Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2025 às 10:34 h | Autor:

E todo mundo canta o balão do Gonzagão com paz na consciência

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quarta

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Rei do Baião, Luiz Gonzaga
Rei do Baião, Luiz Gonzaga -

Olha pro céu meu amor/ Vê como ele está lindo/ Olha pra aquele balão multicor/ Que lá no céu vai sumindo.

A letra aí é de Olha pro céu, um clássico do São João, composto por Luiz Gonzaga em parceria com José Fernandes em 1951, há 74anos. Era ela que o bom amigo Renato Pinheiro, jornalista que nos deixou em abril de 2021, evocava para dizer das belezas culturais que hoje seriam politicamente incorretas.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

– Se fosse hoje ela jamais existiria dessa forma,com essa letra nem pensar. A partir de 1968 a lei passou a considerar soltar balão crime ambiental. Ele fazia uma ressalva:

– Muito culparam os balões por incêndios e em alguns casos talvez sim. Mas o fato é que os balões levaram a culpa de outros bichos.

DUPLO SENTIDO

Dizia ele que o caso de Olha pro céu é emblemático por ser uma poesia, não música de duplo sentido ou daquelas que já nascem de uma visão deformada, como Cremilda: ‘Eu não gosto de forró que não tem briga./ Forró que não tem briga não me diga que é forró’.

O papo com Renato foi pouco antes do São João de 2020. Ele morreria pouco antes do São João seguinte. Dizia que gostava de chamar a atenção sobre isso para lembrar que no caso a poesia venceu.

– Todos cantam ainda hoje celebrando o período junino, sem a sensação de fazer apologia ao crime. Gonzagão, o Rei do Baião, do xote e do xaxado também, compôs 482 músicas que integram o relicário da cultura nordestina.

Marcone vai ao Catar em busca de investidores para o Vitória

Duas vezes prefeito de Itajuípe, entre 2017 e 2023, agora deputado estadual, Marcone Amaral (PSD) jogou mais de sete anos no Vitória e admite, o rubro-negro tornou-se o seu time do coração. Ele está arrumando as malas para em dezembro desembarcar no Catar, país do Oriente Médio onde jogou e moroupor10anos, e ganhou a cidadania catari. O prestígio dele com a família real AlThani é tanto que lá ele ganhou o direito de ter até três esposas, mas vai lá em busca de investidores para transformar o Vitória em uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), opção que o Bahia já fez e está dando certo.

– Penso que posso servir de elo entre o Vitória e o Qatar Sports Investments (QSI), o grupo que controla o Paris Saint Germain. A aposta:se ele tiver sucesso, ganha a torcida rubro-negra.

Todos contra Ray da rádio

Os 17 prefeitos do Consórcio Portal do Sertão, região de Feira, entraram na Justiça contra o radialista Raimundo Conceição Apolinário, o Ray da Rádio, da RCA FM, de Conceição da Feira.

Ele disse no rádio: ‘Todo político é ladrão, em todas as esferas’. O prefeito João de Furão (PSD), rebateu:

– Ele pegou um prédio cedido pelo município para abrir uma rádio e montou uma loja. Ele é o quê? Diga aí, diga’.

A oposição reclama, mas a Bahia pode dever mais

Se a oposição tanto chia que Jerônimo está tomando muito empréstimo, que ponha as pernas de molho, pois vai espernear muito mais. Ontem, o secretário Manoel Vitório foi à Assembleia prestar contas do primeiro quadrimestre de 2025 e revelou, ao apresentar o relatório de avaliação fiscal, a dívida baiana, antes de 37% da receita corrente líquida (pode chegar a 200%), caiu para 31%.

– Isso decorre da reestruturação e alongamento na melhoria do perfil da dívida. Ele ressaltou que em decorrência disso, as últimas operações de crédito não aumentaram a dívida baiana em um único centavo, já que são usadas no alongamento e reestruturação.

REGISTROS

Forró do surf 1

Enquanto nos quatro cantos da Bahia o povo pulula ao som da sanfona com a zabumba, Itacaré, na Costa do Cacau, literalmente surfa no mar. Começou segunda a 2ª etapa da CBSurf Taça Brasil 10.000 – Itacaré Surf Festival. O evento reúne atletas de todo o país em busca de pontos no ranking de acesso ao DreamTour, a elite do surfe brasileiro.

Forró do surf 2

Mas Marcos Vinicius, secretário de Turismo em Itacaré, avisa: quem gosta do forró se for lá não vai perder a viagem, nem o pessoal do surf vai ficar na saudade. Domingo e segunda tem festa da pesada no trecho.

Golpe no médico

O médico Wilman La Fuente Ávila, boliviano que mora em Jacobina, procurou a delegacia de polícia local para relatar que foi vítima de um golpe no qual perdeu R$225mil. Ele fez vários repasses para indivíduos que se diziam representantes de uma instituição financeira até ver que caiu num golpe. Figura querida, consternou a cidade.

Forró da Débora

Débora Régis (UB), prefeita de Lauro de Freitas, postou vídeo nas redes anunciando: adiantou metade do 13º para que todos curtam o São João de boa.

COLABOROU: MARCOS VINICIUS

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco