Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 02 de outubro de 2019 às 6:05 h | Autor:

E Bellintani, vai ou não em 2020? Por enquanto, ele está jogando

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia
Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia -

Pergunta o leitor Alípio Cruz, morador da Ribeira: você acha que Guilherme Bellintani será mesmo candidato a prefeito de Salvador em 2020?

Meu caro Alípio, a resposta precisa para isso quem poderia dar seria o pessoal que trabalha com previsões, vidências e afins, não nós.

Mas do ponto de vista jornalístico, poderíamos dizer que ele está jogando, no duplo sentido mesmo, com o Bahia nos campos de futebol e ele no campo político.

Veja você. Lá atrás, abordado sobre o assunto, o senador Jaques Wagner (PT) nos disse que para Bellintani se viabilizar, precisava que o Bahia continuasse a fazer gols. Bateu. O Bahia vai bem e ele também, com ressalvas.

Cantadas — Há que se ponderar um fato: o bom desempenho do Bahia no Campeonato Brasileiro obviamente rende bons dividendos a administração de Bellintani e por tabela credibilidade. A questão é que a torcida do Bahia está gostando demais. E já há alguns tricolores torcendo mais para ele ficar no clube do que aventurar-se na política.

Se assim o é, convenhamos que Bellintani tem sido de uma habilidade exemplar. É cantado por vários partidos e não se filiou a nenhum. Dizer-se candidato agora, para ficar na linguagem futebolítica, seria gol contra, tanto pela conturbação que criaria no Bahia como pelo assédio que passaria a sofrer. A única coisa certa, na política, é que ele não é bobo. Também joga bem.

Sindipoc acusa outro assédio

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindipoc) levou ontem para a deputada Fabíola Mansur (PSB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Serviço Público, que recebeu nova denúncia de assédio na polícia.

A acusação é contra um escrivão de uma cidade do oeste baiano que fez uma proposta ‘de ir para a cama’ com uma das servidoras.

O caso vai render. Foi levado também para o Ministério Público.

Herzem fora da Policlínica

Presidente do Consórcio da Policlínica de Conquista, o prefeito José Tigre, o Quinho (PSD), anunciou a exclusão do atendimento a pessoas de Conquista e de Itapetinga. Motivo: os prefeitos Herzem Gusmão (MDB) e Rodrigo Hage (MDB) não estão pagando.

Herzem disse ontem que não pagou porque está sem dotação orçamentária.

– Estamos trabalhando para viabilizar o pagamento, mas recebi uma ameaça. Pelo amor de Deus...

Rebuliço em Barra da Estiva

Sobre nota publicada semana passada na qual o deputado Marquinhos Viana (PSB) diz que Barra da Estiva perdeu mais de R$ 3 milhões em recursos porque a prefeitura está no Cauc, o prefeito João Machado (PP) diz que o problema ocorreu porque ele herdou uma herança da ex-prefeita Ana Lúcia Viana, a mãe de Marquinhos:

– Saímos do Cauc pela via judicial, mas tenho toda a documentação provando que o problema veio dela.

Ministra recua e promete a reestruturação da Ceplac

A intensa reação à portaria da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, que transferia 611 técnicos da Ceplac para a Secretaria de Defesa Agropecuária, produziu efeitos. Ontem, numa audiência no Ministério da Agricultura, capitaneada pelos deputados Elmar Nascimento, Paulo Azi e Leur Lomanto, todos do DEM, a ministra recuou. Disse que vai desistir da portaria e prometeu formar um grupo de trabalho para estudar a reestruturação da Ceplac, que está há 32 anos com o mesmo quadro, sem renovação.

Leo de Neco (PP), prefeito de Gandu, cuja base da economia é o cacau e integra o consórcio do Baixo Sul (Ciapra), presente, saiu otimista:

– Mais de 100 municípios, como nós, vivem do cacau. E queremos avançar, não regredir.

REGISTROS

O reparte das ilhas 1

A Comissão de Divisão Territorial da Assembleia faz audiência pública hoje (9h) no Grande Hotel de Juazeiro sobre o termo declaratório da divisa de Bahia e Pernambuco.

O reparte das ilhas 2

Nos 478 km do rio São Francisco, que faz a divisa entre os dois estados, há 215 ilhas – 88 vão ficar com a Bahia e 127, com Pernambuco. Segundo o presidente da comissão, Osni Cardoso (PT), será apresentada a proposta elaborada pela SEI e do IBGE. ‘É bom que todos vejam. Além dos estados, tem os municípios envolvidos’.

Corrida dos Médicos

O Sindimed realiza, dia 20 próximo, mais uma edição da Corrida dos Médicos, em parceria com a Unimed. O evento, no circuito Barra-Ondina, celebra o Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.

Cães e gatos

A Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais começou com um ponto de doação de toalhas e rações para cães e gatos na porta da Assembleia, por iniciativa do deputado José de Arimatéia (PRB). As doações irão para a Associação Protetora dos Animais de Feira de Santana, a Associação Pegadas de Amor e o Abrigo São Francisco de Assis, em Salvador.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco