Nos grandes municípios baianos as mulheres vão na linha de frente
Confira a coluna de Levi Vasconcelos
No encontro que teve esta semana com pré-candidatos a vereador do entorno de Geraldo Jr., o senador Jaques Wagner estrilou uma pérola:
— Uma coisa eu posso antecipar, o vice de Geraldinho será uma mulher.
A pérola fica por conta da arte de dourar a pílula para dizer mais do mesmo: em todos os grandes municípios baianos a mulher está presente na ponta.
Em Salvador, por exemplo, Bruno Reis (UB) ainda não disse quem será o vice, mas ninguém duvida que Ana Paula Mattos (PDT), a atual, fica. É leal, acreditada como profissional e de trato afável. O mínimo que Geraldinho pode fazer para tentar contrapor é colocar uma mulher. Já se falou em Fabya Reis, na deputada Olívia Santana (PCdoB) e agora emerge a médica Ceuci Nunes (PT), que tem todas as credenciais para o contraponto. Vai dar ela, sem dúvida.
Nos outros —Aliás, nos grandes municípios baianos a mulher este ano está sempre na ponta. Em Feira de Santana, por exemplo, Zé Ronaldo (UB) tem no gatilho a presidente da Fundação Hospitalar, que se filiou ao Republicanos, mas é ‘a Ana Paula dele’, como dizem lá.
Pablo Roberto (PSDB) há muito já anunciou Mariangela Alves, veterana do Movimento Negro, líder quilombola. E Zé Neto ficou de anunciar o nome em maio ou junho. Alguém duvida que será mulher?
Bem fez o deputado Valdenor Pereira (PT), em Conquista. Enfrentando a prefeita Sheila Lemos (PSDB) e a vereadora Lúcia Rocha (MDB), cravou: vai com a delegada Gabriela Garrido (PV) de vice. É a lógica.
Colaborou: Marcos Vinicius
Fundo Educação, a boa notícia que emerge do fosfato em Irecê
A mina de fosfato que a Galvani Fertilizantes deu a largada ontem em Irecê, com Jerônimo presente, traz no bojo algo absolutamente novo nas relações entre governo e a indústria da mineração, o Fundo Educação.
Segundo Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisas Minerais (CBPM), no bojo do projeto tem a criação do Fundo Educação, algo em torno de R$ 1,5 milhão por ano, a ser gerenciado pela própria sociedade.
— Esse dinheiro é para ajudar estudantes carentes que precisam mudar de lugar. Um passa em medicina, por exemplo. O Fundo dá a ajuda financeira e ele paga com a obrigação de prestar serviços na cidade, ou seja, em Irecê mesmo.
É boa ideia. Pelo fato da mineração, por mais que demore, sempre acabar, algo fica de definitivo na alma popular.
Camaçari na mesma pegada
Camaçari, o quarto maior município, segue a mesma pegada de Salvador, Feira e Conquista. Lá, Flávio Matos (UB), o candidato do prefeito Antonio Elinaldo (UB), já lançou a Professora Angélica (PP) de vice.
A mesma história se repete: Luiz Caetano (PT) ainda não disse quem será o vice, mas ninguém duvida de que será mulher, o que aliás não é nenhuma novidade em se tratando do PT lá.
Caso Chico de Dega muda agenda em Santo Antônio
O duelo tradicional em Santo Antônio de Jesus é Beija-Flor e Jacu, o primeiro representado pelo prefeito Genival Deolino (PSDB) e o segundo, pelo médico Euvaldo Rosa (PSB).
Chico de Dega (MDB), o presidente da Câmara que sofreu assalto em Salvador, a vida toda foi Beija-Flor, mas recentemente mudou para o Jacu. Agora hospitalizado, recebeu a visita do deputado Rogério Andrade (MDB), que é Jacu, e a solidariedade do deputado Alan Sanches (UB), que é Beija-Flor.
Diz Alan que vai pedir apuração plena do caso. Seja como for, dia 29 Santo Antonio completará 144 anos. Já foi anunciado que na Câmara não haverá solenidade. O parabéns fica adiado.