Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 15 de abril de 2020 às 6:01 h | Autor:

O coronavírus dispara em Ilhéus. Será que achou um campo fértil?

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Marão, prefeito de Ilhéus: a má gestão ajuda o corona? | Foto: Divulgação | Ascom-Ilhéus
Marão, prefeito de Ilhéus: a má gestão ajuda o corona? | Foto: Divulgação | Ascom-Ilhéus -

Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde do Estado, dá o alerta: o rápido crescimento do número de casos de Covid no sul da Bahia preocupa.

Veja Ilhéus: no dia 30 de março surgiu o primeiro caso; no dia 7, uma semana depois, tinha 21 casos; e ontem, dia 14, mais que o dobro, contra 29 da vizinha Itabuna, situação também muito preocupante.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A situação alarma a cidade, que está em busca de uma explicação para tanta rapidez: a explicação mais plausível diz que a população não está dando muita bola para o isolamento decretado pelo prefeito Mário Alexandre, o Marão (PSD).

Videoconferência — Fábio fez ontem uma videoconferência com os prefeitos do sul baiano tentando ajustar os ponteiros. Mas aí surge uma pendenga que não entra nesse tipo de debate: Marão está na ponta do time dos prefeitos muito desgastados da atual safra, até que ponto essa situação ajuda a complicar?

Uma coisa é certa; nas ruas é visível que o isolamento não está sendo levado muito a sério por lá. Em entrevista ao site Blog do Gusmão, a antropóloga Geórgia Couto diz que Ilhéus, por ser cidade turística, com porto, aeroporto e rodovias, deveria ter cuidado mais cedo. Mas cita também que o prefeito é meio caricato, tipo gente-boa, meio malandro, ‘e isso faz com que o povo não o leve a sério’.

Ou seja, segundo o menino-malandro se sobrepõe ao gestor. Com desgastes por motivos variados, a Bahia tem vários Marões.

Lauro e o azar com o vírus

Líderes de Lauro de Freitas dizem que o corona fez estragos pesados nos quatro cantos do mundo, mas lá foi particularmente perverso. O Salvador Park Shopping, que emergia como símbolo de um salto adiante no mix de shoppings da região metropolitana de Salvador, começou tropegando.

Foi inaugurado festivamente no último dia 17, conforme ampla divulgação. Três dias depois fechou, por conta do corona. É forte.

Dois pesos na educação

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou a plataforma UPT/Uneb, para auxiliar estudantes que queiram estudar em casa enquanto a crise do corona perdura, a tocar o barco.

Primeira questão: as aulas virtuais são corriqueiras nas escolas da rede particular em Salvador.

A segunda questão: e as escolas públicas, coitadas, os pais dos alunos estão na fila para pegar o dinheiro da merenda. A diferença é brutal.

Roma defende os autistas

Sérgio Moro, ministro da Justiça, encaminhou à PF pedido de investigação contra os humoristas Dihh Lopes e Abner Henrique, a partir de denúncia do deputado federal João Roma (Republicanos). Os dois pegaram um vídeo de uma banda formada por autistas e fizeram piada em cima.

Roma passou o caso também para Augusto Aras, procurador da República, que passou o caso para o procurador do DF, Cláudio Drewes José de Siqueira, que é tetraplégico.

Alba adia o projeto de pequenas obrigações

O projeto que baixa de 20 salários mínimos para 10 o valor para quitação de causas contra o Estado, sem precatórios, as chamadas obrigações de pequeno valor, foi apresentado ontem em regime de urgência, mas ficou para quinta. Sandro Régis, líder da oposição, pediu para avaliar melhor e foi atendido.

As pequenas causas contra o Estado não são tão pequenas assim. Envolvem mais de 10 mil e no conjunto a bolada vai a mais de R$ 2 bilhões. É isso que os deputados querem avaliar melhor.

Tem duas propostas em apreciação:

1 – Aprovar o projeto só para valer enquanto durar a crise do corona.

2 – Os casos já consolidados ficam como estão. A lei valerá para os próximos.

REGISTROS

A estreia de Lucas

E já que nestes tempos de corona todo político dá um pitaco em favor do bem-estar dos pobres, Lucas da Chicabana, o empresário musical que o deputado Osni Cardoso escolheu como representante do PT na disputa em Serrinha, estreou dando o dele no embalo do corona: quer que o pagamento de empréstimos consignados seja suspenso. Que tal?

Circuito Moraes

Dizem que o Carnaval de Salvador todo ano ganha um circuito novo. O da vez é o Moraes Moreira, sugestão da deputada Olívia Santana (PCdoB) ao apresentar moção pela morte de Moraes Moreira.

Bodas sem festa

Ontem, Dia Internacional do Café, João Lopes Araújo, presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia, lamentou: nada de festa.

– Dia 8 de maio a Assocafé faz 25 anos. Íamos juntar as duas coisas e comemorar à vontade. Como?

Exceção da regra

Com 12 casos, tida como uma das cidades em que o corona se expandiu rapidamente, Ipiaú, na região cacaueira, virou caso único: segundo a secretária de Saúde lá, Laryssa Dias, todos os infectados são profissionais de saúde.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco