Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 17 de April de 2024 às 0:00 h | Autor:

Com o cenário sorridente para a pecuária, Jerônimo turbina a Adab

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Com o cenário sorridente para a pecuária, Jerônimo turbina a Adab
-

Jerônimo Rodrigues é o primeiro agrônomo tornar-se governador da Bahia e está olhando pro rabo, está correspondendo as expectativas do setor, segundo Paulo Sérgio Menezes Luz, o diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Paulo Sérgio também é agrônomo e mais que isso, foi colega de turma de Jerônimo. Ele conta que agora em junho, após 20 anos, a Adab realiza concurso para preencher 160 vagas. E cita que isso é muito importante num momento em que a pecuária dá os primeiros passos de uma guinada histórica.

—Dia 30 próximo acaba o prazo para nossa última vacinação contra a febre aftosa. Logo de cara os produtores poupam R$ 100 milhões, que é o custo da vacina. Depois vamos passar mais um ano em observação até a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) dar o ok. É um salto gigantesco. 68 países do mundo não compram nossa carne por causa da vacinação.

Multa —Paulo Sérgio adverte aos pecuaristas: quem não vacinar seus rebanhos (bovinos e bubalinos) a multa é pesada, R$ 100 por cabeça. A Bahia tem 13.200 criadores com um rebanho de 13 milhões de cabeças.

O reforço da Adab, segundo ele, porque ainda há um longo caminho a seguir. O Brasil ainda fica com cinco estados com vacinação, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco, até 2026, quando também se livrarão.

— Isso é bom também para a agricultura. Muitos não compram nossos produtos com medo da aftosa passar através de frutas verduras. Se livrar disso é uma dádiva.

Colaborou Marcos Vinicius

Em Juazeiro chuva forte vai de cabo a rabo, da caatinga à política

Eis que o deputado Zó (PCdoB) vai entrando na Assembleia e a alguém pergunta:

— E como vai o clima lá por Juazeiro, Zó?

— Uma maravilha! A Barragem de Sobradinho está com 82% da capacidade, a caatinga está verdinha, o bode e o carneiro engordando...

— Eu tô falando é do clima político, amigo.

— Ah, bom. Lá também o que não falta é candidato.

E citou uma lista de 13 pretendentes para enfrentar a prefeita Suzana Ramos (PSDB), que está muito desgastada: além dele, o também deputado estadual Roberto Carlos (PV), o ex-prefeito Isaac Carvalho (PT), Josep Bandeira (PSB), Andrey (MDB), Márcio Jandir (PP), Ribeiro (Avante), Pedro Alcântara (PSD), Coronel Anselmo (PSD), Tom Zé (PT), Célia Regina (Agir), Gleydson Medradro (Agir) e Josué da Jota (Agir).

Viu? Lá é tempestade na caatinga e na política

Pablo diz que vai até o fim

E já que o papo é de Feira, abordado ontem na Assembleia sobre o interesse de Jerônimo em conversar com ele para um eventual apoio a Zé Neto, o deputado Pablo Roberto (PSDB) foi incisivo:

— Se a conversa visa atender aos interesses da população de Feira, estou disponível. Mas se para eu recuar coma candidatura, não há possibilidade alguma.

A questão é saber como ficaria ele num 2º turno.

E Zé Ronaldo faz a festa sem Colbert e ACM Neto

Publicamos ontem que feirenses foram alijados dos discursos no lançamento da candidatura do deputado Zé Neto (PT). Não é verdade, vários discursaram, o primeiro deles a presidente da Câmara, Eremita Mota (PV).

Mas o fato do dia ontem em Feira de Santana foi o ato promovido por Zé Ronaldo (UB), com um detalhe, o prefeito Colbert Martins (MDB) e ACM Neto, o principal líder da oposição na Bahia, não foram convidados.

Ronaldo promete uma grande festa comlideranças estaduais e nacionais no lançamento da pré-candidatura, mas lá se diz que de Colbert ele foge dos altos índices de rejeição e de ACM Neto se vingou, porque em 2022 foi alijado da vice.

Assuntos relacionados

Agrônomo Bahia expectativas governador Paulo Sérgio Menezes Luz setor

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco