Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 12 de julho de 2023 às 6:30 h | Autor:

Geraldo, o que entra na cena de Itabuna após Lula tirar da geladeira

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Geraldo Simões, o que renasceu
Geraldo Simões, o que renasceu -

No 2 de julho Lula dormiu em Ilhéus. No café da manhã do dia 3 o único político da região presente foi Geraldo Simões, ex-prefeito de Itabuna, ex-deputado federal. Os dois se tratam por ‘compadre’.

Geraldo pediu ao compadre a instalação de um porto seco em Itabuna. Na mosca, em duplo sentido. Os itabunenses dizem estar perdendo espaço para Ilhéus, terra do Porto Sul, onde um imóvel igual chega a ser 40% mais caro.

O tabuleiro itabunense até então girava entre duas peças, o prefeito Augusto Castro (PSD) e o deputado estadual Pancadinha (SD), que vem liderando todas as pesquisas lá. De Lula em diante as rodas de conversas apontam unânimes: Geraldo volta à cena também como candidato competitivo.

Ostracismo —Até aí, Geraldo ainda estava jogado num canto por Rui Costa. Em 2014, quando Jaques Wagner findava o governo, botou na mesa como candidatos a sucessor Rui Costa, José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, e o senador Walter Pinheiro.

Ele apoiou Gabrielli e entrou em desgraça com Rui, o ungido. E passou os últimos oito anos como se não existisse. Rui ia a Itabuna e fazia questão de se hospedar na casa do ex-prefeito Fernando Gomes, inimigo dele.

Foi a ida de Lula a Ilhéus que deu a ele novo gás. Ano passado, Augusto, que hoje está no PSD de Otto Alencar mas veio do PSDB, ficou no muro, pensando que ACM Neto ia ganhar. Pancadinha ficou com o próprio Neto. No São Pedro, o forró grapiúna, Jerônimo já não foi lá, mandou o vice, Geraldo Júnior. Já era o efeito Geraldo, o Simões.

Adolfo Viana diz que tucanos estão abertos para conversas

O deputado federal Adolfo Viana, presidente estadual do PSDB, diz que o partido está aberto a conversas para alianças em todos os cantos, inclusive Salvador, mas com algumas ressalvas:

— Não vamos abrir mão de termos candidaturas próprias onde temos candidatos competitivos, como no caso do deputado Pablo Roberto em Feira de Santana e a prefeita Suzana Ramos em Juazeiro.

Ou seja, em Salvador, onde o partido hoje é aliado do prefeito Bruno Reis (UB), há possibilidade de conversas inclusive com o candidato que for abençoado pelos aliados de Jerônimo e cia.

Aliás, em Salvador alguns tucanos se queixam que o partido sempre foi colocado a reboque de ACM Neto, mas não está mais nessa. O partido avalia que com a entrada de Carlos Muniz, presidente da Câmara, se cacifou.

Cruz das Almas no cardápio

André Elóy (PDT), vice-prefeito de Cruz das Almas que rompeu com o prefeito Ednaldo Ribeiro (PL), estava ontem em almoço no Barbacoa com Max Passos (PP), hoje diretor de habilitação do Detran e ex-vice-prefeito de Orlandinho Peixoto (PT), que em 2020 perdeu a tentativa de reeleição.

André já disse que é candidato ano que vem. Terá o apoio de Max? Pelos largos sorrisos dos dois quando a pergunta foi feita, tem jogo.

César Araújo assume a Academia de Medicina

A Academia de Medicina da Bahia celebrou os seus 65 anos na noite de anteontem trocando de diretoria. A presidência que estava com Antonio Carlos Vieira Lopes agora tem no comando César Araújo Neto, enquanto o também médico Gilson Feitosa passou a integrar os quadros da entidade como ‘Acadêmico Emérito’.

Diz o médico Jadelson Andrade, agora também na diretoria de Comunicação Social, que a AMB desempenha relevante papel no impulsionamento do conhecimento e na promoção de avanços na saúde, já que congrega os mais respeitáveis nomes da medicina na Bahia, todos eles referências em suas áreas de atuação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco