Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 01 de março de 2024 às 5:40 h | Autor:

No quebra pau de Lauro de Freitas a força das redes falou mais alto

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem No quebra pau de Lauro de Freitas a força das redes falou mais alto
-

Quebra pau em Câmaras de Vereadores não é raro e nem novo, vezes com bate-boca, noutras bate-boca com insultos, xingamentos, que também às vezes descambam para as vias de fato. Mas o que houve em Lauro de Freitas para dar tão intensa repercussão nacional, com direito de jornais da Globo até a sites do Amapá?

Com certeza, novos tempos. Ou melhor, o tempo em que todo mundo filma e grava tudo para disparar nas redes sociais. A própria gravação em Lauro foi de um celular.

Muito mais que isso, o vereador Gabriel Bandarra (UB) se nutre nas redes. Com o nome de Tenóbio ele sai batendo em prefeitos pela Bahia afora, sempre chamando-os de ‘sapequinha’ e insinuando corrupção. Com Moema Gramacho (PT), a prefeita de Lauro, de quem é adversário, já fez algumas e também já foi processado algumas vezes.

processos — Pelo que dizem pessoas que estavam próximas da cena em Lauro, o vereador Loxa Lopes (PP) discursava atacando o colega Tenóbio, que em determinado momento (a voz não gravou) chamou a presidente da Câmara, Naide Brito (PT), de ‘descarada’. Loxa partiu para cima dando um quase tapa: ‘Descarado é você’.

Como Tenóbio é das redes, e na gravação a voz dele não sai, ele recebeu centenas de postagens de solidariedade. Ou seja, no seu ninho, saiu ganhando. Fora daí, com certeza o caso vai parar na Justiça, de parte a parte.

Se dá como certo que a fala de Tenóbio, que não foi exposta, contra Naide vai dar processo. E também o tapa de Loxa contra ele.

Terreiro de Cachoeira é o novo Patrimônio Cultural do Brasil

Evangélica ligada à Igreja Universal, Eliana Gonzaga (Republicanos), prefeita de Cachoeira, entende que a opção religiosa dela não lhe concede o direito de ser a dona da verdade e por conta disso prega o ‘respeito pleno’ com as outras religiões.

Foi exatamente por entender assim que ontem, quando o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísticos Nacional (Iphan) tombou o Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganju Didé, de Cachoeira, como Patrimônio Cultural Brasileiro, ela bradou:

— Sem dúvida, é um dia histórico para Cachoeira.

Ela estava em Brasília e agradeceu ao presidente do Iphan, Leandro Antonio Grass. E citou que mais uma vez o Recôncavo baiano aparece como baluarte da cultura de matriz africana. A deputada Lídice da Mata (PSB), que é de Cachoeira, estava lá. O terreiro tombado tem 108 anos.

Algo novo em Mundo Novo

Filha do médico Raimundo Souza Costa, o Raimundo Pú, três vezes prefeito de Mundo Novo, a enfermeira Ana Paula vai se filiar no PSD sob as bençãos do deputado Eduardo Alencar, irmão do senador Otto Alencar, de olho nas urnas de outubro.

Lá, o prefeito Adriano Silva (PSB) está completando o segundo mandato muito mal avaliado nas pesquisas, tão mal que até agora ninguém quis ser candidato dele.

Um cenário de indefinição, nem Moema nem a oposição

Apesar de faltar apenas sete meses para as eleições, Lauro de Freitas, o vizinho mais colado de Salvador, ainda está completamente indefinido sobre a disputa de 2024.

A prefeita Moema Gramacho (PT) só vai dizer quem terá seu apoio no fim de março. Está entre o vereador Antonio Rosalvo (PT, secretário de Governo, e o também secretário Ailton Florence, no momento, mais para o primeiro.

Também a oposição está indefinida. Além do empresário Teobaldo Costa (UB), que disputou as eleições de 2020, desponta a vereadora Débora Régis (PDT), todos gravitando em torno do deputado João Leão (PP), tentando forjar uma unidade que também não aconteceu.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco