Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 08 de outubro de 2025 às 12:32 h | Autor:

Celso Sabino, mais uma pedra conturbando o caminho da direita

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quarta-feira, 8

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Lula e ministro do Turismo, Celso Sabino
Lula e ministro do Turismo, Celso Sabino -

Celso Sabino é de Belém do Pará, e lá já foi deputado estadual até 2018, quando se elegeu federal pelo PSDB e se reelegeu em 2022 pelo UB.

É ministro do Turismo, recebeu ordens de seu partido, o UB, para pedir demissão desde 19 de setembro. Até hoje não obedeceu.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ele até recebeu apoio dos colegas deputados, 46 dos 51 assinaram documento pedindo para ele ficar. Mas o presidente do partido, o pernambucano Antonio Rueda, junto com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, deu o ultimato: ou sai ou será expulso. O prazo é hoje.

O caso bate cá na Bahia. Rueda é o presidente do UB e ACM Neto o 1º vice. O terceiro vice é o deputado federal baiano Elmar Nascimento, e o 5º vice Ronaldo Caiado, o presidenciável de Neto. A questão é que Celso Sabino nem tchum.

NA ESPERA – Mês que vem acontece em Belém a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30. Era a hora de Sabino ter o momento de glória em casa, aí veio o UB, jogou areia na panela. Setores do governo já admitem: se ele for expulso arranja-se uma legenda amiga.

Em Brasília, as apostas são a de que Sabino será expulso, mas na sequência Rueda cai da presidência do UB.

O União Brasil é fruto da fusão do PSL, o partido que elegeu Bolsonaro em 2018, e o DEM. O primeiro presidente, o deputado federal Luciano Bivar, perdeu o posto para Rueda e não pára de atacá-lo, inclusive na acusação de receber propina para ceder diretórios. No conjunto da obra, Lula agradece.

Da Bahia, Lula leva maniçoba e a mariscada de Cachoeira

Na visita à Bahia amanhã, a terceira este ano, Lula vai a Camaçari e a São Roque, em Maragogipe, dar a ordem de serviço para a retomada do Estaleiro Enseada, que vai construir seis navios.

Até cogitou-se que ele iria almoçar em Cachoeira, degustando uma maniçoba e uma mariscada preparadas pela prefeita Eliana Gonzaga (PT) especialmente para a ocasião.

Mas à tarde, ontem, ela recebeu um telefonema do ministro Rui Costa dizendo que ele não iria mais a Cachoeira, mas faz questão da maniçoba e da mariscada, que vai levar.

Eliana diz que o momento é muito especial.

– A volta do Estaleiro de São Roque é coisa muito importante, impacta em toda a região. Nós aqui mesmo em Cachoeira estamos montando cursos do Senai para preparar jovens justamente para trabalharem lá.

Caso Paulão e seus mistérios

Além da morte de um jovem de 23 anos, fato que chocou toda Feira de Santana, o acidente que teve o ex-vereador Paulão do Caldeirão como protagonista inclui ingredientes que deixaram a polícia encucada. Na sacola que ele carregava, embriagado, havia vários dildos (pênis artificiais). Um dos policiais, entre os primeiros a chegar ao local do acidente, se disse particularmente perplexo.

Caso Binho Galinha trava a Alba. Sessão foi vapt vupt

O caso do deputado Binho Galinha (PRD), que está preso, travou o plenário da Alba ontem, uma terça-feira, quando os deputados mais atuam na Casa. Durou cinco minutos, aberta e fechada pelo deputado Samuel Júnior (Republicanos).

Hoje, a CCJ da Alba reúne-se às 10h, extraordinariamente, para dar início à apreciação do caso do ponto de vista da Alba. O presidente, deputado Robinson Almeida (PT) diz que em 72 horas o colegiado encaminhará um parecer para a mesa diretora da Alba avaliando os aspectos jurídicos e regimentais, dando ao acusado amplo direito de defesa, como manda a lei.

Detalhe: todos os oito membros titulares da CCJ confirmaram presença, uma raridade.

REGISTROS

Na pele do paciente

O Mundo Plaza Business Center vai ser palco amanhã do seminário Na Pele do Paciente, que a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB) realiza, também celebrando os seus 60 anos de existência. O foco é humanização, inovação e segurança, incluindo jornada oncológica.

VLT em debate

A Comissão de Infraestrutura da Alba realiza amanhã (14h) uma sessão externa. Vai ao Colégio Estadual Borges Barreto, em Paripe, para discutir VLT do Subúrbio para toda Salvador. A proposta é do deputado Robinson Almeida (PT).

Cuco, o passarinho

Cuco, o passarinho de 100 anos, é o livro infantil que a escritora Celina Bezerra lança dia 19 (15h30) na Livraria LDM do Shopping Bela Vista. Diz ela que a obra ensina as crianças sobre a importância do tempo e também a valorização dos mais velhos, tornando a vida mais leve e mais sábia.

Arerê no oeste

O caso de Wanderley Castro (Republicanos), governador de Tocantins afastado do cargo por seis meses pelo STJ, acusado de corrupção, repercute intensamente no oeste baiano. Explica-se: é mais perto de lá do que de Salvador.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco