E será que Neto vai descolar do jogo federal? A aposta vai indo
Já pensou se João Leão desponta em campanha como candidato ao Senado na chapa de ACM Neto dizendo que vota em Lula para presidente?
É por aí que o barco está navegando. E ACM Neto adorando por ser justamente o que ele quer, deixar rolar o time de aliados com eleitores de Lula, Bolsonaro e também Ciro Gomes.
O projeto é tão ousado quanto inédito. Ou melhor, da mesma forma que o PT aposta num feito espetacular, eleger Jerônimo Rodrigues, um desconhecido do povão, governador, ancorado no apoio de Rui Costa e de Lula, Neto vai justamente no sentido oposto, vencer deixando a questão federal de lado e jogando tudo na pendenga estadual.
Histórico — Na história recente da Bahia os governantes estaduais eleitos sempre tiveram fortes conexões federais. Só em 2002, Paulo Souto derrotou Jaques Wagner sem link federal, e em 2018, quando Rui Costa derrotou Zé Ronaldo e apesar da conexão federal com o PT, o vencedor foi Bolsonaro.
Detalhe importante é que em 2002 ACM declarou apoio a Lula no segundo turno contra José Serra e venceu. Mas em 2006, cometeu o erro letal: contra todos os prognósticos de pesquisas eleitorais, Wagner derrotou Souto no primeiro turno.
Ou, como se diz, federalizou a disputa e se deu mal. A federalização agora é o que o PT mais quer e justamente do que Neto mais quer fugir. Ele segue na contramão, a estadualização. Leão, segundo os netistas, dá uma ajuda fundamental.
Wagner e Leão dentro de casa
João Leão conta a amigos que a desconsideração de Jaques Wagner com ele foi bem maior do que parece:
— Ele conversou comigo em minha casa. A última conversa foi na quinta-feira. Na segunda subsequente, eu soube pelo rádio que não era nada daquilo.
Ou seja, para ele, de saída, Wagner perdeu a condição de interlocutor confiável. Nos bastidores dizem que Wagner foi pressionado pelo PT e cedeu.
Franklin, o cordel em festa
Jornalista e historiador, mas principalmente o arauto maior da literatura de cordel em Feira de Santana (com mais de 400 títulos publicados), sua terra, Franklin Maxado está completando hoje 79 e a homenagem será dia 6 no Mercado de Arte Popular.
Curioso é que a data de aniversário de Castro Alves foi ontem (175 anos) e Franklin costuma brincar:
— Por um dia eu não fiquei igual ao poeta.
E Zé Cocá, fica com quem?
ACM Neto vai nesta quinta a Jequié e provocou um tititi adicional: Zé Cocá, o prefeito que é do PP de João Leão, vai estar no evento (com empresários).
Cocá é prefeito de Jequié e presidente da UPB. É amigo de Aline Peixoto, a primeira dama, esposa de Rui Costa, que é de lá. Mas os aliados de João Leão dizem que ele vai acompanhar o partido.
Aliás, Cocá sempre foi participante ativo nas reuniões partidárias.
Bahia cresce na exploração mineral e a ANM encolhe
Presidente da Companhia Bahiana de Pesquisas Minerais (CBPM), Antonio Carlos Tramm estava ontem indignado. A razão: a Bahia cresce no setor, mas a estrutura de apoio encolhe. Ele fala especificamente da decisão da Agência Nacional de Mineração (ANM), que está se reestruturando e tirou a Bahia da condição dos seis maiores estados produtores, reduzindo a estrutura do órgão.
— Isso acontece justamente no momento em que a Bahia passa a ocupar o terceiro lugar em volume de comercialização de minério e o número de requerimentos para pesquisas foi o segundo maior, atrás apenas de Minas Gerais. Não tem lógica.
Ele mandou ofício ao diretor da ANM, Victor Hugo Bicca, mostrando a contradição.
REGISTROS
Homenagem caída
O nome de José Carlos Araújo, ex-deputado que semana passada deixou o PL, partido de Bolsonaro, para ser leal a ACM Neto, foi deletado da Maternidade de Bonito, que agora é Maternidade Municipal de Bonito. A recomendação para a retirada foi do MP em nome da ‘impessoalidade’. Ou seja, vivo não pode ser nome de logradouro. Mais ainda ele, que este ano é candidato a federal.
Pelas mulheres
Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), inaugura hoje (9h) a segunda unidade do SineBahia Mulher, em Salvador, no SAC de Cajazeiras. Ele diz que é mais uma iniciativa para enfrentar violência contra mulheres.
Cosme de Farias
Os 50 anos da morte do Major Cosme de Farias, completados ontem, vão ser lembrados pela OAB-Ba amanhã (14h) com a entrega simbólica de Carteiras da Ordem à família do rábula. A iniciativa foi do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Eduardo Rodrigues.
Alto nível
Carinhanha, que na Praça do Cais mede o nível do Rio São Francisco, constata que já chegou a 8 metros e 20 cm acima, está em 6,10, ainda alto. O Balneário Pontal, ponto turístico, ainda está alagado.