Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 17 de dezembro de 2020 às 6:03 h | Autor:

A ideia de disputar a presidência do Senado não anima muito Otto

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Otto Alencar tem sido firme em posições contrárias ao governo | Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado | 5.4.2017
Otto Alencar tem sido firme em posições contrárias ao governo | Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado | 5.4.2017 -

Citado como um dos prováveis candidatos à sucessão de David Alcolumbre (DEM-AP) na presidência do Senado, o senador baiano Otto Alencar (PSD) admitiu que tem sido sondado, mas não se mostrou muito animado com a ideia.

– Tenho sido estimulado até por senadores de outros partidos, mas estou aqui no meu cantinho sem muita vontade de sair.

Otto tem sido firme em posições contrárias ao governo, como no caso da desoneração da folha de pagamento, projeto aprovado pelo Congresso em setembro que contrariou o ministro Paulo Guedes (Economia), que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF).

– Claro que o STF não vai aceitar esse tipo de coisa, essa ingerência sobre uma decisão soberana do Congresso. Criaria um clima de insegurança.

Caso Maurício — Sobre a Operação Faroeste, que resultou na demissão de Maurício Barbosa, Otto admitiu que é uma situação incômoda, e que Rui Costa agiu da melhor maneira que podia:

– Pessoalmente, eu não tinha maiores aproximações com Maurício. Aliás, nos nove anos que passou na Secretaria da Segurança, ele sempre foi distante dos políticos. Como nunca tive nada a tratar lá, para mim pessoalmente nada disse.

Ele afirma que a deputada Lídice da Matta (PSB) e mais alguns aliados de Rui até que gostaram. Dizem no tititi que Maurício gostava de bisbilhotar a vida dos outros.

Em Seabra, o salário

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promete pagar até depois de amanhã os salários atrasados dos funcionários do Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, que estão sem receber desde outubro e fazem sucessivos protestos.

O HRC, junto com os hospitais de Juazeiro e Castro Alves, era administrado pela APMI, alvo da Operação Metástase. Por isso o governo teve de pedir autorização judicial para pagar.

Efeito Natal, o medo de agora

Os secretários da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e Leo Prates, de Salvador, estão receosos que os encontros familiares típicos do Natal acabem se tornando um propagador da Covid.

Leo Prates lembra que 15 dias após o São João, na primeira onda da pandemia, os números subiram consideravelmente, e agora o temor é que a história se repita. Se acontecer, será lá em meados de janeiro, em pleno pique do verão.

TCM impõe multa a morto

O TCM rejeitou as contas de 2018 do prefeito de João Dourado, Celso Loula (PT), especialmente por excesso de gasto com pessoal, e impôs uma multa de 70 mil, equivalente a 30% dos subsídios anuais do gestor.

Em tais casos, a oposição faz um carnaval, mas neste virou piada nas redes. Simples: Celsou Loula morreu de infarto em setembro, já candidato à reeleição.

Lá se diz sobre a multa: ‘Quero ver esse pagar’.

São Francisco mais triste. Covid levou nossa Dedeu

São Francisco do Conde, uma das estrelas do Brasil colonial no Recôncavo, viveu ontem um dia de intensa comoção. Após um mês internada no Hospital Espanhol, em Salvador, D. Valdelice do Nascimento dos Santos, a Professora Dedeu, 72 anos, líder do Comitê Salve o Convento, que briga pelo Convento de Santo Antônio, não resistiu. O radialista Átila Santana diz que a perda é irreparável.

– Na hora que a notícia chegou, chovia fino. Era como se os céus estivessem chorando. Ela não era santa, mas fazia as vezes. Ela só pensava no bem, vestir os nus, saciar a fome dos famintos e rezar pelos enfermos. Na festa dos 70, fez um pedido antecipado: quem quiser me dar presente traga um quilo de alimento. Encheu a casa.

REGISTROS

Divaldo e a paz 1

Divaldo Franco, líder espírita, que há 20 anos realiza no Campo Grande, sempre 19 de dezembro (no caso, sábado que vem), pertinho do Natal, o Movimento Você e a Paz, manteve a programação em 2020, logicamente adaptada aos tempos de pandemia. Vai ser on line pelas redes sociais da www.mansãodocaminho.com.br, com participações especiais de Ivete Sangalo e Carlinhos Brown.

Divaldo e a paz 2

Aliás, aos 92 anos, Divaldo Franco ostenta um currículo único: mais de 280 livros publicados, 103 traduzidos em outros idiomas, 22 mil conferências em 2.500 cidades de 71 países dos cinco continentes. A renda dos livros, que somam 12 milhões de exemplares, é toda para a Mansão do Caminho, a sua obra principal.

Patrimônio em debate

O Museu Eugênio Teixeira Leal/Fundação Econômico Miguel Calmon realiza hoje (16h de Brasília e 19h de Portugal) o VII Seminário sobre Educação Patrimonial. Com a palavra, a professora Maria de Fátima Nunes, coordenadora do doutorado e mestrado em história da Universidade de Évora, Portugal. A transmissão será pelo link bit.ly/3msFrL3.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco