Na briga entre Elmar e Brito cada qual olha para o próprio umbigo
Confira a coluna de Levi Vasconcelos
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados ainda é em fevereiro do ano que vem, mas em Brasília, o assunto já fervilha, com um detalhe: a polarização entre os baianos Elmar Nascimento (UB) e Antonio Brito (PSD), cá o primeiro oposição e o segundo governista, aliado do senador Otto Alencar, mas lá ambos governistas, mas mirando mais o próprio umbigo.
Aliás, na busca de apoios os dois conseguiram deixar de lado a polarização que marcou a disputa de 2022 entre Lula e Bolsonaro e entrou naquela de todos catam apoio de todos, seja lá de que lado for.
As articulações que resultaram no apoio do PDT a Elmar ontem anunciado, por exemplo, foi articulado em Salvador pouco antes do São João, dia 19 mais especificamente, num almoço entre Carlos Lupi, presidente nacional do partido (licenciado) e o deputado Félix Mendonça Jr, presidente na Bahia.
Os três ‘is’—Lupi é ministro do governo Lula (Previdência) e Elmar adversário de Jerônimo na Bahia, mas estava com Bolsonaro e virou apoiador de Lula lá. Já Brito apoiou Lula, mas esta semana fez um encontro para angariar apoios e lá estavam Valdemar Costa Neto, o presidente do PL, partido de Bolsonaro, e três ministros de Lula.
Os dois já tiveram encontros com Bolsonaro. Brito chegou a receber do ex-presidente a medalha dos três ‘is’, aquela do Imorrível, Imbrochável e Incomível.
Deputados baianos em Brasília dizem que Bolsonaro não tinha força na Câmara e se abriu . Lula vai na mesma pegada. Elmar e Brito surfam por aí.
Colaborou: Marcos Vinicius
Abrema vem a Salvador para pressionar sobre fim dos lixões
Pedro Maranhão, presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), fica em Salvador hoje e amanhã numa série de encontros com autoridades da área de saneamento, para falar sobre o fim dos lixões e regionalização e aproveitamento dos aterros sanitários.
É que dia 2 de agosto encerra o prazo para a erradicação dos lixões, obviamente um prazo estabelecido em que não será cumprido.
A Abrema tem estudos sobre a gestão de resíduos no país e o resultado no Nordeste é péssimo. E a solução final? Segundo Pedro, um sonho distante.
— No Brasil existem mais de três mil lixões. Em 2022 mais de 33 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram destinação inadequada. Isso equivale a 11.362 piscinas olímpicas de lixo compactado ou 233 estádios do Maracaná de lixo a céu aberto.
Senai e Byd vão treinar gente
O Senai Bahia e a Byd Auto do Brasil, a indústria dos carros elétricos, assinam hoje (11h), na Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), protocolo de intenções para cooperação em projetos nas áreas tecnológica, educacional e científica.
Também firmam contrato para formalizar a primeira parceria visando formar 160 pessoas no curso de Aperfeiçoamento de Operação Automotiva. Jerônimo vai estar lá.
No Julho Verde, a batalha contra o câncer vai às ruas
Médicos e pacientes do Hospital Aristides Maltez farão dia 27, o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, vão caminhar 6 km entre Campinas de Brotas e Acupe até o hospital, em Brotas. Segundo o médico Lucas Gomes, chefe de cabeça e pescoço do Aristides, este mês, o Julho Verde, tem a pretensão de alertar as pessoas para os fatores de risco, para os quais muitos não ligam.
— Receber o diagnóstico de câncer ainda assusta as pessoas, pelo estigma que doença tem na sociedade. E medicina evoluiu muito e nós diagnósticos precoces a chance de cura é alta.
Segundo Lucas, o número só cresce, tanto por falta de cuidados como pelo crescimento das notificações em várias unidades.
Assuntos relacionados