Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 às 4:00 h | Autor:

Em Tanquinho, o inusitado: TSE libera o prefeito, mas cassa a vice

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Em Tanquinho, o inusitado: TSE libera o prefeito, mas cassa a vice
-

Tanquinho, pequeno município com menos de 10 mil habitantes da região de Feira de Santana, a terra mãe, virou palco e cenário de caso inusitado. Uma decisão do ministro Nunes Marques, do STF, mas atuando no TSE, cassou a vice Leila da Saúde (PT), mas manteve o prefeito José Luis Reis, o Zé Luis (PT), embora os dois estejam no mesmo imblóglio.

Explicando: dita a lei que chapa majoritária é única entre cabeça e vice, que só podem ser substituídos a até 20 dias antes das eleições, salvo em caso de morte. A 19 dias do pleito do ano passado Jorge Flamarion (PT) renunciou. Zé Luis, prefeito e favorito, botou Leila no lugar e ganhou folgado, com quase 60% dos votos.

O ministro Nunes Marques entendeu que no caso do prefeito prevaleceu ‘a soberania popular’. E aí fica intrigante. Como com ele sim e com ela não, já que votou-se na chapa e não na pessoa? O caso pode ir a plenário.

Caso único –Aliás, em matéria de casos inusitados Tanquinho está ficando contumaz. Em janeiro, o vereador Pastor Roque (PSD), presidente da Câmara, tentou conseguir a reeleição na condição de candidato único e acabou entrando para a história como único candidato único que perdeu.

Ele teve 3 votos contra seis em branco. A lei exige no mínimo a maioria. Dia 3 de janeiro finalmente a Câmara fez nova eleição, que teve Kal de Raílda (MDB) como vencedor.

Agora, a expectativa é saber como fica a situação da vice Leila. Advogados dizem que ou os dois são cassados ou, o mais sensato, nenhum.

Colaborou: Marcos Vinicius

Sobradinho quase cheia

Apesar de boa parte do sertão estar vivendo o que chamam de seca verde, aquela em que está tudo verdinho, mas açudes e barragens não com tanta água, a Barragem de Sobradinho, de muita importância na banda norte da Bahia, vai bem, com 84% da sua capacidade.

O deputado Zó (PCdoB), olheiro do Velho Chico, explica.

– Lá no lado mineiro do Velho Chico choveu muito. É por isso que o reservatório encheu cá.

Volta de Cocá para a base do governo enfrenta resmungos

As conversas dos governistas com o PP, para atrair os ex-aliados totais para a base, incluem a volta de Zé Cocá, o prefeito de Jequié, e também os resmungos de aliados do governo e adversários dele lá, como o deputado Euclides Fernandes (PT).

– Se isso acontecer, eu teria que reavaliar minha posição. E acho que o deputado (federal) Antonio Brito (PSD) também não vê a ideia com muito bons olhos.

Mas nos bastidores, as conversas estão andando. O deputado Hassan (PP), que é cunhado de Antonio Brito, mas adversário e aliado de Cocá, diz que se o governo atender os pleitos de Jequié vai facilitar muito.

– O que eu posso garantir é que sempre fui e continuo sendo da base do governo.

Ou seja, ele quer ficar onde está, mas puxando o amigo Cocá. Seja como for, o caso ainda vai render.

Vereadores sugerem que a Câmara mude de lugar

O incêndio na Câmara de Salvador, mais um acidente no Centro Histórico da capital, suscitou o debate entre os vereadores. A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) disse que o prédio é de relevante importância histórica, mas acha que a Câmara deveria ir para outro local.

– Acho que está na hora de ir para um local com melhor estrutura e mais segurança.

Aladilce Souza (PCdoB), a líder da oposição, foi na mesma linha:

– É um acontecimento triste. Acho que a Câmara poderia funcionar em outro local, funcionando o prédio atual como museu.

Sandro Filho (PP) acha que pode funcionar por enquanto Centro Cultural. Quem sabe não fica lá?

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco