Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 13 de agosto de 2023 às 5:20 h | Autor:

Leão quer passar o controle dos rios para o Exército, como nos EUA

Confira a coluna de Levi Vasconcelos deste domingo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Deputado federal João Leão (PP)
Deputado federal João Leão (PP) -

Depois de entrar na mídia nacional por ter mandado arquivar o processo em que a colega Carla Zambelli (PL-SP) teria mandado outro colega ir “tomar no ...”, o deputado federal João Leão (PP) quer voltar. Tem no gatilho um projeto de lei que passa para o Exército o controle dos rios brasileiros.

— Não tem nada de excepcional nisso. Nos EUA sempre foi assim e eu acho correto. Água é realmente uma questão de segurança nacional.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Mas Leão, que nasceu em Recife, mas se criou em Barra, no oeste baiano, às margens do São Francisco, o u Velho Chico, como chamam, diz estar conversando muito e acumulando informações, porque a coisa não é tão simples.

Na Bahia —Ele afirma que o próprio Exército terá que se estruturar para cumprir tão vasta missão:

— Temos muitos rios . Só na Bahia são 68 de grande e médio porte. No São Francisco desaguam 11, como o Rio Corrente, o Carinhanha, o Rio Itapicuru, o Paramirim, sem falar nos subsidiários importantes, como o Rio de Ondas (Barreiras), que desagua no Rio Grande.

— Confesso que apesar das muitas queixas sobre o Velho Chico desde que me entendo por gente vejo ele do mesmo jeito, mas chegou a hora de mudar.

Leão, que em meados de 2000 chamou o Exército para derrubar e reconstruir mais de duas mil casas de 13 povoados no entorno de Barra, o chamado Brejos da Barra, diz que no caso a área tinha a maior incidência de Doença de Chagas do Brasil.

— Botamos o Exército na guerra contra o barbeiro. E ganhamos bonito.

Cremeb vai às urnas amanhã e terça numa briga por mudança

O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), a instituição que zela pela ética médica, vai começar a semana em ebulição.

Amanhã e terça os 45 mil médicos lá registrados vão escolher entre a Chapa 1 liderada pelo médico Jessé Brandão, e a Chapa 2, pela médica Janaína Lordelo, com o tempero do grupo auto-intitulado Médicos pela Democracia, que está pregando o voto nulo.

Janaína, da Chapa 2, diz que o grupo que governa o Cremeb está lá há 30 anos.

— Acreditamos que está na hora de mudar. E a atual diretoria se desconectou também dos jovens e do interior.

Ela diz que dos 45 mil médicos da Bahia 25 mil entraram nos últimos cinco anos, consequência do grande número de faculdades de medicina.

— Esse é o foco, atrair os jovens e saber onde isso vai parar. Não creio que voto nulo caiba nesse contexto.

O discurso do roubo pouco

Ao ver a oposição batendo no fato da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) ter permitido a presença de mortos na folha de pessoal (com os respectivos pagamentos), um deputado governista na Alba cochichou com uma pessoa ao lado:

‘A oposição está mesmo sem discurso. Eles sabem que quem está no governo tem maneiras de afanar muito mais fáceis, seguras e lucrativas do que receber em nome de morto'.

Samuel Jr, o único que foi votado nos quatro cantos

Evangélico ligado à Assembleia de Deus, o deputado estadual Samuel Jr (Republicanos) ostenta uma condição única entre os seus 62 colegas, produzida pelas eleições do ano passado: recebeu votos rigorosamente em todos os 417 municípios da Bahia.Ele teve, no total, 98.914 votos, a maior parte, ou 15.686, em Salvador. As menores são, pela ordem, Gavião (7), Elísio Medrado (8) e Quixabeira (9). Daí em diante todos foram mais de 10. Samuel credita o feito ao apoio que teve do pastor Valdomiro Pereira, o presidente estadual da Convenção da Assembleia.— Mas não tenha dúvida que isso é motivo de orgulho. Ser único nisso é muito bom.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco