Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 30 de agosto de 2025 às 9:45 h | Autor:

E a população de Salvador caiu mesmo? Há controvérsias, mas vá lá

Confira a coluna de Levi Vasconcelos deste sábado, 30

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Segundo o IBGE, a população de Salvador, hoje é estimada em 2.564.204 habitantes
Segundo o IBGE, a população de Salvador, hoje é estimada em 2.564.204 habitantes -

Diz o IBGE que a população de Salvador, hoje estimada em 2.564.204 habitantes, diminuiu em quase cinco mil habitantes. Será que caiu mesmo?

A pergunta aí vem do leitor Adriano Ribeiro, morador do Largo 2 de Julho, que se diz desconfiado das estimativas do IBGE.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Mariana Viveiros, chefe de disseminação de informações do IBGE, diz que sim e atribui o fato a migração para municípios como Lauro de Freitas e Camaçari.

A mudança seria motivada pela busca de melhor qualidade de vida. Mas as desconfianças de Adriano têm a ver. Ele lembra que em 2020 a pandemia atrapalhou o Censo,que foi realizado em 2022 mesmo com Bolsonaro, então presidente, demonstrando evidente má vontade cortando verbas.

CRIME EM CENA – E há outro ingrediente. J. M. C., que em 2022 trabalhou no Censo, como recenseador, diz que em alguns casos foram impedidos de transitar pelos bairros, como Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina, graças ao temor do crime organizado, que em alguns casos mostrou sua face sem eira e nem beira.

Seja como for, o fato objetivo é que os números expostos pelo IBGE não merecem confiança como antes. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) chegou a forçar o Congresso a criar nova lei tirando do Censo, pelo menos provisoriamente, a condição de critério básico para a definição do repasse do FPM, do qual 80% dos 417municípios dependem.

Eden agora só em Brasília

Eden Valadares passa a presidência do PT da Bahia na próxima sexta para Tássio Brito e agora vai cuidar da Secretaria de Comunicação do PT nacional, em Brasília.

– Aliás, eu não vou, eu já estou. Esta semana só venho a Salvador para passar a presidência estadual.

O cargo de Eden é importante no partido, o mesmo de Lula, que ano que vem vai tentar o quarto mandato como presidente, recorde absoluto.

O MST invade áreas da Ceplac

Uaquim Silva, diretor do Movimento Invasão Zero, se diz indignado com o destino das estações de pesquisa da Ceplac, o órgão que cuida dos estudos científicos da lavoura cacaueira: estão sendo invadidas por pessoas que se dizem membros do MST.

– Eles estão ocupando terras e danificando o material de pesquisas agrícolas. Isso ocorre justo no momento em que o cacau vislumbra novos tempos.

Nas redes, a reza por votos

Eis que o deputado federal Sargento Isidório (Avante) encontra o vereador em Salvador Jorge Araújo (PP) e começa a rezar para Jesus tirar os votos dele.

Jorge foi o mais votado em 2024, com 36.065 votos. Ele até começa dizendo a Isidório da votação, mas quando vê a oração, reage:

– Tá repreendido pelo sangue de Jesus. E grita: ‘Sai’, como quem diz xô Satanás. A gravação está bombando nas redes.

Na homenagem a Marielza, a eleição do TJ no cardápio

A sessão solene realizada ontem na Alba para a entrega da Comenda 2 de Julho à desembargadora Marielza Brandão, iniciativa do deputado Niltinho (PP), foi uma festa muito prestigiada. Presidida pela presidente da casa, a deputada Ivana Bastos (PSD), também lá estava a presidente do TJ-Ba, Cynthia Resende, que ao ser abordada sobre a sucessão dela, com os desembargadores Jatahy Fonseca e José Edvaldo Rotandano, foi light.

– Não é o momento para falar nisso agora. Presente no ato, Rotandano também foi light.

– A eleição no TJ caminha tranquila, como deve ser. Temos candidatos bons, pessoas que têm a contribuir. Nossos pares decidirão.

POLÍTICA COM VATAPÁ

Chapéu de Couro

Contava Sebastião Nery que José Bonifácio Dantas, o Chapéu de Couro, fundador de Itamaraju (em 1961), vizinho de Porto Seguro, terras que Cabral viu, como dizem lá, era muito amigo de João Goulart, companheiro de partido, o PTB, foi a Brasília visitar o presidente, veio o golpe militar de 1964, Jango caiu e ele caiu por tabela.

Mas ficou como figura querida na cidade, lutador em favor dos pobres explorados por agricultores num regime quase escravagista.

E logo depois Chapéu de Couro se candidatou a deputado, desembarcou em Itamaraju, chegou no meio da praça, subiu num banco de jardim, bradou:

– Olha, não precisa palanque não. Quem for meu amigo se aproxime, quem não for pode ficar espiando pelo buraco da fechadura. Eu acabo de vir da Bahia e sou candidato a deputado. Meu número é 1338, viu? Puxou o revólver do bolso e repetiu:

– 1338. Não dá para esquecer, 13 de loteria esportiva, 38 do meu revólver! E atirou para cima.

COLABOROU: MARCOS VINICIUS

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco