E eis que a ponte está no tiroteio político. É tão inevitável quanto ela
Confira a coluna de Levi Vasconcelos deste sábado, 6

O senhor, que está sempre falando da ponte, acha que esse relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Flipe) que alarido causou pode prejudicar o andamento do projeto?
A pergunta aí vem de Mário Santos, morador de Itaparica, que se diz preocupado com a possibilidade de uma nova frustração.
Não amigo, o projeto. A Flipe é uma instituição séria e foi contratada pelo próprio governo. Ela citou alguns pontos, como falta de cronograma da obra, que é algo muito mais de ajuste.
O alarido que se faz tem outro ingrediente, o da política, que forja tiroteios elevando picuinhas a quinta potência. 2026 está chegando e aí fica assim: Jerônimo querendo reconhecimento pela obra que vai lhe render votos e o time de ACM Neto (incluso o próprio) tentando botar gosto ruim.
Vítima fatal – São Paulo começou agora a construir um túnel sob o mar de Santos a Guarujá. Há mais de 50 anos se fala em isso entre paulistas. É como a ponte cá, papo velho.
Agora, a ideia foi lançada por Jaques Wagner em 2010, Rui Costa turbinou, sofreu um recuo com a pandemia e finalmente está andando bem.
A previsão é que fique pronta em 2031, mas mesmo que atrase, é inevitável. A frota de veículos da Bahia em 2013 era de 2,8 milhões de veículos, agora é de 5,5 milhões. Salvador já está encharcada. Ademais, é fica como diz Nil, feirante de São Joaquim. ‘Claro que ela vem. Já tem até vítima faltal!’
Pepe, o da Perini, faz 83 anos e Cambra manda o ‘parabéns’
Ignácio Perez Cambra, cônsul geral da Espanha em Salvador, pediu ontem uma pausa para lembrar um momento especial: o empresário galego José Faro Rua, o fundador da Perini, completou 83 anos.
– Em nome de toda a comunidade espanhola do Nordeste do Brasil, felicito Dom Pepe Faro e envio os melhores votos de saúde e prosperidade a quem é um exemplo de trabalho e dedicação para todos os espanhóis que chegaram a esta terra em busca de um futuro melhor.
Pepe, que está na Espanha, onde festejou o aniversário, chegou a Salvador a mais de 60 anos fugindo da fome e das consequências da II Guerra Mundial em seu país.
A 20 anos ele vendeu a Perini e tempos depois fundou com o filho, André Faro, o Almacen Pepe, que agora em setembro também festeja os primeiros 10 anos.
Tragédia sem repercussão
Embora a Agrobarra, a feira do agronegócio em Barra do São Francisco só termine hoje, a morte de um motociclista após batida com o carro que transportava os secretários Pablo Barroso (Agricultura) e Angelo Almeida (Desenvolvimento Econômico), mais o deputado Rosemberg Pinto (PT), não repercutiu muito lá.
O caso aconteceu na noite de quinta. O motociclista é da zona rural e sequer o nome foi divulgado.
Péricles de Souza, a lição do comunista para todos
Se como dizia Oscar Niemeyer, honra e glória dos comunistas das antigas, “a vida é assim, cada um vem, dá o seu recado e vai embora”, há a ressalva: os recados têm hierarquia moral. Se assim o é, ontem o comunismo perdeu uma das suas referências em matéria de coerência e lealdade. O PCdoB baiano, do qual Péricles de Souza era presidente de honra, soltou nota lamentando ‘profundamente’ a perda do ‘militante imprescindível’.
O jornalista Silvio Simões, que era amigo do ex-deputado Haroldo Lima (falecido em 2021), a quem Péricles era muito ligado, comentou:
– Ele sabia botar num mesmo pacote discrição, firmeza política, lealdade ostensiva e também a ternura. Deixa uma lição de vida.
POLÍTICA COM VATAPÁ
Etelvir e Leonelli
Para lembrar Etelvir Dantas, empresário e ex-deputado juazeirense que em 22 de agosto nos deixou.
O presidente Ernesto Geisel decidiu implantar o Proálcool, paleolítico do etanol, idealizado pelo baiano Bautista Vidal, causando furor na Bahia. Vastas extensões às margens do rio São Francisco viraram canaviais sob muitos protestos. Um dos que embarcaram no projeto de corpo e alma foi Etelvir Dantas, então deputado estadual estadual.
Domingos Leonelli, também deputado, sobe na tribuna da Assembleia.
– Estive andando lá pelo São Francisco e o que vi é arrasador!
Etelvir corta o discurso:
– Sua conversa é fiada. Você não entende nada de São Francisco.
Leonelli cortou:
– Cale a boca! Você é um dos tubarões do São Francisco!
– Viu que não entende? Não sabe que no São Francisco não tem tubarão!...
E Leonelli:
– Então é piranha mesmo!
*Colaborou Marcos Vinícius
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.