Com Lula, PDT ficou meio lá, meio cá, mas na Bahia nada muda
Confira a coluna de Levi Vasconcelos

E com a demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, consequência do roubo contra aposentados, como fica o partido?
Com a palavra o deputado federal Félix Mendonça Jr, presidente do partido na Bahia:
– Na Câmara, a posição é de independência. Se nas reuniões da base governistas formos convidados, iremos. Se não, não. Mas é certo que na Bahia nada muda.
Semana passada Félix selou com Jerônimo acordo para integrar a base aliada, o que significou o rompimento com Bruno Reis, que tem a vice-prefeita Ana Paula e o deputado federal Leo Prates aliados, mas integrando o partido.
O que os dois farão? É certo que permanecem aliados de ACM Neto. Leo, que no próximo ano vai disputar a reeleição, provavelmente mudará de partido. Ana Paula mudará a hora que quiser.
Prefeitos – O substituto de Lupi, Wolney Queiroz, ex-deputado por Pernambuco e filiado, nada diz aos 17 deputados, mas os três senadores (Ana Paula Lobato e Weverton Rocha, ambos do Maranhão, e Leila Barros, do DF), tomaram outra posição: fecham com Lula.
Se em Brasília dá nessa de ficar meio lá, meio cá, no cenário baiano a coisa é outra. A maioria dos oito prefeitos do partido, como Heldinho Macedo, de Euclides da Cunha, vibrou. Ele diz que isso tira o PDT do ‘marasmo da oposição’.
De quebra, o partido entra em cena como uma das alternativas para acomodar os insatisfeitos com a união com o UB, que estão arrumando as malas.
A chuva que tanto transtorno causa, no sertão é uma benção
Sempre atenta aos movimentos climáticos do sertão, a deputada Fátima Nunes (PT) diz que a chuvarada dos últimos dias bateu forte no litoral, com Salvador inclusa, e no Recôncavo, mas no sertão nem tanto. Não choveu em todo lugar.
– Os prefeitos do sertão fizeram uma vistoria acompanhados da Defesa Civil. Eles querem decretar a emergência por lugar, por município, porque a chuva não tem sido integral. Em alguns lugares ela causa estragos, noutros é a chuva normal de inverno. Mas está tudo sob controle.
O deputado Laerte de Vando (Pode), que é de Monte Santo, sertão pleno, vai na mesma pegada.
– A chuva deu para captar um pouco de água, não muita. Mas foi o suficiente para renovar a comida dos animais.
Ou seja, onde está tudo bem choveu demais, onde muito precisa, nem tanto.
Jéfi Zavarize, a gaúcha que se abaianou e adotou Jauá
Gaúcha com 20 anos morando na Bahia, Jéfi Zavarize é formada em arquitetura e design de interiores; há quatro anos começou a pintar e em 2022 tomou a decisão: adotou o pincel em definitivo. É ela a bola da vez esta semana no salão de entrada da Alba, com 20 obras de três coleções, todas têm a ver, ressalva da própria, com ‘terra e natureza’.
– Embora a minha arte seja intuitiva, ela é abstrata, com traços aleatórios. Isso remete a minha infância, o tempo em que eu vivia na roça.
O ateliê dela é em Jauá, Camaçari, onde tem mais de 100 telas feitas com tinta acrílica sobre telas de pano. Jéfi diz que gasta dois dias para fazer uma, mas se diz satisfeita.
– É o meu projeto. Agora sou 100% da arte.
Taquígrafos com Ivana
O Dia do Taquígrafo é 3 de maio e os taquígrafos da Assembleia celebraram a passagem da data (sábado passado) homenageando a presidente da Casa, a deputada Ivana Bastos (PSD).
Eles presentearam Ivana com livro reunindo discursos dela de 2011 até a posse como presidente, com prefácio do senador Otto Alencar (PSD).
– Os taquígrafos fazem a nossa história. Obrigada por dividirem o dia a dia com a gente.
REGISTROS
Em Monte Gordo
Passadinha, uma via de acesso a Monte Gordo, em Camaçari, tem um riachinho que sempre enche quando chove, travando a passagem, mas na última chuvarada subiu demais. Quando viu, Adauto Bimba, morador lá, deu um grito:
– Ai, meu Deus! As mudanças climáticas já chegaram por aqui!
Valente em Portugal
Ginecologista especializado em saúde metabólica e longevidade, o Dr. Jorge Valente (é só homônimo do que dá nome ao hospital), fica até sábado entre Porto e Lisboa, em Portugal, na Academia Menopausa Experience. Foi a convite da farmacêutica Fagron Ibérica, que organiza o evento. Vai contar as últimas novidades na área.
Franklin e Roque
Franklin Maxado, um dos arautos do cordel na Bahia, lança hoje (17h) na Sala de Cinema Walter da Silveira, Biblioteca dos Barris, o cordel Com Roque na mão e uma ideia na cabeça, Glauber fez os filmes. É uma homenagem ao cineasta Roque Araújo, parceiro de Glauber Rocha.
Feira e turismo
Jerônimo vai estar em Feira de Santana hoje de novo. Às 9h, participa do 2º Seminário Gestão em Turismo na Bahia, no Centro de Convenções de lá.