Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 27 de abril de 2023 às 6:00 h | Autor:

Fake news, a potencialização da mentira na indecência da política

Lira vai botar em votação terça projeto que regulamenta redes sociais, hoje o palco principal das fakes

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Confira a coluna completa
Confira a coluna completa -

Phillip Knightley, jornalista australiano que tornou-se correspondente na guerra do Vietnã para emissoras da Inglaterra, a partir da sua experiência escreveu um belíssimo livro, A primeira vítima. Diz logo de saída que quando pipoca uma guerra a primeira vítima é sempre a verdade.

Claro que ele, também professor em Londres até 2016, quando morreu, nos deixou a lição que bem facilita entender a conjuntura atual. Estamos em guerra, a guerra da política, cuja arma principal é a comunicação. E também nela a verdade é a primeira a ir para a cucuia.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Guerra, seja ela qual for, a que mata gente e a que mata reputações, é sempre perversa e a da política pegou nestes tempos de sociedade em rede um combustível poderoso com as fake news, a velha mentira. O pior, rolando à solta.

Urgência —O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai botar em votação terça a urgência do projeto que regulamenta o uso das redes sociais, hoje o palco principal das fakes. O tal projeto prevê até cinco anos de cadeia para quem mentir ferindo reputações, com a responsabilização, também, dos provedores. Já era tempo, não?

As redes ganharam importância quando elegeram Bolsonaro em 2018, num tempo em que era novidade total. Agora, alguns evocam a liberdade de expressão como se fosse o direito de xingar.

Sem regras, fundamentais em qualquer sociedade, os santos do pau oco emergem como heróis da pátria. E é claro que isso não vai acabar com uma lei. Mas também não dá para sermos mais que a primeira vítima, vítimas eternas.

Com Mário Jr. o PP de Leão fica aliado do PT, mas nem tanto

João Leão, antes vice-governador, agora deputado federal, deixa o comando do PP por cima. Pegou o partido dez anos atrás com dois deputados federais e três estaduais, agora deixa com o dobro, quatro federais e seis estaduais.

Para o lugar dele, está tudo encaminhado para ser o deputado federal Mário Negromonte Jr, mas a questão ainda não está resolvida.

O partido está dividido. Leão rompeu com o governo, a bancada estadual quer continuar governista, o ex-deputado Ronaldo Carletto, tio do federal Netto Carletto, foi Lula lá e Jerônimo cá e Mário foi Lula lá e ACM Neto cá, o meio termo, por isso o mais forte.

Ao que dizem nos bastidores, Carletto até cederia numa boa o comando este ano, mas em 2024, ano de eleição municipal, muito gostaria de estar à frente. O comando nacional deve carimbar Mário.

Jerônimo, Raimundinho e Jânio Natal lado a lado

Eleito pelo PL de Bolsonaro, com apoio do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, que é do PL e apoiou o presidente e João Roma, Raimundinho da Jr assumiu o mandato de deputado estadual dizendo que não ia ligar para esse negócio de petistas x bolsonaristas e a posição dele começou a produzir resultados.

Raimundinho abriu espaço para o prefeito Jânio Natal ser recebido por Jerônimo, a fim de relatar os estragos causados pela chuvarada na Costa do Descobrimento.

O encontro foi anteontem e o tom foi amistoso. Jerônimo disse que vai ajudar em tudo o que for possível e Jânio se disse impressionado ‘com a atenção e o carinho’ recebidos.

No socorro a Eduardo Sales

Vaiado anteontem no encontro dos produtores rurais irados com as invasões do MST na Assembleia, o deputado Eduardo Sales (PP), que já foi secretário da Agricultura e é um dos maiores defensores do agronegócio na Casa, recebeu apoio e solidariedade do deputado Robinson Almeida (PT).

O detalhe é que o público que vaiou Eduardo é de bolsonaristas antipetistas raivosos. A vaia é justamente pela aliança dele com o PT.

REGISTROS

Na BR-030 1

Lideranças de Cocos e Feira da Mata dizem estar confiantes de que agora em maio começa a pavimentação dos 66,1 km da BR-030 até Juvenília, em Minas. A dita BR, que atravessa a Bahia até chegar em Campinho, na Península de Maraú, banda sul da Baía de Camamu, é fundamental para a conexão do oeste-litoral.

Na BR-030 2

Aliás, o governo está em vias de autorizar a pavimentação também dos 80 km entre Ubaitaba e a Península de Maraú, hoje precaríssimos. Lá, os ambientalistas querem que fique assim, mas o prefeito Manassés Souza (PP) puxa o coro dos favoráveis: ‘Quase todos querem’.

No Velho Chico

A Companhia Hidréletrica do São Francisco (Chesf) diz que a Barragem de Sobradinho está com quase 95% da sua capacidade. A vazão do rio é de 900 metros cúbicos por segundo, mas ela está liberando, da barragem, 1.100. Maio é mês de muita água.

Adeus a Zé Carlos

Morreu Zé Carlos Marques da Silva, o Zé Carlos, 79 anos. Foi vereador e prefeito em Botuporã, três vezes prefeito de Caturama e deputado estadual, e morava em Tanque Novo. Ganhou luto triplo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco