E com o ‘Orçamento Secreto’, Bolsonaro escancara o ‘toma lá’ | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

E com o ‘Orçamento Secreto’, Bolsonaro escancara o ‘toma lá’

Publicado quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 às 06:04 h | Autor: [email protected]
O presidente ingressou no Partido Liberal (PL), de direita, na terça-feira, 30 | Foto: Evaristo Sa | AFP
O presidente ingressou no Partido Liberal (PL), de direita, na terça-feira, 30 | Foto: Evaristo Sa | AFP -

Que ironia, Bolsonaro que começou tanto amaldiçoando o toma lá dá cá, chega a menos de um ano das eleições totalmente escancarado no toma lá, na esperança de ter o dá cá. Vai rolar a festa? O que não se sabe é como acaba.

Bolsonaro ontem, a pouco mais de dez meses das eleições, se filiou a um partido, o PL, o nono da vida. Os deputados gostaram. Vai empoderar a legenda. Mais que isso, a circunstância, com o Orçamento Secreto, para quem só pensa em salvar a pele na primeira eleição sem coligação, é sopa.

Até parece algo surreal, alguém ter o direito de manipular dinheiro público, e não pouco, muitos bilhões na mão, indicando gastos sem limites e sem dizer quem pediu. É incrível, algo que já nasce fedorento num Congresso cheio de mal intencionados nesse jogo.

Votação — Convém a ressalva, que o toma lá dá cá faz parte do jogo e saber jogá-lo é uma arte. Lula soube de sobra, Dilma não e caiu, Temer só não caiu porque conhece bem da muvuca., Bolsonaro também não sabe e se abriu todo, ficou refém.

Se o Congresso brasileiro já acumula uma série de disfunções, ou desvios de conduta, já que essencialmente é para legislar, mas está virando um palco de barganhas puro e simples, o caso se agravou.

Na votação final, na Câmara deu 268 a favor, 31 contra. Entre os baianos, dos 39, foram 15 a favor, 22 ausentes e dois contra, Dayane Pimentel (PSL) e João Bacelar (Pode).

Robinho de olho no PL

O deputado Robinho, que ainda está no PP de João Leão, mas rompeu com o governo fazendo alarido, diz que está tentando sobreviver e vai aguardar o momento para ver o caminho a seguir, só não fica no grupo do atual governo.

— Vou esperar o cenário clarear mais, ainda é cedo.

Admite entretanto que o PL, partido ao qual Bolsonaro se filiou ontem, é uma alternativa. Aliás, ele nunca escondeu a simpatia pelo presidente.

Jacó cobra de Reinaldinho

O deputado Jacó (PT) subiu ontem à tribuna da Assembleia para cobrar de Reinaldo Braga Filho, o Reinaldinho (DEM), prefeito de Xique-Xique, o pagamento de uma falácia:

— Ele disse nas rádios, nas redes sociais, em todo lugar, que renunciaria ao mandato se Rui Costa fizesse a ponte Barra-Xique-Xique. A ponte está aí, vai ser inaugurada sexta. E ele vai cumprir a palavra?

Reinaldo Braga (PL), pai de Reinaldinho, que é deputado, estava ausente.

Bira e Caetano estão em paz

Bira Coroa, deputado estadual que vai tentar a reeleição, e Luiz Caetano, ex-prefeito, ex-deputado federal, agora secretário, que viviam às turras no PT de Camaçari, fumaram o cachimbo da paz.

Simples. Ano que vem Caetano pretende apoiar a mulher Ivoneide para deputada federal, o que abre espaços para Bira em Camaçari.

Curioso: abordados sobre o assunto, os dois até parece que ensaiaram um ‘tudo bem’, mas sem sorrisos.

Pelegrino e José Alfredo, uma grosseria no TCM

Circula nas redes um vídeo de uma sessão virtual no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), uma das primeira do ex-deputado Nelson Pelegrino como conselheiro.

Nela, Pelegrino chega atrasado e pede desculpas, foi na eleição de Nilson Castelo Branco para a presidência do TJ, já que tem vivência com o pessoal da justiça porque a esposa dele, Fabiana, é juíza. Aí entra o conselheiro José Alfredo:

— Quem tem rabo preso tem que estar lá.

Pelegrino nada disse, nem os outros. No TCM se diz que já estão acostumados com as brincadeiras de mau gosto de José Alfredo, algumas tão pesadas que beiram a ofensa. E de quebra, tem também o peso da idade, 74.

REGISTROS

Argentina-Bahia

A Câmara do Comércio Argentina-Bahia vai dar coletiva hoje (14h30), no Espaço Mirabeau, 11º andar da Casa do Comércio. Vão falar o cônsul geral da Argentina, ministro Pablo Virasoro, e a presidente da Câmara Argentina-Bahia, Alessandra Nascimento, sobre o que acontece e as novas oportunidades.

Cachoeira e avicultura

Eliana Gonzaga (Republicanos), prefeita de Cachoeira, diz que a viabilização de um Centro de Abatimento de Aves lá, obra que ela pediu e o governo vai fazer, cai muito bem com a vocação econômica regional, a criação de aves. ‘Com uma vantagem, os pequenos vão ter vez’.

Caso do raio

A morte de dez bois e vacas entre Anagé e Caraíbas bombou nas redes do sudoeste. Pelas fotos, os animais estavam embaixo de uma árvore. Aí entra a lição: árvore é chamariz de raio.

Aids em pauta

Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Aids e a Secretaria de Saúde de Salvador promove uma série de atividades este mês para lembrar a data. E por isso o Elevador Lacerda e o Farol da Barra estão iluminados de vermelho.

Publicações relacionadas