Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020 às 6:03 h | Autor:

E será que o coronavírus chega aos chineses da ponte? Sabe-se lá

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Leão, sobre os chineses e o corona: ‘Só nos resta esperar’ | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE
Leão, sobre os chineses e o corona: ‘Só nos resta esperar’ | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE -

Pergunta a João Leão, vice-governador, secretário de Desenvolvimento Econômico e piloto do projeto da ponte Salvador-Itaparica: e o coronavírus pode perturbar o cronograma do projeto?

– Dolorosa interrogação...

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

E Leão faz uma revelação. Os chineses deveriam ter aparecido na segunda-feira da semana passada para assinar o contrato com o governo e não vieram.

Não é bem que os chineses, vencedores da licitação da ponte, realizada em dezembro, corram o risco de trazer o corona para cá. O problema é o baque que isso está causando na economia lá.

Hospital — Os chineses têm especialistas em vários pontos do mundo, como Angola, na África, onde construíram sete estádios simultaneamente para o Campeonato Africano das Nações.

Mas é certo que a China, um país comunista, em que todas as empresas são estatais, inclusive a China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) e a South America Regional Company (CCCC), que integram o consórcio da ponte, ainda não mensura a vastidão do estrago econômico que o coronavírus está causando no país, mas já sabe que é grande.

Se serve de consolo, a reportagem exibida domingo pelo Fantástico, da Globo, destaca que os chineses construíram um hospital de mil leitos e três andares em apenas 10 dias, o que mostrou a expertise em agilidade. A ponte está prevista para ser construída em quatro anos.

Prisco nega ter participado

Citado como facilitador do acesso à Assembleia do time ‘que tinha gente armada’, o deputado Soldado Prisco (PSC) reagiu ao saber, negando enfaticamente:

– Eu ajudei a acalmar. Já tô com meus problemas e inventam mais essa. Não vai demorar muito e serei acusado de introduzir o coronavírus na Bahia.

Prisco foi um dos líderes da greve da PM em 2013, quando a Assembleia foi invadida por quase um mês.

Olívia diz que a vida segue

Embora tenha votado contra a privatização do Colégio Odorico Tavares e se omitido na PEC da Previdência, a deputada Olívia Santana (PCdoB) diz que nem de longe pensa em deixar a base do governo.

– Fiz voto diferente da bancada, mas isso não significa que vou buscar outro caminho. Tenho muito respeito por Rui e continuo na base dele. Outras votações virão.

Ela diz que a candidatura a prefeita está de pé.

Sandro Régis na cabeça

Quem vai liderar a bancada da oposição este ano é o deputado Sandro Régis (DEM), que já foi líder. Os líderes das bancadas ficam um ano, renovável por mais um.

A do governo confirma Rosemberg Pinto (PT). Targino Machado (DEM) diz preferir se dedicar a Feira de Santana, onde é prefeiturável. Furdunço à vista. Lá, ACM Neto já disse que vai ficar com quem Zé Ronaldo ficar. E Ronaldo, que já não bate bem com Targino, tem o prefeito Colbert Martins.

Alan Sanches diz que sentiu buraco no peito

Conversando ontem sobre a invasão do plenário da Assembleia sexta passada, quando foi ameaçado com um revólver por um cidadão, que depois soube-se ser agente de presídio, o deputado Alan Sanches (DEM) disse:

– Institucionalmente não fui eu o agredido e sim o parlamento baiano. Mas pessoalmente, até por ser médico e já ter visto tanta gente vítima de tiro, me senti com um buraco no peito.

Alan diz que nada tem de pessoal com o cidadão, não sabe nem quem é, mas ressalva:

– Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser, mas tem que se responsabilizar por isso.

Na Alba se diz que ninguém dá um vintém pelo emprego do dito-cujo, que vai correr o risco de ficar sem previdência nenhuma.

REGISTROS

Carlos Libório

Carlos Libório, jornalista que formou gerações como professor da Facom, secretário de Comunicação do governo ACM (81 a 83), ex-editor de exportes do velho Jornal da Bahia, chefe da sucursal da Abril em Salvador e por 25 anos diretor de jornalismo da Rede Bahia, vai completar 80 anos sábado. Amigos da legião que ele coleciona vão celebrar.

Teobaldo

Teobaldo Costa, o dono da rede Atakarejo, vai mesmo encarar a disputa de 2020 em Lauro de Freitas. Sábado se filia ao DEM festivamente, com a presença de ACM Neto. Local: na quadra de Itinga, atrás da igreja matriz. Até parece que já quer começar se livrando de alguns pecados.

Flora Gil

A paulista Flora Gil, mulher do cantor Gilberto Gil, vai receber hoje (15h) na Assembleia o título de Cidadã Baiana, iniciativa da deputada Olívia Santana (PCdoB). Em 2017 ela recebeu o título de Cidadã de Salvador pelas mãos do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).

Cidade da Luz

A Cidade da Luz, o centro espírita fundado pelo médium José Medrado, completa 42 anos terça. Um culto ecumênico (19h30) celebrará a data.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco