Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 25 de abril de 2023 às 5:15 h | Autor:

Na folia de Feira, 2024 deu as caras com os dois Zés, Ronaldo e Neto

Pergunta que os jornalistas lá fazem: até que ponto Jerônimo vai influenciar na disputa lá? Será como Lula lá

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União), e o deputado federal Zé Neto (PT)
Ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União), e o deputado federal Zé Neto (PT) -

E Zé Ronaldo, que em 2018 era prefeito, renunciou ao mandato para disputar o governo do Estado, perdeu, queria ser vice de ACM Neto ano passado, perdeu de novo, vai tentar voltar à Prefeitura de Feira de Santana ano que vem?

E o deputado Zé Neto, do PT, que é o penta campeão baiano de derrotas, com as suas tentativas, vai tentar quebrar a maldição mesmo arriscando o hexa indigesto?

Embora haja nomes periféricos circulando nas duas bandas, tudo indica que em 2024 a Princesa do Sertão vai mais uma vez ver a disputa entre os dois Zés, o Zé Ronaldo e o Zé Neto.

Abraços —E eis que a Micareta de Feira de Santana, a primeira depois da pandemia, exibiu os velhos atores na cena política, mas com um ingrediente novo, Jerônimo. E ao que parece, não é pouca coisa.

Zé Ronaldo compareceu ao circuito da folia e foi muito bem aplaudido. Sinal de que as pesquisas apontando ele na liderança estão certas. Zé Neto, o adversário principal, fez sucesso nas redes ao posar ao lado de um boneco do Incrível Hulk.

A diferença ficou por conta de Jerônimo, que é professor concursado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), morava na cidade, chegou anunciando investimentos de R$ 15 milhões, foi na abertura no bloco Zero Hora, dos jornalistas, e também no sábado. Mais que isso, ele também foi muito tietado, com gente puxando e agarrando para tirar foto com ele.

A pergunta que os jornalistas lá fazem: até que ponto Jerônimo vai influenciar na disputa lá? Será como Lula lá e ele cá?

Ano que vem, veremos.

Roberta se deu bem na folia

Quem também apareceu bem na Micareta de Feira de Santana foi Roberta Santana, secretária de Saúde do Estado. Ela é feirense, foi graduada e virou professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), colega de Jerônimo.

Se disse que ela demonstrou muita segurança ao falar dos problemas da saúde, inclusive de lá. Por conta disso, houve até quem a colocasse na lista de prefeituráveis. Amigos dela acharam que é piada.

Maratona com muita água

As fortes chuvas que desabaram sobre a Costa do Descobrimento nem de longe impediram a realização da Meia Maratona de Porto Seguro, domingo último.

Muito pelo contrário, os participantes até gostaram, como o empresário Isnard Meira, de São Paulo:

— A chuva até anima.

É, mas grande parte da cidade sofreu e o prefeito Jânio Natal (PL) decretou estado de emergência.

Mais respeito com o Centro

Empreendedores, trabalhadores e moradores do Centro Histórico de Salvador vão se reunir sexta (10h), no Terreiro de Jesus, para pedir respeito com a área, que apesar de ser um dos grandes points de atração turística vive quase abandonada.

Nelson Rocha, jornalista baiano que mora em Portugal, diz que o assalto aos turistas no Pelourinho repercutiu muito por lá. Ou seja, ou se toma uma providência ou o barco afunda.

Flori de novo, agora com ‘A Academia dos Rebeldes’

O Museu de Arte da Bahia abre as suas portas hoje para mais um momento especial. O jornalista, poeta, escritor ou simplesmente um mestre no manejo das palavras Florisvaldo Mattos lança (17h) o seu 12º livro: “A Academia dos Rebeldes e outros exercícios redacionais”.

Flori, como os amigos e discípulos o chamam, é membro da Academia de Letras da Bahia desde 1995 e também um dos integrantes da Geração Mapa, que tinha entre eles Glauber Rocha, Myriam Fraga e Jorge Amado, o time que dizem ter posto a cultura baiana no mapa, participando da chamada Academia dos Rebeldes. No livro lançado pela Alba Cultural, ele contempla várias linguagens, também a poesia, a predileta.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco