Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 23 de setembro de 2025 às 8:15 h | Autor:

E a PEC da Blindagem embolada com anistia aduba a polarização

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta terça-feira, 23

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Sessão da Câmara dos Deputados.
Sessão da Câmara dos Deputados. -

A configuração do jogo político polarizado é mais ou menos assim: quem é do meu lado é santo, quem é contra é o diabo, quem mudou de lá pra cá é regenerado e quem foi de cá pra lá, degenerado.

É mais ou menos esse o cenário que vivemos, hoje, no Brasil na polarização raivosa entre esquerda e direita. Aí, no meio do tiroteio, emerge a PEC da Blindagem, já rebatizada “da Bandidagem”.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Joyce Hasselman, jornalista que se elegeu deputada em 2018 no embalo do bolsonarismo e hoje é dissidente, foi às redes protestar:

– Eu sou de direita e essa pauta contra a corrupção não é da esquerda. É pauta de quem é decente. Vamos tomar vergonha na cara, gente. Ontem vi nas manifestações o pessoal tentando colar como pauta da esquerda. Não, não, não... Quem é contra a corrupção é contra a corrupção de qualquer um. Essa PEC da Blindagem é para quem foi, é ou pretende ser corrupto.

NO FAROL – Nas manifestações pró-anistia de Bolsonaro e cia no Farol da Barra, no 7 de setembro, a pauta era única. Domingo, no mesmo cenário, era contra a anistia e também a PEC da Blindagem.

Como, se 12 deputados do PT votaram a favor? Dos 39 baianos 22, a maioria, também. E grande parte de opositores do governo, que na PEC ficaram iguais.

Mas,objetivamente, há gente séria no centro, na direita e na esquerda, como corruptos nos três lados. A questão é que honestidade todos pregam, mas para quem quer se eleger bom fica favor. É por aí que Joice quer separar joio do trigo.

No Conexão CNM, os prefeitos aprendem a não perder dinheiro

Você já viu algum evento que reúne prefeitos e tem quase nada de política? Pois tem. E acontece, desde ontem e até hoje, no Centro de Convenções de Salvador. É o Conexão CNM, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apoio UPB.

O evento, eminentemente técnico, ensina prefeitos a elaborar projetos para chamar dinheiro. Muitos perdem muito por ignorância. Fala Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí e presidente da UPB:

– A importância disso é justamente capacitar gestores sobre como captar e aplicar recursos de forma racional.

Fala Paulo Ziulkoski, presidente da CNM:

– Estamos treinando 1.700 pessoas em 12 áreas degestão. A proposta é discutir avanços e desafios. Já é a 6ª edição do Conexão CNM, e a Bahia tem uma vantagem: foi a maior participação até agora.

Carlos, da Fieb para o Brasil

Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), participa,hoje e amanhã,no Rio de Janeiro, da Rio Construção Summit 2025, um dos mais importantes eventos da construção civil no País, promovido pelo Sinduscon-RJ e Firjan. Detalhe: ele participará do debate Federações das Indústrias em Diálogo: a Construção como Estratégia de Desenvolvimento do Brasil representando todas as federações nacionais.

Frederico Gustavo, o herói reverenciado e pouco citado

Sabe o nome da rua daquele belíssimo bambuzal que adorna a chegada ao Aeroporto de Salvador? É Frederico Gustavo dos Santos. Ele era aviador, 2º tenente da Força Aérea Brasileira, baiano que foi combater na 2ª Guerra Mundial, Itália, aos 20 anos. E após cumprir várias missões como piloto de caça, morreu vítima de um bombardeio que atingiu o avião dele, no chão.

Pois é Frederico Gustavo, cujos restos mortais estão no Monumento aos Mortos na 2ª Guerra, no Rio, que conecta Salvador na 2ª Conferência Nacional de Direito Militar, quinta e sexta no auditório da UniFTC, em Salvador, promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Militar (IBDM). Magistrados e militares predominam no evento.

REGISTROS

Vinho na mesa

A cadeia produtiva do vinho na Bahia é a pauta de hoje (10h) em sessão conjuntadas comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo e da Agricultura da Alba. Manoel Rocha(UB),presidente da Agricultura, diz que no agro o cultivo de uva tem lugar de honra. É dos que mais crescem.

Questão portuária

Gabriel Nunes (PSD), deputado federal, deixou Brasília lá e veio conversar cá. Fará, quinta (9h), audiência pública para discutir o Sistema Portuário Brasileiro. Na Bahia, só tem os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu e a queixa é grande, principalmente com a logística para chegar até eles.

Folia em Catu

Catu realizará, de sexta a domingo, a Micareta 2025, aberta por Leo Santana no mix de artistas da largada. Entre as atrações, estão Timbalada, Igor Kannário, Cheiro de Amor e LaFúria.

100% infernal

O bar 100% Flamengo, na Av. Ceará, bairro Brasil, em Vitória da Conquista, point tradicional da torcida rubro-negra carioca, foi arrombado na madrugada de sexta, levaram uma tevê, um som, R$ 1,5 mil, bebidas e cigarros. Dizem nas redes que o dono, Uelton Santos Lima, viveu um dia 100% infernal.

COLABOROU: MARCOS VINICIUS

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco