E a PEC da Blindagem embolada com anistia aduba a polarização
Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta terça-feira, 23

A configuração do jogo político polarizado é mais ou menos assim: quem é do meu lado é santo, quem é contra é o diabo, quem mudou de lá pra cá é regenerado e quem foi de cá pra lá, degenerado.
É mais ou menos esse o cenário que vivemos, hoje, no Brasil na polarização raivosa entre esquerda e direita. Aí, no meio do tiroteio, emerge a PEC da Blindagem, já rebatizada “da Bandidagem”.
Joyce Hasselman, jornalista que se elegeu deputada em 2018 no embalo do bolsonarismo e hoje é dissidente, foi às redes protestar:
– Eu sou de direita e essa pauta contra a corrupção não é da esquerda. É pauta de quem é decente. Vamos tomar vergonha na cara, gente. Ontem vi nas manifestações o pessoal tentando colar como pauta da esquerda. Não, não, não... Quem é contra a corrupção é contra a corrupção de qualquer um. Essa PEC da Blindagem é para quem foi, é ou pretende ser corrupto.
NO FAROL – Nas manifestações pró-anistia de Bolsonaro e cia no Farol da Barra, no 7 de setembro, a pauta era única. Domingo, no mesmo cenário, era contra a anistia e também a PEC da Blindagem.
Como, se 12 deputados do PT votaram a favor? Dos 39 baianos 22, a maioria, também. E grande parte de opositores do governo, que na PEC ficaram iguais.
Mas,objetivamente, há gente séria no centro, na direita e na esquerda, como corruptos nos três lados. A questão é que honestidade todos pregam, mas para quem quer se eleger bom fica favor. É por aí que Joice quer separar joio do trigo.
No Conexão CNM, os prefeitos aprendem a não perder dinheiro
Você já viu algum evento que reúne prefeitos e tem quase nada de política? Pois tem. E acontece, desde ontem e até hoje, no Centro de Convenções de Salvador. É o Conexão CNM, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apoio UPB.
O evento, eminentemente técnico, ensina prefeitos a elaborar projetos para chamar dinheiro. Muitos perdem muito por ignorância. Fala Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí e presidente da UPB:
– A importância disso é justamente capacitar gestores sobre como captar e aplicar recursos de forma racional.
Fala Paulo Ziulkoski, presidente da CNM:
– Estamos treinando 1.700 pessoas em 12 áreas degestão. A proposta é discutir avanços e desafios. Já é a 6ª edição do Conexão CNM, e a Bahia tem uma vantagem: foi a maior participação até agora.
Carlos, da Fieb para o Brasil
Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), participa,hoje e amanhã,no Rio de Janeiro, da Rio Construção Summit 2025, um dos mais importantes eventos da construção civil no País, promovido pelo Sinduscon-RJ e Firjan. Detalhe: ele participará do debate Federações das Indústrias em Diálogo: a Construção como Estratégia de Desenvolvimento do Brasil representando todas as federações nacionais.
Frederico Gustavo, o herói reverenciado e pouco citado
Sabe o nome da rua daquele belíssimo bambuzal que adorna a chegada ao Aeroporto de Salvador? É Frederico Gustavo dos Santos. Ele era aviador, 2º tenente da Força Aérea Brasileira, baiano que foi combater na 2ª Guerra Mundial, Itália, aos 20 anos. E após cumprir várias missões como piloto de caça, morreu vítima de um bombardeio que atingiu o avião dele, no chão.
Pois é Frederico Gustavo, cujos restos mortais estão no Monumento aos Mortos na 2ª Guerra, no Rio, que conecta Salvador na 2ª Conferência Nacional de Direito Militar, quinta e sexta no auditório da UniFTC, em Salvador, promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Militar (IBDM). Magistrados e militares predominam no evento.
REGISTROS
Vinho na mesa
A cadeia produtiva do vinho na Bahia é a pauta de hoje (10h) em sessão conjuntadas comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo e da Agricultura da Alba. Manoel Rocha(UB),presidente da Agricultura, diz que no agro o cultivo de uva tem lugar de honra. É dos que mais crescem.
Questão portuária
Gabriel Nunes (PSD), deputado federal, deixou Brasília lá e veio conversar cá. Fará, quinta (9h), audiência pública para discutir o Sistema Portuário Brasileiro. Na Bahia, só tem os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu e a queixa é grande, principalmente com a logística para chegar até eles.
Folia em Catu
Catu realizará, de sexta a domingo, a Micareta 2025, aberta por Leo Santana no mix de artistas da largada. Entre as atrações, estão Timbalada, Igor Kannário, Cheiro de Amor e LaFúria.
100% infernal
O bar 100% Flamengo, na Av. Ceará, bairro Brasil, em Vitória da Conquista, point tradicional da torcida rubro-negra carioca, foi arrombado na madrugada de sexta, levaram uma tevê, um som, R$ 1,5 mil, bebidas e cigarros. Dizem nas redes que o dono, Uelton Santos Lima, viveu um dia 100% infernal.
COLABOROU: MARCOS VINICIUSSiga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.