E Ciro Gomes emparedou o PDT. Félix diz que fica com o partido | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

E Ciro Gomes emparedou o PDT. Félix diz que fica com o partido

Publicado sexta-feira, 05 de novembro de 2021 às 06:03 h | Autor: [email protected]
Ciro Gomes: "Deixo minha pré-candidatura em suspenso"| Foto: Evaristo Sa | AFP
Ciro Gomes: "Deixo minha pré-candidatura em suspenso"| Foto: Evaristo Sa | AFP -

Pela primeira vez alguém do grupo de candidatos que se ensaiam para criar a Terceira Via, ou o nem, nem (nem Lula e nem Bolsonaro) passou de 10% nas pesquisas. Foi Ciro Gomes, do PDT, o que melhor pontua entre outros 10 nomes. Teve 11% na pesquisa XP/Ipesp anteontem divulgada, que dá Lula com 42 e Bolsonaro com 28.

Tudo ia bem para Ciro, que tem como estratégia chegar lá para março com 15%. E eis que surgiu uma pedra no caminho. Ontem, Ciro externou publicamente que não gostou de ver parte dos 24 deputados do PDT votando a favor da PEC dos Precatórios. E parou a campanha até acertar.

— Há momentos em que a vida nos traz surpresas bastante negativas e nos coloca graves desafios.

Aí, palavras dele, ao dizer que vai pedir ao partido que reveja sua posição ou ele pula fora.

Alinhamento — O deputado federal Félix Mendonça, que preside o PDT na Bahia, que votou a favor da PEC, diz que houve um acordo prévio no qual algumas exigências foram atendidas. Mas faz a ressalva:

— Acho necessário o alinhamento do partido, lá e cá, quem não gostar que vá para outro lugar. Eu fico com o partido. Se o PDT decidir rever o voto, é o que faremos.

A tal PEC vai a votação em segundo turno terça que vem. Anteontem, foram 312 votos a favor e 144 contra, quando a aprovação exigia um mínimo de 308. Foi apertado e o jogo está em aberto.

Dois pontos da XP/Ipespe

A pesquisa XP/Ipespe, além de Ciro Gomes pela primeira vez com mais de dez pontos, revelou dois outros detalhes curiosos. Nas simulações de um eventual segundo turno, Lula ganharia de qualquer candidato.

Noutra banda, Bolsonaro, com uma rejeição de 64%, perderia de qualquer um. Os bolsonaristas reagem a tais situações com um velho discurso: as pesquisas são compradas pela esquerda. A desculpa é bem fraquinha, não?

Placar baiano controverso

No placar baiano da votação da PEC dos Precatórios deu 24 a favor, 14 contra e uma ausência, a do deputado Ronaldo Carletto (PP).

Entre os aliados de Rui Costa que votaram, contra estão os seis do PT, os dois do PSB e os dois do PCdoB, marcharam juntos. Fora disso, só Paulo Magalhães (PSD) e Sargento Isidório (Avante) integraram o time.

A expectativa é o placar do segundo turno. Ou melhor, vai mudar algo?

Trovoada para a Correria

O mau tempo em Salvador e cercanias forçou Rui Costa a brecar a correria. Ele ia amanhã a Taperoá dar a ordem de serviço para a construção de um centro de processamento de pescados no povoado de Itiúca, mas cancelou a viagem por causa das condições climáticas.

A previsão é que as chuvas com trovoadas vão ficar nos céus dos arredores da capital baiana até domingo. Ou seja, o Correria também espera a chuva passar.

Bento Café, o senadinho do Barra está de cara nova

O espaço que no Shopping Barra chamava-se Bourbon Café até julho, quando Antonio Robespierre, o dono, pendurou as chuteiras depois de mais de 30 anos como point, ou ‘O Senadinho’, de figuras notáveis da vida Bahia, ganhou vida nova ontem com o nome de Bento Café, e sob o comando de Lorena Mota Pena.

Semana passada, o Senadinho, que entrou em recesso na pandemia, viu na semana passada mais um dos seus queridos frequentadores, o advogado Zelito Abreu, passou a integrar o Bloco da Saudade, mas os que lá estão fazem as honras do ponto, conforme disse ontem a própria Lorena:

— Sei do tamanho da responsa, mas a receptividade foi incrível!

REGISTROS

Bora Pernambuco

O governo de Pernambuco lançou campanha para estimular o turismo pelo interior do Estado. Título: Bora Pernambucar. Dizem nas redes que tal pegada na Bahia seria impossível. O Bora Baêêêaaa! é um grito de guerra da torcida do Bahia.

Questão de precedente

O tiroteio em Macaé, no Rio, que interrompeu uma partida de futebol do Campeonato Carioca Sub-20 entre Serra Macaense e Carapebus, foi evocado pelo leitor Edvaldo Araújo para carimbar a frase: ‘Pense num absurdo, o Rio tem precedente’. Ele acha um erro adotar o dito, atribuído a Octávio Mangabeira, para a Bahia.

Quase diferentes

Se em Periperi, Salvador, as visitas ao cemitério da Rua da Travessa foram suspensas por conta de bandidos, em Ilhéus o motivo da paralisação das visitas aos mortos foi outro, o ataque de abelhas. No confronto, o perigo em Periperi é bem maior.

Praia privatizada

Professor Gustavo Porto (PDT), vereador em Maraú, está botando a boca no trombone. Diz ele que estão querendo ‘privatizar’ a praia de Algodões, na Península de Maraú, proibindo o acesso de ‘farofeiros’.

Publicações relacionadas