Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 19 de outubro de 2022 às 6:00 h | Autor:

E criminalizar pesquisas vai botar moral no jogo da política? Balela

Claro que Bolsonaro aproveita isso para adubar o seu discursos contra o Datafolha e Cia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Projeto prevê pena de quatro a dez anos para quem errar
Projeto prevê pena de quatro a dez anos para quem errar -

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, aprovou, nesta terça-feira, 18, a votação, em regime de urgência, para o projeto que regulamenta pesquisas eleitorais, prevendo pena de quatro a dez anos para quem errar considerando irregular quem ficar fora da margem de erro, comparando com o resultado das urnas.

O projeto é velho, tem mais de 10 anos. É óbvio que agora ressurge com força no calor da campanha eleitoral, embalado pelas insatisfações que os erros contra Bolsonaro geraram. E de fato, quase sempre colocavam ele com 32%. Urnas mostraram quase 44%, um erro crasso.

Claro que Bolsonaro aproveita isso para adubar o seu discursos contra o Datafolha e Cia. Se todos erraram, seria isso fruto de uma orquestração? Se assim o fosse, pareceria mais formação de quadrilha.

Lá e cá —E tem esquema nesse jogo? Alguns fatos deixam a plateia de orelha em pé. Agora mesmo todos estão dizendo que Lula está na frente, mas um tal Veritá deu o inverso, Bolsonaro lá, com o detalhe que isso já apareceu também no primeiro turno com uma tal Brasmarket, também botando Bolsonaro na frente.

Mas também é claro que erros grotescos acontecem também cá. No primeiro turno, por exemplo, quase todas as pesquisas na Bahia davam ACM Neto como quase vencedor. A Atlasintel, publicada em A TARDE, até parecia o patinho feio, com resultado absolutamente inverso. Era o único que estava certo. Jerônimo foi quem quase leva no primeiro turno.

A questão: como limpar esse jogo se o jogo da política é sujo por natureza?

E a família Pinto, acabou o gás? Em Porto Seguro, controvérsias

E será que a derrota de Uldurico Júnior (MDB) significa o fim da era dos pintos no sul da Bahia?

Sabe-se lá, mas em Porto Seguro se diz que a pancada foi forte. Em 1988 Uldurico Pinto fez o primeiro dos seus dois mandatos de deputado federal, a partir daí fez uma escalada dinástica.

Um irmão, Francistônio, foi deputado federal, outro irmão, José Ubaldino Alves Pinto, o Baiano, foi prefeito de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, outro, Adalberto Pinto, o Beto Pinto, foi prefeito de Medeiros Neto três vezes e ainda outro, Célio Alves Pinto, prefeito de Serra dos Aymores, Minas.

Além deles, os sobrinhos José Ubaldino Alves Pinto foi deputado estadual e depois prefeito de Porto Seguro dois mandatos, e Francistônio Pinto, o Toni Pinto, prefeito de Ibirapuã. Uldurico Júnior já é a terceira geração.

Esperando um milagre

Em entrevista à CNN, o deputado Samuel Júnior (Republicanos), que é evangélico da Assembleia de Deus, do alto dos seus quase 100 mil votos, disse que se ACM Neto virar será graças ao segmento evangélico.

— Vai varrer o país com as maiores lideranças pentencostais. Agora é ver se resulta.

Na Alba, os governistas dizem que Samuel está ‘esperando um milagre’.

Sérgio Carneiro contesta mudança de nome em Ipiaú

Uma vez deputado estadual, três vezes federal e também vereador em Salvador, Sérgio Carneiro, filho do ex-governador João Durval Carneiro, não gostou de saber da notícia de que Ipiaú vai mudar os nomes de 166 dos 610 logradouros da cidade, por recomendação do MP, para evitar nomes de pessoas vivas:

— É um desrespeito às pessoas que não têm culpa de serem homenageadas. Com todo respeito, acho um absurdo esta exigência do MP. Se atingisse só nomes dados depois da Constituição de 1988, eu entenderia. Os de antes, não tem nenhum sentido.

João Durval, o pai dele, vai perder o nome de uma grande avenida para Waldir Pires

REGISTROS

Pela culatra

Thiago Saraiva (PT), vereador de Dias D’Ávila, município coladinho com o Polo Petroquímico de Camaçari, explodiu as redes sociais entre o pessoal do entorno da petroquímica. Foi preso ontem por porte ilegal de armas. Dia 2 de setembro, após a eleição para a presidência da Câmara, ele puxou o revólver para um colega.

O herdeiro

Único vereador de Salvador eleito deputado estadual, Emerson Penalva (PDT) vai para a Assembleia sob os intensos aplausos de Toinho Carolino (Pode). É ele o herdeiro da vaga na Câmara.

Óleo na praia

A Prefeitura de Ilhéus bota hoje em campo uma força- tarefa com mais de 100 pessoas para catar borras de óleo nas praias. As borras que já perturbaram no norte estão chegando no sul.

Intermunicipal

Lembra que a gente vinha aqui publicando a rivalidade entre Itamaraju e Itapetinga, pelo fato do primeiro ter sido campeão em 2018 e 2019 em cima do outro? Este ano deu Itapetinga, que derrotou o Itamaraju na segunda partida por 1 a 0. As semifinais do Intermunicipal serão Itajuípe x Itapetinga e Nova Canaã x Quijingue.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco