Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vascocelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 28 de dezembro de 2024 às 0:00 h | Autor:

Camaçari pede a Adolfo que a ajude contra a maldição da Tronox

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Camaçari pede a Adolfo que a ajude contra a maldição da Tronox
-

Já pensou uma indústria de pigmentos para plásticos, borrachas e afins instalada num local paradisíaco à beira do Oceano Atlântico, no comecinho do Litoral Norte baiano, um point que se consolida como atração turística vip?

Pois a indústria com cheiro de maldição tem nome, vários por sinal. Era Tibrás, passou para Millennium, depois Cristal e agora é Tronox, há mais de 60 anos sujando o trecho, o símbolo maior de tudo que não deve ser feito.

A gritaria é grande, não de agora. E esta semana um grupo de ambientalistas de Camaçari foi ao presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), pedir ajuda. De saída: pescadores de Buraquinho e Busca Vida dizem que no entorno do emissário submarino, a 3 km da fábrica, a vida marinha está morrendo e já não há mais peixes.

Rios mortos –Lá estavam Ana Maria Mandim, do AVP Centro de Estudos, Pesquisas e Ações Sócio-Ambientais de Camaçari, Maria José Rosas, do Instituto Arborize, Alderico Sena e Fernando Borba, da Oscip Rio Limpo/Movimento Rios Vivos e Juan Stefan, da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Camaçari.

Eles entregaram a Adolfo um documento listando as pedidas de Camaçari, logo de saída, a não renovação da licença ambiental da Tronox, mas também saneamento básico com a despoluição do Rio Capivara e da Bacia do Rio Joanes.

Diz Fernando Borba, que há muito briga pelo Joanes:

– É uma briga tão dura quanto justa. Só com a Tronox já são mais de 60 anos. Mas não vamos parar.

Colaborou: Marcos Vinicius

Ednaldo vence no Recôncavo

Por que Ednaldo Ribeiro (Republicanos), prefeito de Cruz das Almas, bolsonarista, aliado de ACM Neto, venceu a eleição para o Consórcio do Recôncavo, a instituição que pilota as ações regionais do governo, como as Policlínicas?

Na eleição realizada ontem em Castro Alves ele teve 10 votos contra sete de Renata Barros (PSD), prefeita eleita de Conceição do Almeida. Dizem que a articulação do governo falhou.

Produtores pedem rigor com os vendedores de cacau verde

Ademir Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico de Valença em despedida, e também, produtor rural, está sugerindo à Assembleia Legislativa que crie uma lei determinando que vendedor de cacau tenha que apresentar o Incra do imóvel produtor ao comprador.

Segundo ele, a questão é que tem muita gente roubando cacau verde e vendendo ainda com as polpas, sem secar, o que tem sido um inferno na banda norte da região cacaueira.

– Todo imóvel tem o Incra. A apresentação apenas vai justificar que o vendedor também é o produtor.

Ressalva ele que nenhum produtor vende o cacau sem secar, até porque ele verde como vem sendo vendido, é bem mais barato.

O cacau continua em alta, com a saca de 15 quilos cotada a R$ 850. O roubo verde é uma nova modalidade.

Na Alba, as mudanças (ou não)

Paulo Câmara (PSDB) já é deputado porque Pablo Roberto (PSDB), o titular, quis. Antecipou a renúncia para assumir o mandato de vice-prefeito de Feira de Santana. A rigor, ele poderia ficar deputado até o dia 31, terça próxima, como Jusmari Oliveira (PSD), que larga a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, no Estado, para assumir o lugar de Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa.

Três outros deputados tentaram ser prefeitos este ano e não conseguiram, Cláudia Oliveira (PSD) em Porto Seguro, Pancadinha (SD) em Itabuna e Raimundinho da JR (PL) em Dias D’Ávila.

Curioso: Cláudia e Pancadinha iniciaram 2024 liderando as pesquisas. É o velho dito, histórias mais importam como acabam do que como começam.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco