Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Com colaboração de Marcos Vinicius

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 6:20 h | Autor:

Com Lula, PDT ficou meio lá, meio cá, mas na Bahia nada muda

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Carlos Lupi foi demitido na última semana
Carlos Lupi foi demitido na última semana -

E com a demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, consequência do roubo contra aposentados, como fica o partido?

Com a palavra o deputado federal Félix Mendonça Jr, presidente do partido na Bahia:

– Na Câmara, a posição é de independência. Se nas reuniões da base governistas formos convidados, iremos. Se não, não. Mas é certo que na Bahia nada muda.

Semana passada Félix selou com Jerônimo acordo para integrar a base aliada, o que significou o rompimento com Bruno Reis, que tem a vice-prefeita Ana Paula e o deputado federal Leo Prates aliados, mas integrando o partido.

O que os dois farão? É certo que permanecem aliados de ACM Neto. Leo, que no próximo ano vai disputar a reeleição, provavelmente mudará de partido. Ana Paula mudará a hora que quiser.

Prefeitos – O substituto de Lupi, Wolney Queiroz, ex-deputado por Pernambuco e filiado, nada diz aos 17 deputados, mas os três senadores (Ana Paula Lobato e Weverton Rocha, ambos do Maranhão, e Leila Barros, do DF), tomaram outra posição: fecham com Lula.

Se em Brasília dá nessa de ficar meio lá, meio cá, no cenário baiano a coisa é outra. A maioria dos oito prefeitos do partido, como Heldinho Macedo, de Euclides da Cunha, vibrou. Ele diz que isso tira o PDT do ‘marasmo da oposição’.

De quebra, o partido entra em cena como uma das alternativas para acomodar os insatisfeitos com a união com o UB, que estão arrumando as malas.

A chuva que tanto transtorno causa, no sertão é uma benção

Sempre atenta aos movimentos climáticos do sertão, a deputada Fátima Nunes (PT) diz que a chuvarada dos últimos dias bateu forte no litoral, com Salvador inclusa, e no Recôncavo, mas no sertão nem tanto. Não choveu em todo lugar.

– Os prefeitos do sertão fizeram uma vistoria acompanhados da Defesa Civil. Eles querem decretar a emergência por lugar, por município, porque a chuva não tem sido integral. Em alguns lugares ela causa estragos, noutros é a chuva normal de inverno. Mas está tudo sob controle.

O deputado Laerte de Vando (Pode), que é de Monte Santo, sertão pleno, vai na mesma pegada.

– A chuva deu para captar um pouco de água, não muita. Mas foi o suficiente para renovar a comida dos animais.

Ou seja, onde está tudo bem choveu demais, onde muito precisa, nem tanto.

Jéfi Zavarize, a gaúcha que se abaianou e adotou Jauá

Gaúcha com 20 anos morando na Bahia, Jéfi Zavarize é formada em arquitetura e design de interiores; há quatro anos começou a pintar e em 2022 tomou a decisão: adotou o pincel em definitivo. É ela a bola da vez esta semana no salão de entrada da Alba, com 20 obras de três coleções, todas têm a ver, ressalva da própria, com ‘terra e natureza’.

– Embora a minha arte seja intuitiva, ela é abstrata, com traços aleatórios. Isso remete a minha infância, o tempo em que eu vivia na roça.

O ateliê dela é em Jauá, Camaçari, onde tem mais de 100 telas feitas com tinta acrílica sobre telas de pano. Jéfi diz que gasta dois dias para fazer uma, mas se diz satisfeita.

– É o meu projeto. Agora sou 100% da arte.

Taquígrafos com Ivana

O Dia do Taquígrafo é 3 de maio e os taquígrafos da Assembleia celebraram a passagem da data (sábado passado) homenageando a presidente da Casa, a deputada Ivana Bastos (PSD).

Eles presentearam Ivana com livro reunindo discursos dela de 2011 até a posse como presidente, com prefácio do senador Otto Alencar (PSD).

– Os taquígrafos fazem a nossa história. Obrigada por dividirem o dia a dia com a gente.

REGISTROS

Em Monte Gordo

Passadinha, uma via de acesso a Monte Gordo, em Camaçari, tem um riachinho que sempre enche quando chove, travando a passagem, mas na última chuvarada subiu demais. Quando viu, Adauto Bimba, morador lá, deu um grito:

– Ai, meu Deus! As mudanças climáticas já chegaram por aqui!

Valente em Portugal

Ginecologista especializado em saúde metabólica e longevidade, o Dr. Jorge Valente (é só homônimo do que dá nome ao hospital), fica até sábado entre Porto e Lisboa, em Portugal, na Academia Menopausa Experience. Foi a convite da farmacêutica Fagron Ibérica, que organiza o evento. Vai contar as últimas novidades na área.

Franklin e Roque

Franklin Maxado, um dos arautos do cordel na Bahia, lança hoje (17h) na Sala de Cinema Walter da Silveira, Biblioteca dos Barris, o cordel Com Roque na mão e uma ideia na cabeça, Glauber fez os filmes. É uma homenagem ao cineasta Roque Araújo, parceiro de Glauber Rocha.

Feira e turismo

Jerônimo vai estar em Feira de Santana hoje de novo. Às 9h, participa do 2º Seminário Gestão em Turismo na Bahia, no Centro de Convenções de lá.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco