Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 27 de setembro de 2024 às 4:30 h | Autor:

Na Bahia, Maragogipe é o único lugar em que o PT cruzou os braços

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Na Bahia, Maragogipe é o único lugar em que o PT cruzou os braços
-

Prefeito de Maragogipe por dois mandatos entre 2005 e 2012, pelo PT, Sílvio Ataliba não faz segredo da sua opção nas eleições deste ano, entre o prefeito Valnício Armede (PP), a ex-prefeita Vera da Saúde (PSD) e Luciano das Cavalgadas (PDT).

— Voto nulo.

Ele conta que é professor concursado da prefeitura e quando Vera, que sucedeu ele, assumiu o mandato, o demitiu por justa causa:

— Levei cinco anos brigando na justiça até ganhar. E agora, quando vieram com a proposta de fazer um acordo em torno dela, eu disse claramente: esse acordo eu não topo.

Ele conta que na campanha está apenas para eleger o filho, Benin de Ataliba (PT), vereador, de apenas 18 anos, pelo PT. ‘Ele será o vereador mais jovem do Brasil’.

Racha rápido —Mas a história tem outros ingredientes dignos de um enredo novelesco. Em 2020, Valnício teve o apoio de Vera, derrotando o próprio Ataliba, mas três dias depois da posse, os dois romperam. Motivo: ela ‘esqueceu’ que já não era prefeita e sentou-se na cadeira dele, que não aceitou, óbvio.

Mais: Valnício é sobrinho do marido dela e só por isso foi indicado. Vera também cometeu outro equívoco que agora está lhe custando caro, a perseguição contra adversários, que viraram inimigos.

Valnício lidera as pesquisas, mas todos admitem que o jogo é trincado. A competitividade dele é muito mais pelas inimizades dela. Certo é que Maragogipe virou a única cidade da Bahia em que o PT não se envolve.

Colaborou: Marcos Vinicius

‘Quebra galho’ para a vaga de Pedro Lino no TCE é refutado

Embora alguns governistas tenham cogitado ocupar a vaga de Pedro Lino no TCE até que a Assembleia aprove a lei que permita a contratação de auditores substitutos, a Associação Nacional de Ministros e Conselheiros Substitutos ganhou um mandado de segurança na justiça que impede a jogada.

A questão é que auditores substitutos até pouco tempo eram contratados para mandatos de dois anos e agora o TCE terá que contratá-los, mas na Bahia a lei que permite isso ainda está em tramitação. Todavia, a vaga do auditor substituto é prevista na Constituição.

Foi com base nisso que a desembargadora Carmem Lúcia Santos Pinheiro encaminhou avisos ao governador Jerônimo, ao presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD) e ao presidente do TCE, Marcos Presidio. Ou seja, a vaga é de auditor e ponto.

Alan avalia embate em SAJ

Convicto de que o prefeito Genival Deolino (PSDB), candidato à reeleição em Santo Antônio de Jesus, vai ganhar tranquilo, o deputado Alan Sanches (UB), diz que será um momento épico.

— Vamos derrotar numa só penada três ex-prefeitos e quatro ex-candidatos, Euvaldo Rosa-PSB (o adversário de Genival), Humberto Leite e Rogério Andrade, mais Dr. Everaldo, Ed Diniz, Góes Mercês e Dalva Mercês.

Deficientes mostram sua pauta no Setembro Verde

Deficientes físicos de modo geral (visuais, cadeirantes, amputados e afins) de vários pontos da Bahia desfilaram ontem da Alba até a Procuradoria do Estado para marcar a passagem do Setembro Verde. Kátia Sales, de Feira de Santana, disse que eles estavam fazendo um esforço para serem vistos.

— Vamos entregar uma carta contendo nossas pautas. Queremos políticas públicas, a começar pela acessibilidade, velho problema.

Maria Gonçala, de Valença, do Grupo Retina Bahia, fala da luta dos deficientes visuais.

— Brigamos contra o capacitismo, uma corrente de pensamento que nos coloca como se fôssemos seres inferiores. Queremos respeito.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco