Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 02 de June de 2024 às 0:00 h | Autor:

O forró já é muito bom, mas com transparência ele fica bem ‘mió’

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Na foto, Festa de São João no município de Cruz das Almas
Foto Zain Zamec / Divulgação
Na foto, Festa de São João no município de Cruz das Almas Foto Zain Zamec / Divulgação -

O Ministério Público da Bahia vai entregar quinta próxima o Selo Transparência para municípios que informaram antecipadamente quanto vão gastar com o forró. Até o fim da tarde de sexta, 144 dos 280 que vão patrocinar festejos já haviam declarado a contratação de 1.460 atrações ao custo de R$ 180 milhões.

É um reconhecimento às boas intenções dos gestores, segundo o promotor Frank Ferrari, coordenador do Centro de Apoio Operacional as Promotorias de Proteção da Moralidade Administrativa (Caopam).

Com a ressalva de que mesmo depois da premiação, as prefeituras restantes podem mandar as informações, o projeto Painel da Transparência desencadeado ano passado pelo MP baiano pegou tão bem que cinco estados, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte já copiaram, em acordos de cooperação.

Desinfetante —No Painel, os prefeitos dizem quanto vai gastar e quanto custa cada atração. Frank afirma que a ideia bateu bem.

— A transparência é o melhor desinfetante no trato da coisa pública. Claro que são informações básicas, mas de saída já se presume a boa intenção do gestor..

Quem coordena o Painel da Transparência é a promotora Rita Tourinho. Ela vai na mesma linha e diz que o informe dos custos trata-se de uma grande inovação.

— Antes não se sabia de nada, o descontrole era total. O Painel desmancha a caixa preta. O próprio cidadão vai checar tudo, o gasto, quando custa cada atração.

O sucesso do projeto no São João é tanto, segundo Rita Tourinho, que o MP-Ba fez parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para desenvolver tecnologia e no segundo semestre vai lançar algo similar para a educação, o que será outra revolução.

Zelito Miranda —Ainda no São João, pelo Painel da Transparência, é possivel saber por exemplo, se o mesmo artista tem mudança no preço do cachê de um município para outro. E também ter uma ideia mais precisa do mix de opções para a formação de suas grades.

Zelito Miranda, que nos deixou em agosto de 2022, o grande homenageado nos festejos juninos do ano passado e também deste ano, já preconiza entre amigos a necessidade da transparência no forró. E chegou a engatilhar versos para o forró Jogo limpo é ´mió, que dizia mais ou menos assim.

Se é forró ou forrobodó não importa/ Ninguém quer mesmo desatar esse nó/ E assim a sanfona virou meu xodó/ O fole com lisura ao invés de usura/ Sacolejo com doçura, xô amargura/ Forrozando sem eira, nem beira e sem dó/ Num jogo limpo tudo isso fica bem mió..

Que Zelito descanse em paz. O jogo limpo tá vindo.

Colaborou Marcos Vinicius

Assuntos relacionados

controle de gastos públicos festejos juninos Gestão Pública Painel da Transparência Selo Transparência transparência governamental

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco