Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 27 de dezembro de 2019 às 6:02 h | Autor:

Inema, o paraíso dos presidentes, é mesmo bonita de se ver e viver

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Inema vista do mar, o paraíso baiano dos presidentes | Foto: Talita Nunes | Divulgação
Inema vista do mar, o paraíso baiano dos presidentes | Foto: Talita Nunes | Divulgação -

O que tem Inema, um paradisíaco recanto da Baía de Todos-os-Santos, separado da praia de São Tomé de Paripe por um muro (isso mesmo, muro no mar), de tão encantador que virou point de fim de ano de presidentes da República?

Simples. Lugar bonito, de águas mansas e limpas com a vantagem da boa segurança; lá está a joia da Marinha na Base Naval de Aratu, um espaço residencial dos oficiais que trabalham na capital.

Assim o é que todos os quatro últimos presidentes (Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e Temer) passaram alguns finais de ano lá. Até hoje, FHC, ressalte-se, foi o único que apareceu junto ao povão, na praia de São Tomé, sem ninguém esperar. Os outros, só se viram de longe, inclusive Lula, carregando uma caixa de isopor na cabeça.

Bom gosto — Pelo mix presidencial que corre para Inema, vê-se que a atração do lugar paira acima de quaisquer diferenças ideológicas, não? Bolsonaro nada tem a ver com Lula e Dilma, muito pelo contrário, se nutre de atacá-los, são os arquirrivais do momento no país. Mas na apreciação dos encantos de Inema, são iguais.

Tudo nos conformes. Os portugueses nos roubam desde que aqui chegaram e só escolhiam o filé. E por conta disso sempre se disse que ladrão, ato criminoso à parte, tem bom gosto.

No caso dos presidentes, o bom gosto também está acima de diferenças ideológicas.

Colaborou: Bruno Luiz

Bolsonaro mira Gabrielli

A decisão da CGU de encerrar a aposentadoria de José Sérgio Gabrielli como professor da Ufba, presidente da Petrobras de 2005 a 2012, foi vista entre os petistas baianos como mais uma picuinha do governo Bolsonaro com os adversários.

O próprio Gabrielli qualificou o fato como ‘absurda perseguição política’.

– Minha aposentadoria é fruto de 36 anos de trabalho na Ufba. Não tem nada a ver com Petrobras.

Colbert diz que vai bem

Colbert Martins (MDB), o homem que herdou o trono de Zé Ronaldo (DEM) na prefeitura de Feira de Santana quando este renunciou para disputar o governo do estado, ano passado, vai entrar em 2020 com um grande desafio: manter-se no poder, desafiando o deputado federal Zé Neto (PT), o líder das pesquisas.

– Estou levando tudo com tranquilidade, respeito por todos e trabalho pela coletividade. Estou confiante.

Baixo custo pousa na praça

Salvador recebeu ontem seu primeiro voo de uma companhia de ultrabaixo custo, da chilena Sky Airlines, vindo de Santiago com 90% de ocupação.

O ultrabaixo custo é pelo fato de que elas suprimem uma série de serviços, as poltronas não são reclináveis e coisas assim, para baixar o valor das passagens. Os novos voos vão operar às segundas, quintas e sábados. Inicialmente, os da Sky Airlines são sazonais e irão até março.

Cintra diz que momento do TJ baiano é de se unir

Abordado ontem, quando conversava com amigos, sobre a Operação Faroeste, que afastou quatro desembargadores e dois juízes (com um desembargador e um juiz presos) do TJ da Bahia, o desembargador Carlos Cintra, aposentado, ex-presidente da instituição que nos seus tempos imperou como líder, disse lamentar o clima de divisão interna:

– Deveriam aproveitar essa oportunidade para se unir, todos num só propósito, o de resgatar a respeitabilidade no TJ-BA.

Ele diz que o desembargador Lourival Trindade, que ganhou a eleição contra a desembargadora Cynthia Resende, de 28 a 7 (o que carimba a divisão), ‘é sério e competente e tem condições de liderar essa causa’.

REGISTROS

Serra do Barbado

O deputado federal Paulo Azi, presidente do DEM na Bahia, está pedindo que o governo estadual amplie o olhar sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado, em Abaíra, na Chapada Diamantina. A área, segundo ele, tem sido palco de vários incêndios, mas em 2019 foi pior.

Boa e salgada

A viagem de catamarã Salvador-Morro de São Paulo-Barra Grande, em Maraú, um percurso de duas horas mar aberto, começou ontem. Alguns acharam o preço da passagem um pouco salgado: R$ 125.

Bafômetro no mar

A Capitania dos Portos deflagrou a Operação Verão, que vai até 8 de março e inclui fiscalizações sistemáticas nas embarcações e nos condutores em pontos turísticos tradicionais, como baías de Todos-os-Santos, de Camamu, de Tinharé e Porto Seguro. Curioso: um dos procedimentos de abordagem é o teste do bafômetro. No mar também tem...

Recorde nefasto

Trancoso, uma das joias turísticas de Porto Seguro, fecha 2019 com um recorde nefasto, duas mortes por afogamento em menos de 30 dias, a última domingo, de um turista paulista.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco