Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 19 de abril de 2022 às 19:49 h | Autor:

Bolsonaro: ‘A eleição não pode ter o manto da suspeição’

Sem apresentar uma única prova Bolsonaro mais uma vez põe sob suspeita as eleições

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Presidente Jair Bolsonaro na solenidade do Dia do Exército
Presidente Jair Bolsonaro na solenidade do Dia do Exército -

Luis Barroso, ministro do STF, escreveu um belo capítulo na sua trajetória quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no período em que o presidente Bolsonaro mais disparou contra as instituições em geral e as urnas eletrônicas. E fez bonito pela resistência.

Até pensou-se que o assunto estava superado quando ontem, Dia do Exército, Bolsonaro voltou ao ataque;

— Não podemos ter eleições sob o manto da suspeição.

E ainda ressalvou: ‘Elas (as Forças Armadas) não mandam recado, sabem como proceder’. E listou momentos da história em que as Forças Armadas intervieram.

A questão: estamos a oito meses das eleições e como sempre sem apresentar uma única prova Bolsonaro põe sob suspeita as eleições (inclusa a que ele ganhou) com as urnas eletrônicas. A fala dele sugere que as Forças Armadas estão na espreita para entrar em cena. Será?

Blefe —Deputados baianos por nós consultados dizem que em Brasília não há o menor indício de golpe, nem o Brasil está ameaçado por comunistas e nem o processo eleitoral sob suspeita.

Se diz que vontade de dar um golpe Bolsonaro até tem, e já externou isso várias vezes. Mas a única ameaça que paira em Brasília sobre o jogo do poder é a possibilidade concreta do próprio Bolsonaro perder a reeleição, e logo para Lula, para ele a encarnação do diabo.

Aliás, é líquido e certo que Bolsonaro passa a sensação de que parou no tempo, ainda está na era da guerra fria, em que a ameaça comunista era sempre evocada para justificar as intervenções armadas.

Era tão apegado a tais convicções que abominava o toma lá dá cá típico da política e agora tanto faz. A outra questão: e se ele perder vai aceitar?

Na ilha, Vera Cruz e Itaparica unidos, só não sabem com quem

Publicamos ontem nota sob o título Divisão na ilha, dizendo que o prefeito de Itaparica, Zezinho (PTB), e de Vera Cruz Marcus Vinicius (MDB), estavam divididos, o primeiro com Jerônimo e o segundo com ACM Neto.

Nada disso. Marcus Vinicius diz que os dois estarão juntos, mas ainda não definiram ao lado de quem. Como ele é do MDB, vinha conversando muito com Geraldo Júnior, por recomendação do próprio ACM Neto.

— Quando estávamos embalando a conversa, Geraldo mudou de lado. Agora tenho que pensar duas vezes, até porque eu sou do MDB. Só é certo que eu e Zezinho estaremos juntos no mesmo palanque.

A definição fica para mais um pouco adiante.

Zé Nunes e o voto feirense

A ida do deputado federal Zé Nunes (PSD) para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico não agradou ao vereador Lulinha (UB), de Feira de Santana, que o apoiou em 2018 junto com três colegas, Pastor Valdemir (PV), Zé Curuca (UB) e Jurandy (PL), todos aliados de ACM Neto. Lulinha mandou da tribuna da Câmara:

– Aqui ele não vai subir em palanque com Jerônimo.

Vítimas do trânsito, o monumento na espera

‘O Monumento às Vítimas de Trânsito, o primeiro de uma série que a Federação Nacional de Detrans (Fenasdetran) vai implantar pelo país, estava prevista para domingo, o Dia Mundial para o dia 24, o domingo próximo, vai ter que esperar a chuva passar. A obra é uma parceria entre Conder, PM, Detran e Prefeitura de Salvador, mas a Desal mandou dizer que a área, no Dique do Tororó, em frente a Fonte Nova, onde vai ser instalado, está muito encharcada, inadequada para receber uma peça de quatro toneladas de concreto.

Antonio Conceição, o presidente da Fenasdetran, diz que a causa pode esperar.

Sinduscon dá o plá 1

Nestes tempos de retomada da economia a pleno vapor, o Sindicato da Indústria da Construção da Bahia (Sinduscon-BA) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) darão coletiva à imprensa dia 27 (quarta que vem, 16h), na sede do Sinduscon.

Sinduscon dá o plá 2

O encontro marca a passagem dos 70 anos do Sinduscon-Ba. O presidente Alexandre Landim, o do CBIC José Carlos Martins e a economista Ieda Vasconcelos farão um painel sobre o cenário da indústria da construção.

Ideia positiva

Laércio Santana (PSB), prefeito de Ibotirama, que é médico, baixou a ordem: a partir de agora as crianças que nascerem no Hospital Regional Velho Chico já vão levar na certidão de nascimento, feita lá mesmo, o tipo sanguíneo. A informação facilita a vida das pessoas, diz ele.

Sem futuro

Já Marcelinho Veiga, que trocou o PSB pelo UB acompanhando o sogr0 Marcelo Nilo (Republicanos), apresentou projeto que prevê gratuidade nos pedágios para quem tem mais de 60 anos. A ideia é boa, mas tal lei não alcançaria as rodovias federais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco