Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 02 de outubro de 2019 às 6:05 h | Autor:

E Bellintani, vai ou não em 2020? Por enquanto, ele está jogando

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia
Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia -

Pergunta o leitor Alípio Cruz, morador da Ribeira: você acha que Guilherme Bellintani será mesmo candidato a prefeito de Salvador em 2020?

Meu caro Alípio, a resposta precisa para isso quem poderia dar seria o pessoal que trabalha com previsões, vidências e afins, não nós.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Mas do ponto de vista jornalístico, poderíamos dizer que ele está jogando, no duplo sentido mesmo, com o Bahia nos campos de futebol e ele no campo político.

Veja você. Lá atrás, abordado sobre o assunto, o senador Jaques Wagner (PT) nos disse que para Bellintani se viabilizar, precisava que o Bahia continuasse a fazer gols. Bateu. O Bahia vai bem e ele também, com ressalvas.

Cantadas — Há que se ponderar um fato: o bom desempenho do Bahia no Campeonato Brasileiro obviamente rende bons dividendos a administração de Bellintani e por tabela credibilidade. A questão é que a torcida do Bahia está gostando demais. E já há alguns tricolores torcendo mais para ele ficar no clube do que aventurar-se na política.

Se assim o é, convenhamos que Bellintani tem sido de uma habilidade exemplar. É cantado por vários partidos e não se filiou a nenhum. Dizer-se candidato agora, para ficar na linguagem futebolítica, seria gol contra, tanto pela conturbação que criaria no Bahia como pelo assédio que passaria a sofrer. A única coisa certa, na política, é que ele não é bobo. Também joga bem.

Sindipoc acusa outro assédio

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindipoc) levou ontem para a deputada Fabíola Mansur (PSB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Serviço Público, que recebeu nova denúncia de assédio na polícia.

A acusação é contra um escrivão de uma cidade do oeste baiano que fez uma proposta ‘de ir para a cama’ com uma das servidoras.

O caso vai render. Foi levado também para o Ministério Público.

Herzem fora da Policlínica

Presidente do Consórcio da Policlínica de Conquista, o prefeito José Tigre, o Quinho (PSD), anunciou a exclusão do atendimento a pessoas de Conquista e de Itapetinga. Motivo: os prefeitos Herzem Gusmão (MDB) e Rodrigo Hage (MDB) não estão pagando.

Herzem disse ontem que não pagou porque está sem dotação orçamentária.

– Estamos trabalhando para viabilizar o pagamento, mas recebi uma ameaça. Pelo amor de Deus...

Rebuliço em Barra da Estiva

Sobre nota publicada semana passada na qual o deputado Marquinhos Viana (PSB) diz que Barra da Estiva perdeu mais de R$ 3 milhões em recursos porque a prefeitura está no Cauc, o prefeito João Machado (PP) diz que o problema ocorreu porque ele herdou uma herança da ex-prefeita Ana Lúcia Viana, a mãe de Marquinhos:

– Saímos do Cauc pela via judicial, mas tenho toda a documentação provando que o problema veio dela.

Ministra recua e promete a reestruturação da Ceplac

A intensa reação à portaria da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, que transferia 611 técnicos da Ceplac para a Secretaria de Defesa Agropecuária, produziu efeitos. Ontem, numa audiência no Ministério da Agricultura, capitaneada pelos deputados Elmar Nascimento, Paulo Azi e Leur Lomanto, todos do DEM, a ministra recuou. Disse que vai desistir da portaria e prometeu formar um grupo de trabalho para estudar a reestruturação da Ceplac, que está há 32 anos com o mesmo quadro, sem renovação.

Leo de Neco (PP), prefeito de Gandu, cuja base da economia é o cacau e integra o consórcio do Baixo Sul (Ciapra), presente, saiu otimista:

– Mais de 100 municípios, como nós, vivem do cacau. E queremos avançar, não regredir.

REGISTROS

O reparte das ilhas 1

A Comissão de Divisão Territorial da Assembleia faz audiência pública hoje (9h) no Grande Hotel de Juazeiro sobre o termo declaratório da divisa de Bahia e Pernambuco.

O reparte das ilhas 2

Nos 478 km do rio São Francisco, que faz a divisa entre os dois estados, há 215 ilhas – 88 vão ficar com a Bahia e 127, com Pernambuco. Segundo o presidente da comissão, Osni Cardoso (PT), será apresentada a proposta elaborada pela SEI e do IBGE. ‘É bom que todos vejam. Além dos estados, tem os municípios envolvidos’.

Corrida dos Médicos

O Sindimed realiza, dia 20 próximo, mais uma edição da Corrida dos Médicos, em parceria com a Unimed. O evento, no circuito Barra-Ondina, celebra o Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.

Cães e gatos

A Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais começou com um ponto de doação de toalhas e rações para cães e gatos na porta da Assembleia, por iniciativa do deputado José de Arimatéia (PRB). As doações irão para a Associação Protetora dos Animais de Feira de Santana, a Associação Pegadas de Amor e o Abrigo São Francisco de Assis, em Salvador.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco