Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 às 5:30 h • Atualizada em 23/09/2023 às 16:06 | Autor:

Marcinho, o líder do UB na Alba, virou a casaca e vai ser deletado

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Marcinho, o líder da oposição que não deu certo
Marcinho, o líder da oposição que não deu certo -

Nos primeiros seis meses de Jerônimo até parecia que a oposição na Alba estava light, satisfeita com o tratamento dispensado aos deputados, como a liberação de emendas. O deputado Marcinho Oliveira (UB), o líder, elogiava o governador publicamente. Entrou água. Vai ser deletado da liderança.

Em julho Marcinho elogiou Jerônimo pelas emendas. No início de agosto, em Crisópolis, subiu no palanque com Jerônimo, que anotou ‘a grata surpresa’. Em reunião com a bancada, ACM Neto disse que a atitude era ‘um equívoco’. Na reunião de novo com a bancada anteontem ele não foi. Estava em Euclides da Cunha, de novo com Jerônimo no palanque. Foi a gota d’água.

Na tarde de ontem a bancada do União Brasil, o UB de ACM Neto, que tem 10 dos 20 oposicionistas, se reuniu e deu o xeque-mate, como diz o deputado Luciano Simões (UB):

— Ele pode fazer do mandato dele o que ele bem quiser. Mas ficar bajulando o governo em nome da oposição, não.

Marcinho do PIX —O deputado Robinho foi mais incisivo. Disse que se Marcinho continuasse líder, ele iria sair do UB. Sandro Régis, antes conselheiro do agora quase ex-amigo, também externou sua insatisfação.

Marcinho é de Santa Luz, empresário, e ao que dizem amigo do deputado federal Elmar Nascimento (UB). Nas rodinhas de conversas na Alba, chamam ele de Marcinho do PIX.

Elmar também enfeixa o ninho dos insatisfeitos, como ressalva Luciano:

— Já não basta Elmar com Lula pra cima e pra baixo, ainda temos mais essa cá.

Uma chegada muito exigente

O deputado Luciano Simões conta que Marcinho Oliveira, logo após as eleições, exigiu ser líder da oposição. Foi aconselhado a dar um tempo para conhecer melhor a engrenagem da Alba. Não aceitou.

— Agora diz que já não está ligando para a liderança.

Marcinho alega que metade dos apoiadores dele votaram com Jerônimo. E aí gera a pergunta: e por que quis ser líder da oposição?

Wilson deflagra luta pela Universidade da Chapada

Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí que lá construiu quatro escolas top (completíssimas, com quadras, campo de futebol e piscina), deflagrou uma campanha para sensibilizar a bancada baiana em Brasília para lutar pela Universidade Federal da Chapada Diamantina, a UFCD.

— Essa é uma luta dos 28 prefeitos da Chapada e dos estudantes, que clamam pela oportunidade de estudar numa universidade perto de casa.

Até Lula a Bahia só tinha a UFBA. Com ele, ganhou mais a do Recôncavo, a do Oeste, a do Sul da Bahia, a do Vale do São Francisco (Juazeiro e Petrolina) e a da Lusofonia. O deputado Joseildo Ramos (PT) lidera a luta pela implantação da Universidade Federal do Nordeste baiano.

Em Feira é Zé Ronaldo x Zé Neto ou ainda pode surgir surpresa?

O título acima é na linha do jornalista Iasmin Santos, do site Acorda Cidade, que instigou algumas conjecturas.

No cenário de hoje se diz que 2024 será o duelo dos Zés, de um lado o ex-prefeito Zé Ronaldo (UB) e de outro o deputado federal Zé Neto (PT), e na ponga outro Zé, o Zé Arimatéia (Republicanos) que em 2020 disputou e ficou em terceiro.

Mas será que isso é assim que vai ficar? Na banda de Zé Ronaldo, a do prefeito Colbert Martins, tem também o deputado Pablo Roberto (PSDB) e o empresário Wilsinho Falcão (MDB).

No lado de Zé Neto se fala que Jerônimo não gostou dele ter se lançado logo. Gostaria de ver, ao que dizem, um nome novo, como o da secretária de Saúde Roberta Santana. Mas Zé Neto já criou uma vacina, quando abordado.

— Só posso dizer que fui escolhido por unanimidade.

REGISTROS

Ponto para Lorena

A visita de Jerônimo a Igrapiúna, sábado passado, ainda está dando o que falar nas redes do Baixo Sul. Ele pousou de helicóptero no campo de futebol. Lorena Leite, pré-candidata a prefeita do PSD, passou pela barreira da chegada e o abraçou. Um aliado do prefeito Manoel Ribeiro (PP) não gostou e perguntou:

— Por que vocês deixaram ela passar?

Para Manoel, a resposta foi pior do que o soneto:

— Porque ela é nossa.

A arte salva

O Projeto Tamar , a instituição que briga para salvar as tartarugas marinhas, abre amanhã em Praia do Forte, sua base, Mata de São João, a exposição A Arte Salva, do artista paulistano Eduardo Srur. A mostra vai até 22 de outubro, quando Srur vai ensinar a transformar plástico em arte. E a arte salva mesmo. Que o diga o Tamar. Casou preservação e boa cultura

Contra o fogo

A Associação Baiana de Florestas Plantadas (ABAF) vai entrar na briga contra os incêndios florestais. Amanhã, Dia da Árvore, lança a campanha Floresta em fogo é problema de todos nós. Diz Wilson Andrade, o presidente, que o foco principal é a prevenção.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco