Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 02 de outubro de 2024 às 3:00 h | Autor:

Em Alagoinhas, Gustavo Carmo, o novo, empareda Paulo Cezar, o velho

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Em Alagoinhas, Gustavo Carmo, o novo, empareda Paulo Cezar, o velho
-

Alagoinhas, importante núcleo industrial baiano que tem como carro chefe a cerveja, trava este ano a típica disputa entre o velho e o quase novo. Lá tem cinco candidatos a prefeito, mas a briga polariza entre o ex-prefeito Paulo Cezar (UB) e o advogado Gustavo Carmo (PSD).

Após ter sido vereador por dois mandatos e ter duas derrotas para prefeito, Paulo Cezar se elegeu deputado duas vezes até 2009, quando se elegeu prefeito e se reelegeu em 2012. Em 2016, inventou a candidatura da ex-deputada Sônia Fontes e daí em diante, só derrotas.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De lá para cá Paulo Cezar perdeu para deputado em 2018, para prefeito em 2020 e de novo para deputado em 2022. Consolidou uma fatia do eleitorado, mas bate em Gustavo, que tem as bençãos do prefeito Joaquim Neto (PSD) e apoio do governo estadual?

Erro tático — Ele vinha liderando todas as pesquisas, mas Gustavo, filho do jornalista e também ex-prefeito (duas vezes) Judélio Carmo, só vinha crescendo e agora, segundo as últimas pesquisas, passou.

Paulo Cezar tem contra ele um fato singular. No governo de Rui Costa foi diretor da ADAB, mas em 2022 apoiou ACM Neto e é um dos que figuram na ponta dos que Rui não quer nem conversa.

Curioso é que Paulo Cezar não vai a debates, só em encontros em que os candidatos são sabatinados. E às vezes pisa na bola, como ao acusar Gustavo de ter empregado o filho quando era secretário. Detalhe: Gustavo não tem filho, só duas filhas. Dizem lá que se ele perder essa, se aposenta.

Colaborou: Marcos Vinicius

Feira fica de olho no último debate amanhã na TV Subaé

Dos cinco debates que a Rede Bahia, afiliada da Globo, realiza amanhã (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro), na reta final da campanha de 2024, um em particular é tido como decisivo.

É o de Feira, entre Zé Ronaldo (UB) e Zé Neto (PT), na TV Subaé. Lá, a disputa fervilha, com os dois trincados na disputa em meio a um bombardeio de denúncias, com o cantor Igor Kanário, que é candidato em Salvador pelo PSB, no meio.

Jornalistas feirenses dizem que a disputa é tão acirrada que com certeza a audiência vai chegar perto dos 100%.

A briga em Feira é uma das mais interessantes de 2024. Zé Ronaldo ganhou todas nos últimos 24 anos e Zé Neto perdeu cinco, mas agora ele tem apoio ostensivo dos governos federal e estadual, enquanto Ronaldo só tem o prefeito Colbert Martins (MDB), ultra-desgastado.

Rui Costa de olho no Mutum

No fim de semana em Jaguaquara, onde foi prestigiar a prefeita Edione Agostinone (PT), Rui Costa voltou a falar na devolução, em dezembro, das BRs 324 e 116, hoje sob concessão da ViaBahia. Ele disse que o governo vai investir nas duas estradas em 2026, mas antes vai fazer intervenções em trechos tidos como muito perigosos.

Um dos alvos é a Serra do Mutum, entre Jaguaquara e Jequié, cheia de curvas e palco de muitas tragédias.

E em Barra do Mendes, petistas viram bolsnaristas

Dizem que o vermelho do PT agora tem vários tons. Em Barra do Mendes, região de Irecê, a disputa é entre Simão Rodrigues (PT), Tonho de Napo (PSD) e Manoel Gabriel, o Dr. Neu (PP), que é bolsonarista. Isa Ermes Abade, vice-presidente do PT lá, entrou em cena acusando dois vereadores e candidatos a reeleição, Plínio Matos e Miguel de Canarina, e mais Vinicíus Barreto, que é só candidato, todos neo-petistas, de terem subido no palanque de Dr. Neu, o bolsonarista.

— Esses rapazes são filiados ao PT, mas nada têm a ver. Dr. Neu é bolsonarista e um antipetista doente.

Lá, o prefeito Tonho de Napo sofreu impeachment na Câmara, recuperou o mandato e está na briga.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco