Ministra do turismo só veio ouvir, mas sinaliza bem para os baianos
Visita de Daniela Carneiro mostra com clareza o prestígio que Jerônimo tem no governo federal
Jerônimo Rodrigues já traçou os caminhos que quer seguir. Em linhas gerais, no lado político, diálogo, a linha do paz e amor. Na administração, as obras infraestruturais como a ponte Salvador-Itaparica, o lado social, com ações de combate à fome, e o turismo, evidentemente melhorando saúde e educação.
A visita da ministra Daniela Carneiro (Turismo), segundo o secretário Maurício Bacelar, dá um sinal claro:
— Isso mostra com absoluta clareza o prestígio que Jerônimo tem no governo federal. Foi a primeira viagem dela como ministra. E veio mais ouvir.
Ouvir o governo e o trade, convém ressaltar.
Na ilha —Diz Maurício que não pode adiantar, mas em breve o governador Jerônimo vai anunciar as pretensões baianas com três grandes vertentes.
— Não tenha dúvidas de que o turismo é uma das prioridades de Jerônimo.
Ele cita que o momento é excelente, graças a presença recorde de navios de cruzeiro, 120 entre novembro e abril, o que resulta em 400 mil visitantes.
Não é só cruzeiristas que estão na fita. Apesar dos problemas no feerryboat, por exemplo, a Ilha de Itaparica está apinhada de gente, segundo Marcus Vinicius (MDB), prefeito de Vera Cruz:
— No ferry as reclamações são dos próprios moradores da ilha, angustiados com o sofrimento. Mas fora disso corre tudo bem.
Uma das apostas de Jerônimo é o turismo religioso, na Bahia mais forte em Bom Jesus da Lapa e Monte Santo, mas a otimização do Santuário da Santa Dulce está na mira.
Agressão de ex-prefeito teve desdobramentos de novela
A decisão da 2ª Câmara Cível do TJ-Ba manteve a condenação imposta ao ex-prefeito de Casa Nova Wilson Freire Moreira, o Wilson Cota, a indenizar um cidadão em R$ 8 mil por xingamentos e um tapa no rosto.
Wilson se elegeu prefeito em 2012, em 2016 perdeu a reeleição para Wilker Torres (PSB), o atual prefeito, em 2020 morreu vítima da Covid. Eis a questão: a família herda a sentença ou o caso acaba aí?
Ressalte-se, a agressão ocorreu em abril de 2016 e o processo correu à revelia. Quem vai explicar o próximo capítulo da novela em apreço é o advogado Francisco Catelino:
— No caso aí, ele foi condenado por ter xingado e dado um tapa no cidadão. É uma ação penal, de natureza criminal, que se extingue com a morte do agente.
Dizem em Casa Nova que boa parte da revelia era porque Wilson já estava morto.
Presente agora é do pescador
Pescadores do Rio Vermelho receberam ontem da Bahia Pesca caixas de isopor, anzóis, linhas de nylon e bonés, cinco dias após a festa de Iemanjá, organizada por eles. A entrega foi na Casa de Iemanjá, que fica lá.
Alexandre Sapucaia, presidente da Bahia Pesca, diz que é uma ação complementar, mas muito agradecido, Zé de Mira, pescador, falou:
— Nós agradecemos é a Iemanjá. Foi dela que veio.
Angelo Almeida, entre os chineses e Fabíola Mansur
O último ajuste político na banda governista por conta das eleições do ano passado vai acontecer nesta sexta, quando o deputado estadual reeleito, Angelo Almeida, vai finalmente pedir licença para assumir a Secretaria de Desenvolvimentto Econômico.
Angelo atrasou o pedido porque faz questão de instalar na Assembleia ainda hoje a Frente Parlamentar Bahia-China. Os chineses são grandes compradores da soja baiana.
Quem está na espreita para ver tudo isso acontecer logo é Fabíola Mansur. Embora tenha tido mais de 58 mil votos, ela ficou na 1ª suplência do PSB, o partido de Angelo.
Ela diz estar pronta para tocar o barco.