Com o dinheiro caindo, prefeitos estão à beira do ataque de nervos
Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta terça-feira
Habitualmente prefeitos sempre usam o último repasse do FPM no mês, o do fim, para pagar salários. Deu errado. Houve uma queda de 7,5%, eles deixaram para completar agora, na primeira parcela de setembro, piorou. Veio 30% a menos se comparado com o mês anterior.
Foi por conta disso que a UPB, a União dos Municípios da Bahia, fez ontem uma reunião em caráter emergencial e reuniu 130 prefeitos. Eles vão fazer nova marcha a Brasília dias 3 e 4 de outubro para pedir socorro.
Quinho de Belo Campo (PSD), o presidente da UPB, diz que o cenário é muito ruim.
— Os prefeitos e prefeitas não estão conseguindo honrar os seus compromissos e não há perspectivas de soluções imediatas
Reeleição —Eles atribuem as dificuldades ao efeito da Covid, em dois flancos. Durante a pandemia, com as escolas fechadas, as despesas foram bem menores. Além disso, a retirada do imposto da gasolina, o ICMS, um dos componentes do FPM, mais os próprios prejuízos gerados pela retração de alguns setores da economia, como a indústria automobilística em geral, que ainda não se recuperou, como as causas principais.
Outro detalhe perturba a vida dos executivos, a eleição de 2024. Muitos já estão atrasando salários e um deles, apto a disputar a reeleição ano que vem, como a maioria, admite que ainda não sabe se vai.
— E o povo quer saber lá de queda nos repasses? Nós é que pagamos o pato, ficamos com a culpa de maus gestores, sem ter culpa.
Mucugê perde Tácio Medrado
Mucugê, na Chapada Diamantina, também não teve muito o que festejar no 7 de setembro. O patriarca da família Medrado, três vezes prefeito, Tácio Medrado Mattos, morreu aos 95 anos em Salvador.
Figura muito querida, Tácio era filho do Coronel Horácio de Mattos, lendária figura da Chapada Diamantina. A ele se atribui o crédito da construção da Barragem do Apertado, que fez o município tornar-se celeiro na produção de batata.
Sinduscon e Sinjorba juntos
Alexandre Landim, presidente do Sindicato da Construção (Sinduscon-Ba) e Moacyr Neves, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), firmaram parceria para a recuperação da sede do Sinjorba, no Edifício Bráulio Xavier.
O Sinduscon comprou todo o material da obra, que ficará a cargo da CNS Instalações & Projetos. Dizem entre jornalistas que é a parceria entre capital e trabalho.
Cairu de luto por Peleteiro
Cairu, a capital do Morro de São Paulo, um dos grandes destinos turísticos da Bahia, fechou o feriadão do 7 de setembro de luto. Domingo morreu o empresário Manoel Peleteiro, 71 anos, filho de Salvador, que foi prefeito lá de 1997 a 2003, dois mandatos consecutivos.
Hildécio Meirelles (UB), o prefeito atual, lamentou:
— Tive a honra de conviver com ele como amigo e como político. É uma grande perda.
Nelson Rufino faz 81 anos. E Edil: ‘Merece muito mais’
Nelson Rufino, arauto top do samba na Bahia, c0-autor de sucessos memoráveis, como “Todo menino é um rei” (com Zé Luiz), completa 81 anos hoje, e o melhor, em plena atividade.
Edil Pacheco, amigo de sempre, vezes parceiro, que chama Nelson de ‘Tio’, diz que ele é linha de frente na cultura baiana:
— A Bahia tem esse patrimônio. O Tio é o fino do samba. E está imitando os vinhos, quanto mais envelhece, fica melhor.
Esta semana, Nelson Rufino será destaque na programação da TVE e da rádio Educadora FM. Ele aparece numa sucessão de eventos ao lado de parceiros como Roberto Ribeiro, Walmir Lima, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
REGISTROS
Culinária turística 1
Santa Cruz Cabrália, palco da celebração da 1ª Missa no Brasil pelo Frei Henrique de Coimbra, realiza até domingo o seu Festival Gastronômico Temperos. São 41 pratos de 27 restaurantes inscritos. ‘O ar fica com cheiro de moqueca’. segundo Ivo Diniz, soteropolitano que lá esteve. O evento é patrocinado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae e Senac.
Culinária turística 2
Dos 51 nichos turísticos postos no mercado, a culinária é sempre fundamental, segundo o secretário de Turismo baiano, Maurício Bacelar. O nosso acarajé, por exemplo, nesse universo é estrela top. Tem gente que vem só para degustá-lo.
Novo aeroporto
E por falar em Cabrália, o trade acha que está com a faca e o queijo para turbinar o turismo lá. A Seinfra e a BahiaInvest apresentaram na Bovespa o projeto do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento. Ele vai ser lá. O leilão acontece dia 27.
Fogo na Flor
E por falar em turismo, a pousada Flor de Pitaya, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, pegou fogo na manhã de sábado. Hóspedes e funcionários se uniram e com baldes e extintores controlaram o fogo.