapor.
6.Em seguida, deixe descansar novamente por 20 minutos. Coloque a panela de bambu sobre uma panela com água fervente e cozinhe os pãezinhos em fogo médio por 15 minutos. Sirva quentinhos.
NOTA COM HISTÓRIAS & SABORES
Casa Chálabi lança duas versões exclusivas de sanduíches árabes
A paixão pela cozinha líbano-mediterrânea fez o casal de empresários Celso Vieira e Valeska Calazans inovar com o novo menu de sanduíches da Casa Chálabi - charmoso restaurante boutique localizado no Horto Florestal.
Dessa vez, o chef Celso Vieira criou duas opções de pratos que são sua verdadeira paixão: os hamburgers. Neste novo menu ele assina um sanduíche à base de carne de cordeiro e outro vegetariano.
Restaurante Casa Chálabi fica na Rua Waldemar Falcão, 323, no Shopping HMall, Horto Florestal Telefone / Whatsapp: 71 3037-3272
Tatu Bola Salvador: Feijoada e Samba para um Final de Semana Perfeito
O Tatu Bola, em Salvador tem se destacado, por servir aos finais de semana um dos pratos brasileiros reconhecidos entre os 100 melhores do mundo: a boa e saborosa feijoada. Com um buffet à vontade, o "open feijoada" do Tatu Bola oferece uma variedade completa de acompanhamentos, incluindo feijão preto, linguiça paio, calabresa, costelinha, carne seca, torresmo, couve refogada, banana à milanesa, farofinha com farinha nordestina, arroz e vinagrete. O prato é servido aos sábados e domingos, a partir das 12h, pelo valor de R$ 49,90.
Rua Guillard Muniz, 609 – Pituba/ @tatubola.salvadorba/ Reservas: linktr.ee/tatubola.salvador
Ceasinha promove Mesa ao Vivo Bahia realizado no local nos dias 6 e 7
A Ceasinha, como o local é conhecido popularmente, recebe o Mesa ao Vivo Bahia pelo segundo ano consecutivo. A 9ª edição ocorrerá nos dias 6 e 7 de setembro e trará como temática “Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana”. O evento será realizado pelo Mundo Mesa e contará com o apoio da SDE e das Secretarias de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Rural (SDR), por meio Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).Chefs renomados vão prestigiar o evento preparando o melhor da culinária e a missão é atrair público, gerar visibilidade e desenvolver economicamente o local.
Jasmine oferece 25% de desconto em compras no site até hoje,31
No dia 31 de agosto, é celebrado o Dia Mundial do Nutricionista, data que marca o nascimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Para presentear esses profissionais de todo o Brasil e reforçar a ferramenta Jasmine PRO, feita de nutricionista para nutricionista, Jasmine, marca referência em saudabilidade, oferece brinde de 25% de desconto nas compras do site até hoje,31. Para utilizar o benefício, basta selecionar os produtos de preferência e inserir o CPF. O desconto não é cumulativo.
Restaurante La Lupa promove culinária italiana em Salvador e realiza Semana do Vinho
Dois dos principais pratos da culinária italiana ganharam destaque em Salvador neste mês. Como forma de promover a gastronomia típica do centro-sul europeu, na capital baiana, o Restaurante La Lupa apresenta a 'Quarta do Risotto' e 'Quinta do Gnocchi', com valores promocionais. Às quartas, os clientes podem escolher entre seis sabores do risotto do La Lupa, e às quintas, do Gnocchi, preparados pelo renomado chef Alessandro Narduzzi. Em ambos os dias, há opções para acompanhamento ou sobremesa conforme preferência.Restaurante La Lupa fica na Rua Direta do Santo Antônio, 491, de terça a domingo, das 12h30 às 22h, por ordem de chegada @laluparestaurante Reservas: (71) 99109-2233
Bob’s apresenta novas sobremesas com creme de pistache
Inspiradas nas sobremesas de sucesso da marca e a crescente demanda por doces preparados com pistache, o Bob’s, primeira rede de fast food brasileira, anuncia o lançamento do Colherudo Shake Pistache e o Bob’s Max Pistache. Os clientes já podem saborear as novas sobremesas nos mais de 1.000 pontos de venda da rede, espalhados pelo Brasil. Encontre uma loja Bob’s mais próxima de você e aproveite: https://bobs.com.br.