OAB nas urnas em disputa acirrada. E parece que ‘a vez da mulher’ colou | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

OAB nas urnas em disputa acirrada. E parece que ‘a vez da mulher’ colou

Publicado quarta-feira, 24 de novembro de 2021 às 06:03 h | Autor: [email protected]
Daniela, Dinailton, Ana Patrícia e Ricardo, o time do duelo | Foto: Divulgação
Daniela, Dinailton, Ana Patrícia e Ricardo, o time do duelo | Foto: Divulgação -

Dizem que no vasto mix de eleições na Bahia três eletrizam o cenário, a disputa do governo estadual, as municipais e as da OAB-BA. Confere. A Bahia tem mais de 60 mil advogados , mas como só votam os adimplentes, em torno de 27 mil a 30 mil vão às urnas hoje mantendo o tradicional acirramento para eleger os novos dirigentes, o presidente na cabeça.

Tem quatro candidatos, Ana Patrícia Dantas Leão, Daniela Borges, Dinailton Oliveira e Ricardo Nogueira. Mas todos os indicadores apontam que a disputa está polarizada entre as duas mulheres. E tem a ver.

Ana Patrícia era a vice de Fabrício Castro, o atual presidente (muito criticado) que foi apoiado pelo ex-presidente Luís Viana Queiroz, que se inclinava por Luiz Coutinho. Não gostou, rompeu dizendo que era ‘a hora da mulher’. Bateu forte. O grupo de Luís Viana reagiu pinçando Daniela Borges e colocando em cena.

Dinailton — Dinailton Oliveira, ex-presidente, que em 2003 ganhou a eleição como azarão derrotando Thomas Bacelar e Saul Quadros, tem a advogada D’Jane Silva como vice, disparou de todo jeito contra ‘a atual gestão’, mas se surpreender será azarão de novo.

Observadores dizem que grandes escritórios, quase sempre decisivos , apoiam Daniela. Mas Ana Patrícia tem o apoio de vários escritórios medianos. Se dá como certo que a OAB-Ba será presidida por uma mulher. E até lembram: só ficam faltando a Câmara de Salvador e a Assembleia Legislativa, onde mulher nunca chegou lá.

João Carlos festeja a boa safra do cacau. É 41% maior que 2020

Já faz muitos dias que a região do cacau é só sorrisos. A alegria veio do céu, com chuva na hora certa. Resultado: a safra baiana bateu recordes em 2021.

Dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), apresentados na Câmara Setorial do Cacau dão conta que de janeiro a outubro de 2021 a Bahia teve uma produção de 118 mil toneladas, uma alta de 41% a mais que ano passado, representando 70,74% da entrega nacional de cacau neste ano. Já no Pará houve uma retração de 33%. Entregou 43.156.

A safra temporã, de maio a setembro, foi de 139.904 toneladas, crescimento de 38%. A Bahia produziu 98.853 toneladas, 77,2% a mais. João Carlos Oliveira, secretário da Agricultura do Estado, festeja:

—Isso mostra a força das nossas lavouras de cacau e as ações implementadas pelas secretarias da Agricultura e Desenvolvimento Rural para potencializar esta importante cadeia produtiva.

Pai de Leão, o nome da ponte

Agora é oficial: o nome da ponte Barra-Xique Xique, a ser inaugurada agora no início de dezembro, uma das grandes obras do governo de Rui Costa, será Luiz Felipe de Souza Leão, pai do vice-governador João Leão.

Leão nasceu em Recife, mas desde os 6 anos morou em Barra. É o pai da ponte. Ontem, a Assembleia aprovou projeto dos deputados Eduardo Salles e Antonio Henrique, ambos do PP, oficializando a homenagem.

CPI da Coelba ficou para terça. E tem tititi interno

Ficou para terça a instalação da CPI da Coelba. Os nomes dos 12 nomes já foram indicados, mas a oposição, cujo líder, Sandro Régis (DEM) viajou para Natal, não formalizou as indicações.

O deputado Tum (PSC), autor do pedido, diz que a Coelba, cujo contrato de concessão vence em 2024, não cumpre muitas das suas obrigações e que o fato do fim do ano estar se aproximando em nada vai prejudicar:

— Temos 90 dias prorrogáveis por mais 90. Pode deixar passar o recesso que dá tempo à vontade.

Mas está com uma pulga atrás da orelha: o pedido da CPI foi subscrito por 39 deputados, 29 deles aliados do governo, mas Rosemberg Pinto (PT), líder governista, indicou 6 dos 9 membros a que tem direito que não assinaram o tal pedido.

REGISTROS

Triste Formosa 1

Palco e cenário da Operação Faroeste, Formosa do Rio Preto, norte do oeste baiano, vive dias de medo e perplexidade. Dois homens numa moto mataram a tiros uma mulher na porta de casa. Em janeiro, outra mulher foi assassinada no povoado de Canudos.

Triste Formosa 2

J.C.B, que tem propriedade lá, diz que Formosa tem esse nome porque é cortada pelo Rio Preto, afluente do Velho Chico, mas a grande atração é o Rio Sassafrás, de águas cristalinas, afluente do Rio Sapão. ‘Mas do jeito que as coisas andam lá o astral turvou’.

Esquenta Lençóis

Já o forrozeiro Targino Gondim, que sempre foi estrela top no Festival do Forró de Mucugê, será a estrela do Esquenta Lençóis, em 4 de dezembro, o sábado da semana que vem. É a Chapada voltando ao velho normal.

Lógica turística

Aliás, a notícia de que Gramado (RS), Salvador e Natal são os destinos mais procurados pelos turistas, segundo o pessoal do trade, reforçam a tese que deve prevalecer no verão de 2022, o público interno. Um entrave do Carnaval é justamente o grande número de estrangeiros que atrai.

Publicações relacionadas