Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 07 de fevereiro de 2026 às 11:33 h | Autor:

Lula em Salvador está em missão oficial, mas na real já é campanha

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita às Obras Sociais Irmã Dulce. Salvador
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita às Obras Sociais Irmã Dulce. Salvador -

Lula desembarcou, ontem, em Salvador, e dormiu na capital baiana, onde hoje cumpre nova agenda, após ter anunciado novos investimentos na área de saúde e visitado as Obras Sociais Irmã Dulce, além de ter prometido criar o Ministério da Segurança Pública.

Claro, é o presidente da República, mas também candidato à reeleição. E é o lado político que dá o tom da reza. O PT, desde 2006 com Jaques Wagner, completa 20 anos de poder na Bahia. E não só quer ganhar mais quatro, como também botar Lula lá mais quatro.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O senador Otto Alencar, por exemplo, disse em discurso que o PSD, partido que ele preside no estado, tem 115 prefeitos e mais 50 ex-prefeitos. Ou seja, está mais firme do que nunca.

FORÇA MAIOR – Ademais, em 2022 Lula venceu em 14 estados e Bolsonaro, em 12, mais o DF. Dos de Lula, em termos proporcionais, a vitória mais expressiva foi no Piauí, com 76,86% dos votos, contra 69,5% do segundo, a Bahia.

A diferença é que em termos numéricos o Piauí deu no 1º turno 1.551.393 votos e a Bahia, 5.873.081, quase três vezes mais. É aí que os baianos ganham relevância na era petista no poder.

Hoje, tem encontro com o pessoal do PT, mas nas redes sociais a presença dele já é festejada por Jerônimo, Jaques Wagner e Rui Costa. Notícia tem hierarquia e, se nos últimos dias prevaleceu a saída do senador Angelo Coronel, agora é o Lula cá.

Marcelo Nilo se diz ofendido por declaração de Alan Sanches

O ex-deputado Marcelo Nilo se disse, ontem, bastante ofendido por uma declaração do ex-deputado Alan Sanches, falecido em janeiro, por nós publicada.

No texto, dissemos que, ao ser instigado sobre o que consideramos duas derrapadas de ACM Neto em 2022, com Zé Ronaldo e Marcelo Nilo, Alan respondeu que com Ronaldo até admitia, “mas Marcelo Nilo não, ele recebeu R$ 7 milhões”.

Dinheiro para a campanha, o que não dissemos.

Diz Marcelo Nilo que, da forma que colocamos, ficou parecendo que ele estaria se locupletando do dinheiro.

– Não é verdade que eu recebi esse dinheiro, mas se fosse colocado que seria para a campanha, menos mau. Marcelo Nilo se coloca, hoje, como pré-candidato a vice de ACM Neto, e afirma que, por conta disso, foi muito prejudicado. Nossas desculpas. Não foi essa a intenção.

Um show para Aroldo Macedo

Puxado por Andrezão Simões, o Ensaio Aberto de Carnaval, reunindo os irmãos Macedo, acontecerá, segunda, na Casa Rosa, Rio Vermelho, ensaio aberto totalmente beneficente, em favor de Aroldo Macedo, que enfrenta uma Paralisia Supraneural Progressiva (PSP), doença neurológica degenerativa que progressivamente compromete até a arte de tocar. O evento integra a campanha Vamos sem Medo, Aroldo Macedo.

Espólio eleitoral de Alan, briga entre Duda e Ditinho

Alan Sanches tinha em Santo Antônio de Jesus uma das principais bases eleitorais, e a morte dele gerou furdunço. Ele iria sair candidato a deputado federal em parceria com o empresário Ditinho Lemos (UB), ambos com apoio do prefeito Genival Deolino (PSDB), mas, assim que Alan morreu, Ditinho mudou o tom e se lançou a federal.

Bateu de frente com Duda Sanches (UB), vereador em Salvador e que quer herdar o espaço do pai como candidato a federal. Ditinho se lançou quarta última, e em entrevista ao radialista Leo Valente, Duda bateu forte.

– Você, Ditinho, é um ladrão de sonhos. Disse, após a ressalva: ‘Ele não esperou nem o corpo do meu pai esfriar para tentar usurpar o lugar’.

POLÍTICA COM VATAPÁ

Rola lá

Conta Valério Mesquita, da Tribuna do Norte, em Natal, que o ex-deputado e ex-prefeito Targino Pereira, homem de muitos serviços prestados à coletividade, com quem foi deputado estadual dois mandatos, lá um dia foi a um município do agreste do Rio Grande do Norte.

Participava de uma passeata em prol da candidatura a prefeito de Cícero Rola, seu fiel correligionário. A luta estava renhida e radical. A emoção e o entusiasmo reinavam no meio do povo. A numerosa e aguerrida ala moça de Cícero explodia em gritos e refrãos musicais, e como era desafinado cantar “queremos Cícero!!”, a ala moça optou pelo estribilho:

– Queremos Rola!

Diz Valério que imaginando a cena, começou a rir e perguntou ao amigo:

– E você, pediu também o mesmo?

– Você é maluco, rapaz.

Acha que eu iria pedir uma coisa dessas? Eu apenas pedi o voto!

Gargalhada geral.

Detalhe: Rola ganhou.

COLABOROU: MARCOS VINICIUS

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco