E a Petrobras começa dar adeus à Bahia, onde o petróleo era nosso
Diz a história que em 2 de julho de 1948, dois dias antes de morrer, o escritor Monteiro Lobato, em sua última entrevista, declarou: ‘O petróleo é nosso’. Fazia coro com os que defendiam a exploração do petróleo no Brasil, descoberto no Lobato, em Salvador, três anos antes, por brasileiros. Aí estava o embrião da Petrobras.
Se o poço do Lobato não era comercial, a Bahia tinha outros potenciais, especialmente na região de Alagoinhas. Agora, a Petrobras anuncia que está tirando o time. Vai vender 28 campos em 10 municípios, de onde se extraem 30 mil barris por dia, o que dá algo em torno de R$ 2 bilhões por ano.
No conjunto, segundo Radiovaldo Costa, diretor licenciado do Sindipetro (é candidato a prefeito em Alagoinhas), são 3.200 funcionários, 700 concursados e 2.500 terceirizados.
Perdas — Eles estão espalhados pelos municípios de Alagoinhas, Esplanada, Araçás, Cardeal da Silva, Entre Rios, Catu, Pojuca, Mata de São João, Candeias e São Francisco do Conde. Diz Radiovaldo que os concursados a Petrobras será obrigada a transferir para Rio de Janeiro ou São Paulo e estimular aposentadorias.
– As novas empresas, muitas delas já conhecidas, trabalham com bem menos gente, pagam menos e às vezes suprimem até direitos. A Bahia só tem a perder.
Pois é. A exploração petrolífera que começou na Bahia segue mais de meio século depois assim, com a sensação de que o petróleo era nosso.
Em Santo Antonio, uma briga que mistura terremoto e lama
Num mix de sete candidatos a campanha eleitoral em Santo Antonio de Jesus polarizou entre o prefeito Rogério Andrade (PSD) e o empresário Genival Deolino (PSDB), mas a disputa virou tipo vale-tudo que chega bem ao hilário.
Rogério disse num vídeo, referindo-se ao terremoto que atingiu o Vale do Jequiriçá, que é vizinho colado de Santo Antonio:
— Vocês sentiram esse tremor aí? Foi uma marretada que eu dei no 45 (o número de Genival, ele é 55)!
Foi bombardeado por estar brincando com fenômenos da natureza que atinge gente. Esta semana, Genival foi a um povoado num dia chuvoso. Chão enlameado, botaram um tapete no lugar que ele pisava. Pronto, furdunço feito. O povo podia ficar na lama, ele não.
Rogério começou a campanha favorito absoluto, mas agora nem tanto. O jogo lá está trincado.
Michelle dá apoio a Jotinha
O humorista Jotinha, de Elísio Medrado, que ganhou fama por suas tiradas engraçadas nas redes, está internado num hospital particular de Santo Antônio de Jesus, na UTI, entubado com a Covid, sem condições de transferido e pagando uma alta diária, ganhou solidariedade pelo Brasil afora.
Ontem, o apoio veio de Michelle Bolsonaro, primeira-dama. Faz coro com os cantores Kevi Jonny, Daniel Vieira, banda Papazoni e os humoristas Tiririca, Tirullipa e Dum Ice.
Mesmo cassado Marcell diz que está ‘firme e forte’
Cassado pelo TSE, acusado de usar a castração de animais também como propaganda antecipada, o deputado Marcell Moraes (PSDB), que só está no mandato enquanto a justiça não ofi cializa a Assembleia, se disse perseguido, que a luta continua e que ainda será governador. Ontem ele dizia estar muito bem e afirmou:
— Estou firme e forte! Avante na luta!
Mas na Alba, nas redes dos funcionários, há muita gente festejando. Em março do ano passado, Marcell fez estardalhaço dizendo que invadiram o gabinete dele e roubaram celuares e computadores. Constatou-se que foi um segurança obedecendo os protocolos da casa quando encontra o gabinete com as portas abertas, como no caso. Os servidores dizem que faltou bom senso. E não o perdoam.
Esse Trump...
Viu essa do Donald Trump, o presidente dos EUA? Entrou na justiça em todos os estados em que ele está perdendo. Só está bem onde ele ganhou? Coisa de ditador.
Amab x Salomão
A juíza Natir Dantas, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, soltou nota defendendo o juiz eleitoral de Vitória da Conquista, Cláudio Augusto Daltro de Freitas, que foi atacado por David Salomão, candidato a prefeito pelo PRTB. Num vídeo, ele diz que se o magistrado quer ter moral tem que ser igual a ele.
Voto crítico
O PSTU, partido de esquerda, soltou nota dizendo que em Salvador dá um ‘apoio crítico’ a Hilton Coelho, do PSOL, também de esquerda. A ressalva: ‘O programa do partido (o PSOL) não rompe com o sistema capitalista’. Na mesma linha do PSTU tem o PCO, cujo candidato é Rodrigo Pereira.
Ferro da agonia
Moradores de Mocó e Bocaina, em Piatã, divulgaram um protesto (mais uma vez, ressalte-se) contra a empresa Brazil Iron, que extrai ferro na área. Eles dizem que o ar é poluído por pó de ferro, ataca eles e as nascentes dos rios. Gritam, gritam e ninguém faz nada.