Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 25 de maio de 2024 às 0:00 h | Autor:

Nos grandes municípios baianos as mulheres vão na linha de frente

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
SALVADOR

ASSUNTO: A VARIANTE ÔMICRON E SUAS CARACTERÍSTICAS

Nós vamos entrevistar a médica infectologista, Ceuci Nunes, atual Diretora do Hospital Couto Maia, referência para doenças infecto-contagiosas no Estado da Bahia. Ela vai falar sobre a variante Ômicron e suas características. Vamos explorar o assunto em torno do Ômicron, seu grau de letalidade, se existe e comparação com a Covid-19. Importante saber se há chances de novas cepas circulando, além de saber como os cidadãos devem continuar se protegendo, uma vez que muitos já nem usam máscaras nos ambientes. Uma vez apresentando sintomas, o que fazer.
Na foto, Dra. CEUCI NUNES diretora do Instituto Couto Maia.
Foto: Felipe iruatã/Ag a tarde
Data: 17/01/2022
SALVADOR ASSUNTO: A VARIANTE ÔMICRON E SUAS CARACTERÍSTICAS Nós vamos entrevistar a médica infectologista, Ceuci Nunes, atual Diretora do Hospital Couto Maia, referência para doenças infecto-contagiosas no Estado da Bahia. Ela vai falar sobre a variante Ômicron e suas características. Vamos explorar o assunto em torno do Ômicron, seu grau de letalidade, se existe e comparação com a Covid-19. Importante saber se há chances de novas cepas circulando, além de saber como os cidadãos devem continuar se protegendo, uma vez que muitos já nem usam máscaras nos ambientes. Uma vez apresentando sintomas, o que fazer. Na foto, Dra. CEUCI NUNES diretora do Instituto Couto Maia. Foto: Felipe iruatã/Ag a tarde Data: 17/01/2022 -

No encontro que teve esta semana com pré-candidatos a vereador do entorno de Geraldo Jr., o senador Jaques Wagner estrilou uma pérola:

— Uma coisa eu posso antecipar, o vice de Geraldinho será uma mulher.

A pérola fica por conta da arte de dourar a pílula para dizer mais do mesmo: em todos os grandes municípios baianos a mulher está presente na ponta.

Em Salvador, por exemplo, Bruno Reis (UB) ainda não disse quem será o vice, mas ninguém duvida que Ana Paula Mattos (PDT), a atual, fica. É leal, acreditada como profissional e de trato afável. O mínimo que Geraldinho pode fazer para tentar contrapor é colocar uma mulher. Já se falou em Fabya Reis, na deputada Olívia Santana (PCdoB) e agora emerge a médica Ceuci Nunes (PT), que tem todas as credenciais para o contraponto. Vai dar ela, sem dúvida.

Nos outros —Aliás, nos grandes municípios baianos a mulher este ano está sempre na ponta. Em Feira de Santana, por exemplo, Zé Ronaldo (UB) tem no gatilho a presidente da Fundação Hospitalar, que se filiou ao Republicanos, mas é ‘a Ana Paula dele’, como dizem lá.

Pablo Roberto (PSDB) há muito já anunciou Mariangela Alves, veterana do Movimento Negro, líder quilombola. E Zé Neto ficou de anunciar o nome em maio ou junho. Alguém duvida que será mulher?

Bem fez o deputado Valdenor Pereira (PT), em Conquista. Enfrentando a prefeita Sheila Lemos (PSDB) e a vereadora Lúcia Rocha (MDB), cravou: vai com a delegada Gabriela Garrido (PV) de vice. É a lógica.

Colaborou: Marcos Vinicius

Fundo Educação, a boa notícia que emerge do fosfato em Irecê

A mina de fosfato que a Galvani Fertilizantes deu a largada ontem em Irecê, com Jerônimo presente, traz no bojo algo absolutamente novo nas relações entre governo e a indústria da mineração, o Fundo Educação.

Segundo Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisas Minerais (CBPM), no bojo do projeto tem a criação do Fundo Educação, algo em torno de R$ 1,5 milhão por ano, a ser gerenciado pela própria sociedade.

— Esse dinheiro é para ajudar estudantes carentes que precisam mudar de lugar. Um passa em medicina, por exemplo. O Fundo dá a ajuda financeira e ele paga com a obrigação de prestar serviços na cidade, ou seja, em Irecê mesmo.

É boa ideia. Pelo fato da mineração, por mais que demore, sempre acabar, algo fica de definitivo na alma popular.

Camaçari na mesma pegada

Camaçari, o quarto maior município, segue a mesma pegada de Salvador, Feira e Conquista. Lá, Flávio Matos (UB), o candidato do prefeito Antonio Elinaldo (UB), já lançou a Professora Angélica (PP) de vice.

A mesma história se repete: Luiz Caetano (PT) ainda não disse quem será o vice, mas ninguém duvida de que será mulher, o que aliás não é nenhuma novidade em se tratando do PT lá.

Caso Chico de Dega muda agenda em Santo Antônio

O duelo tradicional em Santo Antônio de Jesus é Beija-Flor e Jacu, o primeiro representado pelo prefeito Genival Deolino (PSDB) e o segundo, pelo médico Euvaldo Rosa (PSB).

Chico de Dega (MDB), o presidente da Câmara que sofreu assalto em Salvador, a vida toda foi Beija-Flor, mas recentemente mudou para o Jacu. Agora hospitalizado, recebeu a visita do deputado Rogério Andrade (MDB), que é Jacu, e a solidariedade do deputado Alan Sanches (UB), que é Beija-Flor.

Diz Alan que vai pedir apuração plena do caso. Seja como for, dia 29 Santo Antonio completará 144 anos. Já foi anunciado que na Câmara não haverá solenidade. O parabéns fica adiado.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco